A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comércio Eletrônico na WWW Introdução

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comércio Eletrônico na WWW Introdução"— Transcrição da apresentação:

1 Comércio Eletrônico na WWW Introdução
Wagner Meira Jr.

2 Comércio Eletrônico na WWW
Definições Comércio eletrônico é o uso de equipamentos de rede (p.ex., telefone, Internet, TV a cabo) para realizar transações comerciais de bens digitais ou físicos. Definição é restrita, mas escopo é amplo. Comércio Eletrônico na WWW

3 Comércio Eletrônico na WWW
Definições Comércio eletrônico é o uso de recursos de rede e tecnologia da informação para facilitar processos centrais ao funcionamento de uma organização. Inclui transações comerciais e não-comerciais Comércio Eletrônico na WWW

4 Comércio Eletrônico na WWW
Uma nova área Comércio Eletrônico na WWW

5 Comércio Eletrônico na WWW
História 1950: uso de computadores e redes em: sistemas de reserva aéreas processamento de pedidos controle de estoque 1970: EDI tradicional. Comércio Eletrônico na WWW

6 Comércio Eletrônico: Status
Taxas de crescimento impressionantes: IDC: US$ 333B in 2002 (>1% do PIB mundial) B2B: já significante, vai dominar nos próximos 5 anos. B2C: vai crescer mais rápido ainda, apesar da base menor 1999: Lucros de $ 301B e 1.2M empregos Comércio Eletrônico na WWW

7 Comércio Eletrônico na WWW

8 Comércio Eletrônico nos EUA
Comércio Eletrônico na WWW

9 Comércio Eletrônico na WWW
Internet no Brasil Comércio Eletrônico na WWW

10 O Mercado Eletrônico Brasileiro
Comércio Eletrônico na WWW

11 Comércio Eletrônico no Brasil
Comércio Eletrônico na WWW

12 Comércio Eletrônico no Brasil
Comércio Eletrônico na WWW

13 Comércio Eletrônico na WWW
Motivação Fatores tecnológicos facilidade de uso da WWW possibilidade de interação bidirecional desenvolvimento tecnológico rápido Fatores demográficos Comércio Eletrônico na WWW

14 Comércio Eletrônico na WWW
Motivação Convergências convergência de produtos: conteúdo ou informações sendo digitalizadas convergência de redes: todas se tornando digitais e suportando vários meios de acesso TV a cabo Telefone Redes sem fio Comércio Eletrônico na WWW

15 Comércio Eletrônico na WWW
Motivação Demografia atrativa 50% tem curso superior 80% estiveram na universidade Aumento do consumo 32.5% entre $100 e $500 29% maior que $500 Comércio Eletrônico na WWW

16 Comércio Eletrônico na WWW
Cadeia de Valor Comércio Eletrônico na WWW

17 Comércio Eletrônico na WWW
Caracterização Escopo Produto/Serviço transacionado Processos suportados Comércio Eletrônico na WWW

18 Comércio Eletrônico na WWW
Escopo Define os participantes Tipos: Intra-organizacional: intranet Inter-organizacional: entre indivíduos e organizações: Internet entre organizações: Extranets Comércio Eletrônico na WWW

19 Produto Transacionado
Físico carros, camisas, livros Digital (informações sobre prod. físicos) Estáticos música, software, vídeo, notícias Interativos jogos, serviços de informação Comércio Eletrônico na WWW

20 Caracterização de Processos
Uma aplicação de comércio eletrônico não precisa suportar todos os processos inerentes a uma transação comercial Tipos: Processos facilitados pela tecnologia Processos melhorados pela tecnologia Comércio Eletrônico na WWW

21 Perspectiva do Comprador
Pré-compra busca e localização comparação e seleção de produto negociação das condições de compra Consumação da compra colocação da ordem autorização de pagamento Comércio Eletrônico na WWW

22 Perspectiva do Vendedor
Interações pré-venda pesquisas do consumidor e seleção de produtos estimativas de custo e valoração Produção e despacho recebimento, escalonamento e despacho da ordem Interações pós-venda cobrança e pagamento Comércio Eletrônico na WWW

23 Comércio Eletrônico na WWW
Uma visão integrada Busca: catálogos, banners, RFQs Valoração: preços, lotes, leilões Logística: envio coordenado de bens Pagamento:cybercash, digicash Comércio Eletrônico na WWW

