A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de pesquisa: Tensão entre Igreja Católica e Governo Militar: a ala progressista do clero e as CEBs em Santo André e São Bernardo do Campo durante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de pesquisa: Tensão entre Igreja Católica e Governo Militar: a ala progressista do clero e as CEBs em Santo André e São Bernardo do Campo durante."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de pesquisa: Tensão entre Igreja Católica e Governo Militar: a ala progressista do clero e as CEBs em Santo André e São Bernardo do Campo durante o governo do Gen. Médici ( ) Aluno: Luís Claudio de Medeiros Silva Orientadora:Terezinha Ferrari Participante do Programa de Iniciação Científica - PIIC – CUFSA 2009

2

3 Resumo do projeto Resumo do projeto: O objeto desta pesquisa de Iniciação Científica é, a partir da experiência vivenciada por Frei Betto e outros religiosos, compreender a tensão entre parte da Igreja Católica e Governo Militar, discutindo o papel das Comunidades Eclesiais Base (CEBs) como um lugar onde a ala progressista da Igreja podia discutir abertamente com o povo acerca de questões que o afligiam, educando-o para sua emancipação frente a este regime.

4 Teologia da Libertação Teologia da Libertação: Teologia da libertação é a combinação de concepções da doutrina cristã com concepções materialistas. Baseada na opção pelos pobres, contra a pobreza e por sua libertação. Teve suas origens no Concílio Vaticano II, em 1961, mas foi fundada após a II Conferência do Episcopado Latino- Americano, que ocorreu em Medellín, em Configurou-se no referencial teórico e prático da ala progressista da Igreja Católica.

5 Decreto-Lei 898/69 Definia os crimes contra a segurança nacional, a ordem política e social, estabelecendo seu processo e julgamento. Os artigos 25, 27, 28, 39 e 45 dispõem sobre as práticas consideradas subversivas e suas respectivas penas.

6 Metodologia Metodologia: Leitura analítica da bibliografia referente ao tema proposto, entrevistas com Frei Betto e outros religiosos e análise das mesmas.Leitura analítica da bibliografia referente ao tema proposto, entrevistas com Frei Betto e outros religiosos e análise das mesmas.

7 Atividades desenvolvidas e atividades a desenvolver Atividades desenvolvidas e atividades a desenvolver: Primeiro Semestre Primeiro Semestre: Na procura da compreensão acerca das questões levantadas realizou-se um trabalho de análise da bibliografia referente às divergências entre Igreja Católica e Estado. Segundo Semestre Segundo Semestre: Entrevista com Frei Betto e outros religiosos, análise das transcrições, leitura da bibliografia complementar, elaboração do relatório final e criação de um artigo científico.


Carregar ppt "Projeto de pesquisa: Tensão entre Igreja Católica e Governo Militar: a ala progressista do clero e as CEBs em Santo André e São Bernardo do Campo durante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google