A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mudar o Fado Pedro Telhado Pereira Dia da Universidade 6 de Maio de 2014 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mudar o Fado Pedro Telhado Pereira Dia da Universidade 6 de Maio de 2014 1."— Transcrição da apresentação:

1 Mudar o Fado Pedro Telhado Pereira Dia da Universidade 6 de Maio de 2014 1

2 Ranking das Universidades 2 Ranking of Universities (According to All Publications by Authors in the Institution) (According to Rebides of 2009) ISI Web of Knowledge Citations (March 2013) Publications between 1970 and 2011 Rank by JEL code: J-Labor and Demographic Economics PositionPointsPoints per Author 1U Madeira12763.5 2U Nova49749.7 3U Açores5427 4U Coimbra6521.7 5U Porto16520.6 6U Minho15116.8 7UTL866.6 8UCP266.5 9U Beira Interior103.3 10ISCTE112.2 11U Évora81.6

3 3 PositionPointsPoints per Author 1U Madeira8140.5 2U Nova17635.2 3U Porto16032 4UCP11422.8 5U Évora3015 6UTL17914.9 7U Minho10211.3 8Inst Sup Maia11 9U Beira Interior88 10U Açores105 11U Coimbra123 Publications between 1970 and 2011 Rank by JEL code: I-Health, Education, and Welfare

4 A educação dos Portugueses 4

5 No final do século passado os trabalhadores portugueses apresentam uma baixa instrução 5

6 Nos dados de 1999 as populações mais jovens não estavam a recuperar a um bom ritmo População com o Secundário Completo (1999), por grupos de idade País25-6425-3435-4445-5455-64 Espanh a 3555412513 Grécia5071584224 Irlanda5167564131 Itália4255503721 Portuga l 21 30211511 6

7 Em 2011 a situação é muito melhor Age group 25-6425-3430-3435-4445-5455-64 (1)(3)(2)(4)(5)(6) OECD Greece678078746447 Ireland738586806852 Italy567169605240 Portugal355652392418 Spain546566615034 OECD average7582 787364 EU21 average 7684 807565 7

8 % da população com Ensino Superior (2011) Notes Total tertiary 25-6425-3430-3435-4445-5455-64 25-64 in thousands (13)(15)(14)(16)(17)(18)(19) OECD Greece 2633292824191.601 Ireland 384749433123904 Italy 1521201711 5.019 Portugal 1727261911 1.027 Spain 3239413727198.350 OECD average 3239 342824 OECD total (in thousands) 215.988 EU21 average 293637312521 8

9 Abandono Escolar 200920122020 Total MascFem EU14.312.714.511.0< 10.0 Ireland11.69.711.28.28.0 Greece14.511.413.79.19.7 Spain31.224.928.820.815.0 Italy19.217.620.514.515.0-16.0 Portugal31.220.827.114.310.0 9

10 Rendibilidade da Educação 1995 10

11 Rendibilidade do Ensino Superior - 2000 11

12 Ainda em 2000 mas usando outras bases de dados Ensino SecundárioEnsino Superior Alemanha 37.5185.61 Reino Unido 23.7159.92 Grécia 30.1656.39 França 20.1674.66 Finlândia 11.849.80 Portugal 41.0095.72 Noruega 20.9653.69 Itália 52.0391.70 Suécia 7.6328.44 12

13 2009 - Ensino Secundário Man - SecondaryWoman - Secondary Year Net present value Internal rate of return Net present value Internal rate of return Finland 2009 30 897 7,8% 16 009 5,5% France 2009 69 168 10,9% 44 992 7,8% Germany 2009 56 193 8,2% 26 191 5,9% Greece 2009 14 798 4,1% 53 481 7,8% Ireland 2009 142 366 20,4% 118 058 21,3% Italy 2008 72 302 8,1% 74 010 8,4% Portugal 2009 96 530 12,2% 76 019 12,1% Spain 2009 106 512 21,2% 112 703 24,9% Sweden 2009 104 322 16,3% 68 678 11,0% United Kingdom 2009 148 730 13,9% 59 818 9,3% OECD average 100 27714,5% 69 12413,7% EU21 average 89 07114,9% 70 94115,1% 13