24 Comércio Eletrônico na WWW
Contexto Comercial Representação: padrões para intercâmbio de informações sobre produtos Legitimação: validade de contratos on-line Influência: reputação, confiança, garantia Disputas: infra-estrutura legal para resolver disputas. Comércio Eletrônico na WWW

25 Fatores Limitadores do Progresso
Consumidores não confiam Confiança deve ser adquirida e merecida Novas tecnologias Novas gerações de usuários e nova cultura Falhas e atrasos incomodam Melhoria das redes e servidores Falta de internacionalização Novas audiências e clientes Comércio Eletrônico na WWW

26 Avanços Tecnológicos Usabilidade
Saída falada Texto para fala disponível em várias linguagens Reconhecimento de voz e gestos Progressos recentes Tradução automática Tradução “literal” disponível Facilidade de instalação e manutenção Ainda difícil Comércio Eletrônico na WWW

27 Avanços Tecnológicos Recursos
Agentes Auxiliam clientes nas mais diversas tarefas Video Adaptação de banda e qualidade de serviço Recursos multi-mídia complexos Dados, vídeo e áudio simultaneamente Tele-imersão Múltiplos sentidos através de muita banda Comércio Eletrônico na WWW

28 Avanços Tecnológicos Capacidades
Acesso usuário final: 56K - Mb Backbone:155Mb/s - 622Mb/s,2.2Gb/s, Tb/s Banda Int: 45Mb/s - 155Mb/s, 2.2Gb/s Caching: 10GB - TBs Dados Cia:10TB - 100TB, PB Cap. Processamento: GIPS - 3,100 TIPS Comércio Eletrônico na WWW

29 Comércio Eletrônico na WWW
Qualidade Serviço Ponto-a-Ponto Para os usuários, o que interessa é o resultado Aplicações críticas requerem infra de telecom Disponibilidade e confiabilidade monitoração e reparos avançados suporte de rede para QoS Gerenciamento de servidores e aplicações Comércio Eletrônico na WWW

30 Avanços Tecnológicos Funcionalidades
Pagamentos: dinheiro, cheque, cartão eletrônicos negócios vs clientes Vendas por catálogo Ricos em recursos: 3-D, vídeo Individualizado Personalização Privacidade? Comércio Eletrônico na WWW

31 Avanços Tecnológicos Funcionalidades
Negociação leilões, licitações, concorrências intermediação Otimização de logística integração com fornecedores e transportadoras Empresas virtuais loja sem estoque? automação de processos Comércio Eletrônico na WWW

32 Avanços Tecnológicos Funcionalidades
Novos mercados bens digitais Transações vários participantes contratos de longa duração (regras X preços) Comércio Eletrônico na WWW

33 Comércio Eletrônico na WWW
Estado da Arte Olimpíadas de Nagano 650M hits em 2 semanas > 100k hits por minuto capacidade para 1M hit/minuto vídeo: seria possível? Wimbledon > 145k hits no pico de acessos Comércio Eletrônico na WWW

34 Quais as razões que levam consumidores a comprarem em lojas virtuais?
nível de serviço natureza e disponibilidade de produto preço marca fatores culturais (p.ex., linguagem, interesses nacionais, etc) Comércio Eletrônico na WWW

35 Comércio Eletrônico na WWW
Natureza do Produto Qual a influência de fatores regionais na comercialização de produtos? 76% escolheram livrarias nacionais 49% escolheram lojas de CD nacionais Música é mais internacionalizada que livros. Comércio Eletrônico na WWW

36 Comércio Eletrônico na WWW
Influência Regional Qual a influência de fatores regionais nos interesses dos clientes? BHR Amazon (19.1) < BHRSiciliano (69.4) Comércio Eletrônico na WWW

37 Eficiência de Serviços de Comércio Eletrônico
Comércio Eletrônico na WWW

38 Comércio Eletrônico na WWW
Tendências Personalização de serviços Agentes intermediários Integração de rotinas virtuais e reais Integração com computadores móveis Tempo Comércio Eletrônico na WWW

39 Comércio Eletrônico na WWW
Desafios Confiança Privacidade Facilidade de uso Escalabilidade Comércio Eletrônico na WWW

40 Comércio Eletrônico na WWW
Confiança Serviços de intermediação moneysafe.com Serviços de referência Entidades especializadas: BBB.org Servidores de reputação: Histos Comércio Eletrônico na WWW

