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TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA

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Apresentação em tema: "TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA"— Transcrição da apresentação:

1 TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA
Prof. Franthiesco Ballerini

2 CÂNONES COMPLEMENTARES E CARACTERÍSTICAS DOS APELOS
O MOLDE DO TEXTO É CONDICIONADO DE ACORDO COM O OBJETIVO DA CAMPANHA, MOLDANDO O ARGUMENTO DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS DO PÚBLICO. BRIEFING: UMA COLETÂNIA DE INSTRUÇÕES PARA A PRODUÇÃO DA PEÇA, CONTENDO TODO TIPO DE INFORMAÇÃO DO PRODUTO, EMPRESA E PÚBLICO-ALVO.  O DISCURSO USADO DEVE TRANSPARECER A CULTURA ESPECÍFICA DO RECEPTOR. O ORADOR OU EMISSOR DEVE SABER SE COLOCAR NO LUGAR DO PÚBLICO, DIZ-SE O QUE QUER SER OUVIDO E O CONTEÚDO DEVE ADEQUAR-SE À FORMA PRETENDIDA.

3 OS CÂNONES COMPLEMENTARES APOLÍNEO E DIONÍSIACO
APOLÍNEO (DE APOLO): RACIONAL, CONECTADO AO DESEJO DAQUILO QUE O CONSUMIDOR IDEALIZA, CONVENCER O PÚBLICO DE QUE UM CONTEÚDO IDEAL É REAL, ASSEMELHA-SE AO DISCURSO DELIBERATIVO: ACONSELHAR OU DESACONSELHAR SOBRE UMA QUESTÃO DE INTERESSE. OS TEXTOS COSTUMAM SER DISSERTATIVOS COM ALGUM ESPAÇO PARA DESCRIÇÃO. PROPOSIÇÃO / ARGUMENTAÇÃO / CONCLUSÃO  E CONVITE À AÇÃO SENTIDO CONSTRUÍDO DE MODO MAIS FECHADO 

4 OS CÂNONES COMPLEMENTARES APOLÍNEO E DIONÍSIACO
DIONISÍACO (DE DIONÍSIO): APOIA-SE NA EMOÇÃO E HUMOR, DESPERTA A ALEGRIA E LIBERDADE. EXPLORAÇÃO DOS SENTIDOS, DO ENTUSIASMO. O DISCURSO É DEMONSTRATIVO, OU SEJA, LEVA À DECISÃO ATRAVÉS DE UMA AÇÃO. BUSCA A DEFESA DE VALORES TRADICIONAIS, NÃO GERA POLÊMICA. CONTA HISTÓRIAS. MENOS IMPERATIVO E MAIS INSINUADO.

5 OS CÂNONES COMPLEMENTARES APOLÍNEO E DIONÍSIACO
DUAS FUNÇÕES POSSÍVEIS PARA A PROPAGANDA:  FUNÇAO HEDÔNICA: PRAZER / QUERER FUNÇÃO PRAGMÁTICA: UTILIDADE / DEVER 

6 REDAÇÃO PUBLICITÁRIA

7 O modelo apolíneo EXÓRDIO: É A INTRODUÇÃO DO ENUNCIADO. NARRAÇÃO: É A APRESENTAÇÃO DOS FATOS. PROVAS: SÃO OS DADOS QUE DEMONSTRAM E COMPROVAM O QUE SE NARRA. PERORAÇÃO: É O EPÍLOGO, A RECAPITULAÇÃO DO DISCURSO E A CHAMADA PARA A AÇÃO. VEJA UM EXEMPLO DE TEXTO PUBLICITÁRIO ESTRUTURADO NO DISCURSO DELIBERATIVO DE ARISTÓTELES. OU SEJA, UM TEXTO FUNDAMENTADO NA LINHA DE FORÇA APOLÍNEA:

8 O modelo apolíneo (EXÓRDIO) ÀS VEZES, A MELHOR MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA É FICAR PARADO. (NARRAÇÃO) VOLTA E MEIA, SURGE NO MERCADO UMA GRANDE APLICAÇÃO. DESSAS IMPERDÍVEIS, BOLA DA VEZ. MAS, COMO TODA CORRIDA DO OURO, ELA PODE SER BOA SÓ PARA QUEM CHEGA NA FRENTE. É PARA ALIVIAR O RISCO X RETORNO DAS APLICAÇÕES QUE EXISTE A HEDGING-GRIFFO.

9 O modelo apolíneo (PROVAS) A ADMINISTRADORA DE RECURSOS MAIS ESPECIALIZADA EM CLIENTES PRIVATE DO PAÍS. ELA RECOMENDA APENAS OS MELHORES PRODUTOS DO MERCADO. INCLUSIVE FUNDOS PRÓPRIOS, COMO O FUNDO HG VERDE, QUE HÁ VÁRIOS MESES É UM DOS MAIS RENTÁVEIS DO BRASIL. NA HEDGING- GRIFFO, VOCÊ É ATENDIDO POR UM DOS SÓCIOS DA EMPRESA. É COM DEDICAÇÃO E AUTONOMIA DE DONO QUE O ASSESSOR FINANCEIRO ADMINISTRA SUA CARTEIRA.