14 2009 – Ensino Superior Man - TertiaryWoman - Tertiary Year Net present value Internal rate of return Net present value Internal rate of return Finland 2009 169 02011,9% 88 0198,8% France 2009 166 15510,1% 98 4998,9% Germany 2009 132 5319,2% 71 9226,8% Greece 2009 70 1287,5% 90 7109,6% Ireland 2009 288 54319,8% 185 96014,2% Italy 2008 155 3468,1% 77 6526,9% Portugal 2009 163 88214,9% 165 73916,2% Spain 2009 118 15710,2% 158 23412,1% Sweden 2009 84 2397,6% 50 8556,5% United Kingdom 2009 180 5608,2% 140 9987,5% OECD average 162 71813,0% 114 62211,5% EU21 average 167 52813,8% 116 79612,1% 14

15 A estabilidade no Emprego - 2003 15

16 Possíveis explicações para a baixa educação 16

17 Alto risco do investimento em educação em Portugal 17

18 Razões financeiras ou familiares Table VII – Total effects on higher education completion - 25 aos 64 anos fbasfsecfsup FemaleMaleDifferenceFemaleMaleDifferenceFemaleMale Differen ce mbas 9,15%6,10%3,04%45,59% 34,83 %10,76% 51,94 %46,73%5,21% msec 35,37%45,31%-9,95%56,07% 45,32 %10,76% 64,56 %53,78%10,78% msup 37,80%46,18%-8,37%68,44% 65,49 %2,94% 72,44 %61,34%11,10% 18

19 Total effects on higher education completion, age 25 to 34 fbasfsecfsup FemaleMale Differen ceFemaleMale Differen ceFemaleMale Differen ce mbas 24,68%12,51%12,18%75,18%34,74%40,44%78,30%41,80%36,49% msec 78,30%62,73%15,57%76,75%56,27%20,47%73,54%68,00%5,54% msup 59,93%63,46%-3,53%54,94%71,70% - 16,76% 97,68%75,86%21,82% 19

20 Mudar o Fado “The early years in the lives of children are important in creating inequality and in producing skills for the workforce. Capitalizing on this knowledge requires a major refocus of public policy. Interventions that supplement the early lives of children from disadvantaged families can improve their cognitive and socioemotional skills, reduce inequality and raise productivity. Their returns are much higher returns than those of later remedial interventions applied to the same children. “ - James J. Heckman, (2012), “The Case for Investing in Disadvantaged Young Children”, EENEE POLICY BRIEF, 1/2012. 20

21 “If society intervenes early enough in the lives of children, it can improve cognitive and socio-emotional abilities and the health of disadvantaged children. Such early interventions promote schooling, reduce crime, foster workforce productivity and reduce teenage pregnancy. They have high benefit-cost ratios and rates of return” 21

22 “ATTACK INEQUALITY BY SUPPLEMENTING DISADVANTAGED FAMILY ENVIRONMENTS “ “Recent research establishes the power of socioemotional abilities and an important role for environment and intervention in creating abilities. High quality early childhood interventions foster abilities. Inequality can be attacked at its source. Early interventions also boost the productivity of the economy.” 22

23 A experiência do EPIS – Associação dos Empresários para a Inclusão Social 23

24 Resumo dos Programas de Mediação A EPIS desenvolveu, desde 2007, um modelo de capacitação para o sucesso escolar baseado num conjunto claro de princípios : 24

25 A metodologia EPIS de capacitação para o sucesso escolar assenta em três partes fundamentais : 25

26 Notas Finais 26

27 27 Investimento em educação Deve ter como fim alargar as potencialidades Não deve ter como fim reduzir a pobreza A Educação é constitutiva do desenvolvimento “ "Vivemos um mundo de opulência sem precedentes, mas também de privação e opressão extraordinárias. O desenvolvimento consiste na eliminação de privações de liberdade que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas de exercer ponderadamente a sua condição de cidadão" ” – Amartya Sen

28 A nossa Universidade tem que ter um papel fundamental na redução do abandono escolar de 29% em 2012 para 10% em 2020 na RAM, pois este objetivo muito ambicioso só será conseguido com a participação de todos os parceiros – Governo Regional, Autarquias, Investigadores, Professores e, acima de tudo, dos Alunos e das Famílias. 28

29 Do Fado ao “Desfado”. “ Quer o destino que eu não creia no destino. E o meu fado é nem ter fado nenhum.” – Pedro da Silva Martins (cantado por Ana Moura) 29


Carregar ppt "Mudar o Fado Pedro Telhado Pereira Dia da Universidade 6 de Maio de 2014 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google