41 Comércio Eletrônico na WWW
Privacidade Clientes devem controlar acesso a informações pessoais Dados são enviados/recebidos de forma segura: anônimos, encriptados, segmentados autorizados pelo cliente Open Profiling Interface Comércio Eletrônico na WWW

42 Comércio Eletrônico na WWW
Facilidade de Uso Hoje: informação propaganda pedidos Futuro: mercados eletrônicos agentes inteligentes Coleta de informações, decisão e compra manuais Automação do processo Comércio Eletrônico na WWW

43 Comércio Eletrônico na WWW
Escalabilidade Sistemas correntes não são adequados para serviços de comércio eletrônico: TCP e UDP não são adequados (slow start, qualidade de serviço, notificação de falhas). Interação do Sistema Operacional com aplicações é ruim. Pequeno volume de dados é transmitido frequentemente. Latência não se reduz apenas com servidores eficientes. Comércio Eletrônico na WWW

44 Comércio Eletrônico na WWW
Latência 95% das visitas de clientes não levam a compras 60% dos consumidores desejam informações mais detalhadas Os dados necessários para navegação, busca, e inspeção não são críticos, nem voláteis. Comércio Eletrônico na WWW

45 Quanto se sabe sobre Comércio Eletrônico?
Como clientes se comportam? Qual o comportamento de clientes internacionais? Quais fatores determinam comportamentos? Qual o efeito do comportamento de consumidores na qualidade de serviços de comércio eletrônico? Comércio Eletrônico na WWW

46 Comércio Eletrônico na WWW
Taxa de Serviço Personalização de serviços e requisitos de segurança aumentarão a carga em servidores. Bancos de dados:Three-tiered architecture Tráfego em rajadas: Balanceamento de carga? Migrar conexões? Replicar dados? Comércio Eletrônico na WWW

47 Comércio Eletrônico na WWW
Qualidade de Serviço Como privilegiar bons clientes? Aliás, o que são bons clientes? Não há suporte de SO para diferenciação de serviço intra-aplicação. Privacidade X Tratamento Personalizado X Custo Computacional Comércio Eletrônico na WWW

48 Comércio Eletrônico na WWW
Alguns Compromissos: Facilidade de uso e Escalabilidade Facilidade de uso e Privacidade Privacidade e Segurança Escalabilidade e Segurança Facilidade de uso e Segurança Comércio Eletrônico na WWW

49 Conclusões “Correntes”
Velhos problemas em novos cenários. Popularização inédita: Menor custo Maior comodidade Dinamismo sem precedentes Comércio Eletrônico não é e-Commerce! Comércio Eletrônico na WWW

50 The Influence of the Bookstore Selection
br us Comércio Eletrônico na WWW

51 Comércio Eletrônico na WWW
The Influence of Price br us Comércio Eletrônico na WWW

52 Comércio Eletrônico na WWW
The Influence of Brand br us Comércio Eletrônico na WWW

53 Indicadores de Nível de Serviço
Disponibilidade: quando a loja atende uma requisição dentro de um limite de tempo (p.ex., 60 seg). Tempo de Resposta: intervalo de tempo necessário para uma loja responder a uma requisição. Hit Ratio: porcentagem de requisições para as quais a loja ofereceu pelo menos um produto. Comércio Eletrônico na WWW

54 Nível de Serviço de Livrarias
Comércio Eletrônico na WWW

55 Nível de Serviço de Lojas de CD
Comércio Eletrônico na WWW

56 Fatores de Negócio Quais fatores afetam a eficiência do negócio?
Preço: Bookpool e O’Reilly tem a mesma seleção de estoque, mas Bookpool tem o menor preço: ClickthroughBookpool  4 * ClickthroughO’Reilly Comércio Eletrônico na WWW

57 Comércio Eletrônico na WWW
Direções de Pesquisa Privacidade Preços variáveis e condições negociáveis Mercado evolutivo Interações B2B Impacto da globalização Sistemas Comércio Eletrônico na WWW

58 Comércio Eletrônico na WWW
Outros tópicos Segurança Pagamentos Teorias econômicas e modelos Mercado de ações Comércio Eletrônico na WWW