10 O modelo apolíneo (PERORAÇÃO) LIGUE (11) E PEÇA UMA VISITA. O ASSESSOR FINANCEIRO VAI RECOMENDAR QUAIS PASSOS VOCÊ DEVE DAR. E QUANDO É MELHOR NÃO DAR PASSO NENHUM. HEDGING-GRIFFO

11 O que acontece nesse texto?
POR MEIO DE UM RACIOCÍNIO CUIDADOSAMENTE ESTRUTURADO NA ARGUMENTAÇÃO RACIONAL, FASE A FASE, VISA CONVENCER O PÚBLICO A DELIBERAR EM FAVOR DO PRODUTO OU SERVIÇO VENDIDO. É ASSIM O DISCURSO ARISTOTÉLICO DELIBERATIVO. É ASSIM O TEXTO DE PROPAGANDA FUNDAMENTADO NESSE MODELO. NO TEXTO DE PROPAGANDA APOLÍNEO, CADA FASE DO TEXTO É UMA PREPARAÇÃO PARA A ETAPA SEGUINTE. AS CAMADAS DO TEXTO SE CORRESPONDEM E SE COMPLEMENTAM:

12 O que acontece nesse texto?
A INTRODUÇÃO JÁ ADIANTA NO TÍTULO O ASSUNTO DE QUE SE VAI TRATAR NO TEXTO. A NARRAÇÃO DESENVOLVE O ASSUNTO APRESENTADO NA INTRODUÇÃO. AS PROVAS ATESTAM AQUILO QUE A NARRAÇÃO APRESENTA. A PERORAÇÃO, OU A CONCLUSÃO, RECAPITULA O DISCURSO E CONVIDA O LEITOR À AÇÃO.

13 O que acontece nesse texto?
ESSE FENÔMENO CARACTERÍSTICO DO TEXTO PUBLICITÁRIO APOLÍNEO, DE UMA ETAPA LINGANDO-SE À OUTRA, É CHAMADO DE CIRCULARIDADE. COMO NA FIGURA DA COBRA QUE MORDE O PRÓPRIO RABO.

14 O modelo dionisíaco OBJETIVO: ACONSELHAR DE MANEIRA MAIS SUTIL, PERSUADIR PELA EMOÇÃO, CONTAR UMA PEQUENA HISTÓRIA AO LEITOR E ENVOLVÊ-LO NO ENREDO PARA ABRIR SEU CORAÇÃO E TORNÁ-LO FAVORÁVEL AO QUE SE ANUNCIA. NO DISCURSO DIONISÍACO, A INTENÇÃO É ACONSELHAR PARA UMA AÇÃO DE FORMA MAIS IMPLÍCITA, MAIS SUTIL, NÃO FORMALIZADA E INTERSUBJETIVA. VEJA UM EXEMPLO DE TEXTO PUBLICITÁRIO ESTRUTURADO NO DISCURSO DEMONSTRATIVO OU EPIDÍCTICO DE ARISTÓTELES. OU SEJA, UM TEXTO FUNDAMENTADO NA LINHA DE FORÇA DIONISÍACA:

15 O modelo dionisíaco NESTLÉ, PARA MIM, É “ENQUANTO EU PUDER DAR COLO, EU DOU”. PODEM FALAR O QUE QUISER. QUE SOU DAQUELAS QUE DÃO CHAMBINHO NA BOCA, QUE EU MIMO, QUE EU ISSO, QUE EU AQUILO. A VERDADE É QUE AS CRIANÇAS CRESCEM E TÊM DE ENCARAR TANTAS COISAS, TANTOS PROBLEMAS, TANTOS PRECONCEITOS QUE, ENQUANTO EU PUDER, EU PROTEJO MESMO. DAR COMIDINHA NA BOCA NÃO QUER DIZER DESPREPARAR. QUER DIZER AMOR, CARINHO... E, SE ELA APRENDER ISSO E FIZER TUDO COM O CORAÇÃO, COM CERTEZA, VAI SE TORNAR UMA GRANDE MULHER. NESTLÉ. NOSSA VIDA TEM VOCÊ.

16 O modelo dionisíaco outro exemplo
EU SOU UM POMBO PAULISTA. NO FINZINHO DO DIA A GENTE QUE É POMBO FICA VOANDO PRA LÁ E PRA CÁ, COM MEDO DO POVO, QUE SAI COM PRESSA DO SERVIÇO, PISAR NA GENTE. E A GENTE VÊ CADA COISA ERRADA. TEM UM SENHOR AQUI NO BAIRRO QUE TRABALHA COM VENDAS. É PESSOA BOA. MAS ELE CORRE MUITO COM O CARRO, FURA O SINAL, ENTRA NA CONTRAMÃO. UM PERIGO. OUTRO DIA UMA MOÇA FINA, DE BERÇO, FOI RETOCAR A MAQUIAGEM NO SINAL FECHADO, SE DISTRAIU, ELE DISSE NOME FEIO PRA ELA. MAS NÃO É MÁ PESSOA. A GENTE QUE É POMBO SABE. É QUE A VENDA CAIU MUITO. NÃO SOBRA PRA COMPRAR UM COLCHÃO NOVO PRA SENHORA DELE, QUE SOFRE DA COLUNA. ELE FICA DESGOSTOSO. NEM FICA BEM FALAR, PORQUE A GENTE QUE É POMBO FICA CISCANDO PRA BICAR MIGALHA, ESTORVA O TRÂNSITO. E NUNCA ATRAVESSA NA FAIXA. MAS TEM COISA QUE SE A GENTE QUE É POMBO NÃO FALA, NINGUÉM FALA. ELETROPAULO, 100 ANOS. UMA NOVA ENERGIA. UMA NOVA ATITUDE.

17 No máximo seis grupos – exercício


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