A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de pesquisa: Trabalho e sociedade just in time: coleta de dados Aluno: Clarice Catenaci Orientadora:Terezinha Ferrari Participante do Programa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de pesquisa: Trabalho e sociedade just in time: coleta de dados Aluno: Clarice Catenaci Orientadora:Terezinha Ferrari Participante do Programa."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de pesquisa: Trabalho e sociedade just in time: coleta de dados Aluno: Clarice Catenaci Orientadora:Terezinha Ferrari Participante do Programa de bolsa do PIIC – CUFSA 2009

2 Resumo do projeto Resumo do projeto: O objeto desta pesquisa é, a partir da vivência no trabalho, traçar o perfil dos trabalhadores submetidos ao ritmo just in time de produção, levantando dados sobre a maneira determinada de viver e trabalhar na contemporaneidade. As análises das entrevistas realizadas pretendem traçar o perfil do trabalhador do ABC paulista, diante deste modo de fazer, que interfere na concepção de tempo e de espaço dos que, hoje, trabalham com os equipamentos informáticos introduzidos nos processos de trabalho.

3

4 Just in time Just in time: O just in time é uma técnica empregada nos processos de trabalho que consiste na máxima racionalização do trabalho, pela qual tudo deve ocorrer de modo certo e, fundamentalmente, em um tempo tido como certo. Foi implantado a partir das modificações introduzidas no patamar produtivo desde início da década de 1990 com o intuito de ampliação da produtividade do trabalho, de tal modo que fossem eliminados ao máximo os tempos mortos de trabalho. Possui um específico incremento tecnológico em máquinas informatizadas que funcionam on-line e exigem dos trabalhadores uma redimensão do tempo e do espaço.

5

6 Metodologia Metodologia: Entrevistas, análise das mesmas, investigação e profundamento teórico.Entrevistas, análise das mesmas, investigação e profundamento teórico. Qualquer entrevista ou conversa em grupo com os trabalhadores expressarão representações sensíveis, percepções imediatas dos que vivem diretamente a experiência do trabalho. Estas percepções estão imersas em impressões do senso comum e das necessidades imediatas que não deixam margem para uma apreensão teórica mediatizada dos que estão envolvidos no processo. Pleiteamos a teoria como arma necessária para explicar tais impressões imediatas e inseri-las no complexo de mediações, das quais só a partir daí significarão e expressarão um sentido concreto. Qualquer entrevista ou conversa em grupo com os trabalhadores expressarão representações sensíveis, percepções imediatas dos que vivem diretamente a experiência do trabalho. Estas percepções estão imersas em impressões do senso comum e das necessidades imediatas que não deixam margem para uma apreensão teórica mediatizada dos que estão envolvidos no processo. Pleiteamos a teoria como arma necessária para explicar tais impressões imediatas e inseri-las no complexo de mediações, das quais só a partir daí significarão e expressarão um sentido concreto.

7 Atividades desenvolvidas e atividades à desenvolver Atividades desenvolvidas e atividades à desenvolver: Primeiro Semestre Primeiro Semestre: Na procura pela concreção das questões levantadas realizou-se um trabalho de natureza empírica, isto é, um levantamento feito por entrevistas. A partir desta coleta de dados, das análises parciais e das leituras está sendo desenvolvido o artigo: Determinação Social do Tempo, cujo objetivo é discutir a centralidade do tempo de trabalho no sistema capitalista. Segundo Semestre Segundo Semestre: Segundo bloco de entrevistas, análise das transcrições, leitura da bibliografia complementar, elaboração final do relatório e do resumo, criação de um artigo científico.


Carregar ppt "Projeto de pesquisa: Trabalho e sociedade just in time: coleta de dados Aluno: Clarice Catenaci Orientadora:Terezinha Ferrari Participante do Programa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google