A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE PESQUISA: CONSTRUÇÃO DE DESSALINIZADOR/PURIFICADOR E ANÁLISE DA ÁGUA PRODUZIDA NO CUFSA ATRAVÉS DO MÉTODO DE EVAPORAÇÃO/CONDENSAÇÃO Bolsista:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA: CONSTRUÇÃO DE DESSALINIZADOR/PURIFICADOR E ANÁLISE DA ÁGUA PRODUZIDA NO CUFSA ATRAVÉS DO MÉTODO DE EVAPORAÇÃO/CONDENSAÇÃO Bolsista:"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA: CONSTRUÇÃO DE DESSALINIZADOR/PURIFICADOR E ANÁLISE DA ÁGUA PRODUZIDA NO CUFSA ATRAVÉS DO MÉTODO DE EVAPORAÇÃO/CONDENSAÇÃO Bolsista: Patrícia de Almeida Felício Orientadora: Profª. Dra. Simone Jaconetti Ydi 2011

2 INTRODUÇÃO O consumo de água doce no mundo cresce a um ritmo superior ao do crescimento da população. Para tanto, pesquisadores do mundo inteiro têm se esforçado para encontrar uma solução que combata a crescente escassez desse recurso natural. Uma alternativa para esse problema seria a dessalinização da água dos mares, com materiais de fácil acesso e baixo custo, visando atender principalmente às populações carentes, de modo a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

3 OBJETIVO Essa iniciação têm como objetivo a construção de um dessalinizador/ purificador através da evaporação/ condensação a partir de materiais alternativos, e a realização de análises físico-químicas e microbiológicas na água antes e após a dessalinização, e compará-las com água potável.

4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Pesquisas bibliográficas Construção de protótipo Avaliação da eficiência do protótipo com amostra artificial (água de abastecimento + sal de cozinha) Análise físico-química e microbiológica da amostra produzida e de uma amostra salgada.

5 METODOLOGIA UTILIZADA
Foram realizados os seguintes testes nas amostras: Condutividade Coliformes termotolerantes

6 Água da rede de abastecimento
RESULTADOS PARCIAIS junho-11 Água salgada Água dessalinizada Água da rede de abastecimento Água contaminada CONDUTIVIDADE 31.271 33,6 362 - MS/cm COLIFORMES ausente presente

7 RESULTADOS PARCIAIS CONDUTIVIDADE: Foi preparada uma amostra artificial com 35 gramas de sal de cozinha em um litro de água destilada e medido a sua condutividade. Medimos também a condutividade da água da rede de abastecimento que é o nosso parâmetro, e por fim, medimos a condutividade da amostra dessalinizada. O resultado obtido foi satisfatório, pois está abaixo do valor da água da rede de abastecimento, que é o nosso controle.

8 RESULTADOS PARCIAIS COLIFORMES: Foi preparada uma amostra com água contaminada e colocamos 50 mL da mesma em um erlenmeyer. Em outro erlenmeyer, adicionamos 50 mL da amostra dessalinizada. Adicionamos ½ cápsula do reagente Colilert em cada erlenmeyer e levamos para a estufa pelo período de 48 horas para proliferação das bactérias. Após esse período, foi verificado que a amostra dessalinizada não continha coliformes.

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS Através da obtenção da água dessalinizada por evaporação, pode-se concluir que o protótipo funcionou, bem como as análises realizadas na água dessalinizada, que foram de grande importância para a avaliação da mesma. Deverão ser feitos protótipos em larga escala com a utilização da água do mar, para que sejam realizados novamente os testes fisico-químicos e microbiológicos.

10 AGRADECIMENTOS SIMONE JACONETTI YDI (ORIENTADORA) PROPPEX (CUFSA)
PROFa PRISCILA R. S. DA SILVA


Carregar ppt "PROJETO DE PESQUISA: CONSTRUÇÃO DE DESSALINIZADOR/PURIFICADOR E ANÁLISE DA ÁGUA PRODUZIDA NO CUFSA ATRAVÉS DO MÉTODO DE EVAPORAÇÃO/CONDENSAÇÃO Bolsista:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google