59 Comércio Eletrônico na WWW
Privacidade Preocupação governamental políticas e legislação restritivas Clientes preocupados com invasões transações anônimas X modelos de comércio Cias tentam preservar privacidade políticas para informação credibilidade e fiscalização segurança é premissa básica Comércio Eletrônico na WWW

60 Comércio Eletrônico na WWW
Privacidade Oportunidades e Riscos ações de governo e reações de consumidores podem prejudicar e-commerce oportunidade para promover a imagem de companhias necessidade de suporte técnico e consultivo Comércio Eletrônico na WWW

61 Comércio Eletrônico na WWW
Privacidade Questões tecnológicas Usuário P3P “anonimizadores” “aglomeradores” auditoria do fluxo de informações controle de informações pessoais Entidades certificação Comércio Eletrônico na WWW

62 Comércio Eletrônico na WWW
Preços Variáveis Mudanças fundamentais na interação tecnologia de redes faz com que as negociações sejam fáceis e de baixo custo necessidade de flexibilização e negociação leilões e intermediários são típicos preço fixo deve evoluir para preços variáveis preço não é o único ponto de negociação Comércio Eletrônico na WWW

63 Comércio Eletrônico na WWW
Leilões Formas básicas uma ou mais interações com regras fixas leilões são triviais computacionalmente Complicadores vários leilões simultâneos vários atributos de produtos procedimentos de decisão funções objetivo Comércio Eletrônico na WWW

64 Comércio Eletrônico na WWW
Negociações Interações humanas mediadas por tecnologia Exemplos: centenas de sites de leilão na Internet mudanças de direção no mercado LIFFE Matif Chicago Board of Trade Optimark Comércio Eletrônico na WWW

65 Oportunidades de Negócios e Implicações
Novos negócios integração nos processos de compra e propaganda, não apenas um serviço exótico ferramenta estratégica, não apenas eficiente Implicações sócio-econômicas redução das margens de lucro achatamento das estruturas organizacionais novos tipos de mercados fácil acesso Comércio Eletrônico na WWW

66 Negociação - Questões Tecnológicas
Problemas imediatos segurança justiça sincronização Problemas a médio-prazo atributos múltiplos e não monetários venda agregada leilão estratégico planejamento não linear e logística Comércio Eletrônico na WWW

67 Comércio Eletrônico na WWW
Mercado Evolutivo Estrutura da economia está mudando agregação intermediação Entendimento teórico fatores determinantes vs lucros não-determinísticos Comércio Eletrônico na WWW

68 Comércio Eletrônico na WWW
Mercado Evolutivo Três fases: até 2005 novos processos e tecnologias afetando negócios isolados novas capacidades provoca revolução em setores industriais “triunfo do indivíduo” Comércio Eletrônico na WWW

69 Comércio Eletrônico na WWW
Fase 1 - Novos processos Mudanças em negócios isolados: pagamento negociação transações de baixo custo Resultados esperados sucessos repentinos negócios tradicionais devem se reposicionar início de grandes mudanças na economia Comércio Eletrônico na WWW

70 Comércio Eletrônico na WWW
Fase 1 - Novos Processos Questões e oportunidades tecnológicas implementação e disponibilização rápida e correta de serviços incluir novos serviços sem prejudicar antigos explorar capacidades de auditoria novos modelos de mercado Comércio Eletrônico na WWW

71 Fase 2 - Mudanças em setores
Novos recursos mudam setores industriais quantidade provoca qualidade padrões econômicos mudam mundialmente Exemplo - Indústria baseada em informação banco seguros turismo Comércio Eletrônico na WWW

72 Fase 2 - Mudanças em setores
Resultados esperados novos intermediários hierarquia vs mercados divisão e reformulação de grandes organizações aumento dos recursos e da competição disputas e acordos internacionais Comércio Eletrônico na WWW

73 Fase 2 - Mudanças em setores
Questões tecnológicas e oportunidades acomodação dos novos modelos de mercado, canais de comercialização, demandas de sistema sem prejudicar atividades anteriores demandas imprevisíveis padrões de interação desconhecidos interações complexas de software Comércio Eletrônico na WWW

74 Fase 3 - Triunfo do indivíduo
Hipótese: em 2010, toda pessoa com uma renda média poderá comunicar e obter informações a qualquer momento dispositivos estão sendo criados, qual será? requisitos de banda são usualmente modestos implicações sociais, econômicas e políticas Comércio Eletrônico na WWW

