A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Determinação do teor de Ferro numa amostra de vinho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Determinação do teor de Ferro numa amostra de vinho"— Transcrição da apresentação:

1 Determinação do teor de Ferro numa amostra de vinho
I.M.I.A. Determinação do teor de Ferro numa amostra de vinho

2 Princípio do método Após diluição conveniente do vinho e eliminação do álcool, o ferro é doseado por espectrometria de absorção atómica. Este é o método de referência utilizado pelo Instituto da Vinha e do Vinho

3 Reagentes Solução-padrão concentrada de ferro III que contenha 1 g por litro. Utilizar uma solução-padrão do comércio, a 1 g/l. Esta solução pode ser preparada dissolvendo 8,634l g de sulfato de ferro III e de amónio [FeNH4(SO4)2, 12H2O] em água destilada, ligeiramente acidificada pelo ácido clorídico M e perfazendo o volume de 1 litro. Solução-padrão diluída de ferro, que contenha 100 miligramas por litro.

4

5 Equipamento Evaporador rotativo com banho de água com termóstato.
Espectrofotómetro de absorção atómica equipado com um queimador alimentado por ar e acetileno. Lâmpada de cátodo oco de ferro.

6 Preparação da amostra Eliminar o álcool do vinho por concentração do volume da amostra para metade, através de um evaporador rotativo (50-60ºC). Levar até ao volume inicial com água destilada. Se necessário, efectuar uma diluição antes da dosagem.

7 Perfazer até ao volume inicial com água destilada
Diluir se necessário

8 Calibração Em cinco balões graduados de 100 ml, colocar ml de solução de ferro a 100 miligramas por litro e completar até 100 ml com água destilada. As soluções preparadas contêm, respectivamente, mg de ferro por litro. Estas soluções são conservadas em frascos de polietileno.

9 [Fe] = 100mg/L 1 mL 2 mL 3 mL 4 mL 5 mL [Fe] = 1 mg/L mg/L mg/L mgL mg/L

10 Doseamento Seleccionar o comprimento de onda de 248,3 nm. Regular o zero da escala das absorvâncias com água destilada. Aspirar directamente a amostra diluída no queimador do espectrofotómetro e depois, sucessivamente, as soluções-padrão. Registar as absorvências, Efectuar as determinações em duplicado.

11 Cálculos Traçar a curva de variação da absorvência em função da concentração de ferro das soluções-padrão. A partir do valor médio da absorvência obtida com a amostra de vinho diluído, utilizar esta curva para determinar a concentração de ferro C. A concentração de ferro, expressa em miligramas por litro de vinho, arredondado às decimais, será: C . F F = factor de diluição.


Carregar ppt "Determinação do teor de Ferro numa amostra de vinho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google