A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE PESQUISA ANÁLISE DO COMPOSTO ORGÂNICO PRODUZIDO NO VIVEIRO DO CUFSA E ESTUDO DA DESTINAÇÃO DO ADUBO ORGÂNICO NA COMUNIDADE REGIONAL Aluna Josiane.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA ANÁLISE DO COMPOSTO ORGÂNICO PRODUZIDO NO VIVEIRO DO CUFSA E ESTUDO DA DESTINAÇÃO DO ADUBO ORGÂNICO NA COMUNIDADE REGIONAL Aluna Josiane."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA ANÁLISE DO COMPOSTO ORGÂNICO PRODUZIDO NO VIVEIRO DO CUFSA E ESTUDO DA DESTINAÇÃO DO ADUBO ORGÂNICO NA COMUNIDADE REGIONAL Aluna Josiane Patricia de Carvalho Orientadora Profa. Profª. Dra. Karem Soraia Garcia Marquez 2010

2 INTRODUÇÃO E OBJETIVO Composto orgânico é obtido através da decomposição biológica de substancias orgânicas e inorgânicas inutilizadas (restos de alimentos). È utilizado como fertilizante do solo. Suprindo as necessidades dos vegetais. Essa iniciação têm como objetivo avaliar as características do composto orgânico produzido e utilizado no viveiro do CUFSA.

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Reestruturação e Reorganização do local onde está sendo realizada pesquisa. Levantamento Teórico. Análise Inicial para identificação do composto. Elaboração de procedimento para fazer o acompanhamento do histórico do composto orgânico produzido no viveiro. Analise físico-química do lote produzido.

4 METODOLOGIA UTILIZADA FORAM REALIZADAS AS SEGUINTES DETERMINAÇÕES NO COMPOSTO ORGÂNICO: Umidade pH Temperatura Teste de água Resíduo Sólido

5 RESULTADOS PARCIAIS

6

7 TEMPERATURA: Foi feita uma planilha onde a temperatura é registrada semanalmente. As medições e registros das temperaturas, assim como o revolvimento do composto (visando a sua aeração), tem sido feitos com a colaboração do estagiário Allan C. P. Troti, do curso de Biologia. De acordo com os registros feitos até o momento não ocorreu nenhuma alteração detectável, mantendo-se o valor igual ao da temperatura ambiente. No caso da composteira deveria haver elevação da temperatura do composto e posterior estabilização.

8 PARAMETROS Umidade: Para uma boa compostagem, a umidade deve se manter em torno de 50%. No Final do processo, a umidades deve ser no máximo 40%. Temperatura: O processo tem inicio à temperatura ambiente, mas a medida que a ação microbiana se intensifica, a temperatura se eleva até atingir fatores de 55 a 60ºC. Segue-se de uma fase de diminuição de temperatura, até a faixa de 30 a 35ºC onde se dá a bioestabilização da matéria orgânica. A humificação ocorre entre 20 a 40ºC. pH: o composto curado humificado tem o pH compreendido entre 7,0 a 8,0. O resíduo sólido não possui um parâmetro a ser consultado, porém estaremos elaborando algum padrão a ser seguido.

9 AVALIAÇÃO COMPARANDO COM OS PARAMETROS Umidade: está abaixo da especificação. pH: na composteira 1 está levemente alcalino (aprovado) e nos minhocários levemente ácido (reprovado). Teste de água: nos minhocários (1 e 2) ocorreu dissolução total. Na composteira (1), ocorreu a dissolução parcial, permanecendo sólidos em suspensão.

10 CONSIDERAÇÕES FINAIS Uma avaliação preliminar das características do composto orgânico produzido no CUFSA revelou que alguns parâmetros encontram-se fora das especificações quando comparados com a legislação nacional que estabelece padrões para uso e comercialização do composto orgânico. Deverão ser feitos outros estudos para investigar o que está ocorrendo, visando otimizar a produção do composto orgânico.

11 AGRADECIMENTOS MÁRCIA TEIXEIRA (VIVEIRO DIDÁTICO E EXPERIMENTAL DO CUFSA) ALLAN CARLOS DA PAZ TROTI (VIVEIRO DIDÁTICO E EXPERIMENTAL DO CUFSA) PROPPEX (CUFSA)


Carregar ppt "PROJETO DE PESQUISA ANÁLISE DO COMPOSTO ORGÂNICO PRODUZIDO NO VIVEIRO DO CUFSA E ESTUDO DA DESTINAÇÃO DO ADUBO ORGÂNICO NA COMUNIDADE REGIONAL Aluna Josiane."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google