75 Fase 3 - Triunfo do indivíduo
Proliferação de agentes centenas de agentes para cada pessoa 10^9 pessoas e 10^12 agentes Expectativas humanas mudanças no estilo de vida expectativas de maior comunicação Comércio Eletrônico na WWW

76 Fase 3 - Triunfo do Indivíduo
Questões tecnológicas e oportunidades escalabilidade de sistemas instabilidades mobilidade agentes inteligentes ataques intencionais comportamentos caóticos modelos de interação Comércio Eletrônico na WWW

77 Comércio Eletrônico na WWW
Relações B2B Dinâmicas Negócios virtuais dinâmicos consórcio orientado a projeto de curta duração baseados em novas redes de contatos: enfatização de relações de curto prazo riscos de confusão e deslealdade direção contrária às Extranets Comércio Eletrônico na WWW

78 Comércio Eletrônico na WWW
Relações B2B Dinâmicas Vários modelos básicos Filme Hollywood: seleção arbitrária de parceiros Centralizado: alguém tem o poder de seleção Poder balanceado: indústria efetivamente organizada ao redor de grandes segmentos (automóveis, petróleo,turismo) Comércio Eletrônico na WWW

79 Comércio Eletrônico na WWW
Relações B2B Dinâmicas Questões tecnológicas e oportunidades gerenciamento de informação privada redes virtuais, segurança, multicast estabelecimento rápido de facilidades e capacitação gerenciamento das mudanças rápidas de maneiras de atuação Comércio Eletrônico na WWW

80 Gerenciando o Consumidor Final
Novas oportunidades para relações avançadas com clientes: paradoxo entre anonimidade e personalização novas tecnologias (e.g., filtragem colaborativa) facilidades de pagamento e envio conflitante com privacidade Comércio Eletrônico na WWW

81 Gerenciando o Consumidor Final
Oportunidades o “cálice sagrado” do B2C, com a expectativa de enormes benefícios para os que acertarem demanda integração de processos antigos e novos e o entendimento dos planos e cultura corporativos Comércio Eletrônico na WWW

82 Gerenciando o Consumidor Final
Questões tecnológicas e oportunidades interfaces para facilitar negócios formas de pagamento para facilitar negócios técnicas para deduzir informação do cliente mineração de dados filtragem colaborativa demanda atuação sensível e efetiva gerenciamento da privacidade Comércio Eletrônico na WWW

83 Comércio Eletrônico na WWW
Globalização Internet é inerentemente global negócios em qualquer lugar, a qualquer hora com qualquer pessoa informação amplamente distribuída Mas política é regional sociedade é paroquial e cosmopolita impostos são locais e nacionais dados e técnicas de negócio devem se adaptar Comércio Eletrônico na WWW

84 Comércio Eletrônico na WWW
Globalização Oportunidades e riscos mercados incluem conjuntos maiores de clientes possibilidade de escolha entre mais fornecedores competição com outros serviços, que podem ser até desconhecidos num primeiro momento habilidade de explorar diferentes leis e situações políticas Comércio Eletrônico na WWW

85 Comércio Eletrônico na WWW
Globalização Questões tecnológicas e oportunidades exatidão em atividades básicas conversão, moedas, impostos técnicas transculturais localização geográfica facilitada localização baseada em posição instantânea disponibilização de serviços universais otimização de custos e eficiência entre países Comércio Eletrônico na WWW

86 Fundamentos de Sistemas
Como fazer a Internet segura para comércio? Desafios tecnológicos: aplicações críticas devem se manter funcionais apesar de picos de demanda auditar e replicar suporte e proteção a dados sem atrasar atividades de negócios Comércio Eletrônico na WWW

87 Fundamentos de Sistemas
Oportunidades fazer a Internet segura para negócios fazer com que modelos de negócio possam se beneficiar de novos conceitos sem descartar os antigos novas formas de marketing, vendas, despacho devem se integrar a processos correntes Comércio Eletrônico na WWW

88 Fundamentos de Sistemas
Questões tecnológicas e oportunidades Demanda por ferramentas e técnicas inovadoras para suportar a evolução dos processos engenharia de software gerência de processos Previsibilidade das respostas Manutenção de serviços essenciais Conversão e combinação de processos Comércio Eletrônico na WWW


Carregar ppt "Comércio Eletrônico na WWW Introdução"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google