A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE PESQUISA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL DE USO CULINÁRIO Autora: CAMILA NANES DA SILVA Orientadora: Profa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL DE USO CULINÁRIO Autora: CAMILA NANES DA SILVA Orientadora: Profa."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL DE USO CULINÁRIO Autora: CAMILA NANES DA SILVA Orientadora: Profa. Dra. Karem Soraia Garcia Marquez 2011

2 Atualmente diversos produtos são obtidos da reciclagem, um deles é o biocombustível derivado de biomassa renovável que pode substituir parcial ou totalmente combustíveis derivados de petróleo e gás natural em motores a combustão ou em outro tipo de geração de energia (ANP 2010). Este trabalho tem a finalidade de obter o bicombustível utilizando óleo de fritura que antes era descartado nas pias de cozinha, impactando o meio ambiente. O óleo vegetal é extraído de plantas que contém triglicerídeos, e sua maioria é extraída diretamente das sementes. Na prática pode se o biodiesel e um subproduto chamado de glicerina, que pode ser utilizada para a fabricação de sabão caseiro, resinas, entre outros. O biocombustível gerado a partir do óleo traz consideráveis vantagens ambientais e econômicas para o país em relação ao uso do combustível fóssil (diesel, gasolina, querosene, etc.). INTRODUÇÃO

3 OBJETIVOS Este trabalho tem como objetivo reproduzir em laboratório, mesmo que em pequena escala, o processo de fabricação do biocombustível, e assim propor destinos ambientalmente corretos para os resíduos causados pelas atividades antrópicas das cantinas da Fundação Santo André, e incentivar a prática da sustentabilidade, indicando as vantagens que são geradas diretamente e indiretamente.

4 Metodologia MATERIAIS Erlenmeyer de 200 mL Suporte universal Agitador Magnético Aquecedor Termômetro Bequer de 500mL Peneira Bagueta Funil de decantação Reagentes Metanol PA NaOH PA Óleo de cozinha da cantina da Fundação Santo André.

5 METODOLOGIA PROCEDIMENTO Preparação de Hidróxido de Sódio: misturar em um erlenmeyer 1,75 g NaOH e 100 mL de metanol, deixar sob agitação no agitador magnético, até que se dissolva os sais de sódio. Com uma peneira, filtrar o óleo de cozinha e colocar no agitador magnético, sobre agitação constante e temperatura de 60°C, adicionar o hidróxido de sódio. Deixar agitando por 1 hora. Colocar no filtro de decantação e deixar em repouso por 1 dia. Forma-se um sistema bifásico: a glicerina que é o subproduto mais denso fica em baixo, e o biodiesel menos denso fica por cima. Abrir o filtro de decantação e retirar primeiro a glicerina em seguida o biodiesel.

6 REAÇÃO A reação química que ocorre recebe o nome de reação de transesterificação, onde os triglicerídeos reagem com o álcool metílico na presença de um catalisador ácido ou básico, formando o subproduto glicerina (glicerol) e o éster metílico de ácido graxo (biodiesel).

7 RESULTADOS PRELIMINARES E DISCUSSÃO O biodiesel foi obtido com sucesso em escala laboratorial contemplando a proposta inicial do projeto. A obtenção dos produtos ocorreu de acordo com o previsto, formando-se um sistema bifásico bem definido. Procedeu-se à separação das fases inferior (glicerina) e superior (biodíesel), sendo esta última, obtida em maior quantidade.

8 CONSIDERAÇÕES SOBRE OS RESULTADOS E PRÓXIMAS ETAPAS As próximas etapas visam caracterizar o biodiesel obtido através de ensaios físico-químicos e também será feito um estudo de rendimento do processo realizado nas condições de trabalho. A partir desses dados, pretende-se otimizar as condições de trabalho visando alcançar o melhor rendimento possível. Também pretende-se, com a divulgação do trabalho, conscientizar a comunidade da FSA sobre a questão do aproveitamento de resíduos, visando promover a sustentabilidade econômica e ambiental..

9 REFERÊNCIAS QUÍMICA NOVA. São Paulo : Fontes de energia alternadas, v.32 n.3 p. 764 à AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - DF / RJ / SP / BA. Disponível em (www.anp.gov.br/biocombustivel) Acesso em 14 de agosto de 2011.www.anp.gov.br/biocombustivel ZANESCO, Marcos, Santo André, Ano 2010, Monografia de conclusão de curso, p.10 a 23, Assunto Obtenção do biodiesel utilizando óleo de cozinha reaproveitado.


Carregar ppt "PROJETO DE PESQUISA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL DE USO CULINÁRIO Autora: CAMILA NANES DA SILVA Orientadora: Profa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google