A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa sobre Mercado de Trabalho do Assistente Social no Espírito Santo

2 Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões COFI e Formação Profissional do CRESS do 17ª Região/ES; A partir desse interesse foram convidados os coordenadores dos cursos de Serviço Social existentes na época;

3 Breve histórico Foram realizadas reuniões para a definição dos objetivos, justificativa, fundamentação teórica e metodologia da pesquisa; Lançamento da pesquisa: maio de 2006 na Semana do Assistente Social; Continuaram as discussões acerca da metodologia, construção do instrumental.

4 Objetivos da Pesquisa Mapear, no contexto atual do Espírito Santo, a forma de ocupação do mercado de trabalho pelo assistente social, identificando seus campos de atuação, bem como as formas constituídas do fazer profissional.

5 Objetivos Compreender as mudanças que ocorreram na sociedade brasileira e no Espírito Santo e sua repercussão no mercado de trabalho dos assistentes sociais; Analisar o mercado de trabalho dos assistentes sociais no Espírito Santo; Suscitar a compreensão da relação entre o arcabouço teórico-metodológico desenvolvido na profissão e a inserção profissional no mercado de trabalho; Pesquisar as demandas institucionais para a atuação do assistente social; Analisar as demandas dos usuários para a prática profissional do assistente social; Analisar as condições de trabalho dos assistentes sociais: jornada de trabalho, vínculo empregatício, salários e condições de infra-estrutura da prática do assistente social.

6 Metodologia da Pesquisa: proposta inicial
Estudo teórico dos temas ligados ao trabalho e ao Serviço Social; Elaboração do instrumental de pesquisa; Pré-teste; Capacitação dos pesquisadores; Estabelecimento dos parâmetros da amostra; Aplicação do instrumental; Realização de dois seminários nas regionais do CRESS 17ª Região/ES; Realização de dois seminários temáticos na Grande Vitória: profissionais inseridos no setor público; profissionais que atuam no estado e profissionais que atuam nas empresas e ONGS; Tabulação dos dados; Análise dos dados; Elaboração do relatório de pesquisa; Devolução dos resultados à comunidade; Elaboração de artigos para socializar os resultados.

7 Universo e amostra O universo da pesquisa foi constituído pelos assistentes sociais filiados ao CRESS em novembro de 2006 da Grande Vitória; A amostra foi de 20% dos profissionais filiados naquele período; a escolha da amostra foi aleatória, por meio de sorteio realizado com os nomes constantes na lista fornecida pelo conselho. O universo total de assistentes sociais filiados era de 1434 e foram sorteados 286 profissionais. O estudo estatístico da amostra feito mostrou uma margem de erro (máximo) foi de 6%. O número de pesquisados ao final foi de 202 em função das dificuldades já relatadas.

8 Amostra Primeira amostragem: 03/11/2006
Número de assistentes sociais na Grande Vitória: 1434; Total de Assistentes sociais (ativos) no ES: 1773. Assim, em virtude da grande concentração de assistentes sociais na Grande Vitória, optou-se por esse universo.

9 Metodologia da pesquisa
Proposta inicial foi modificada; Opção pela Grande Vitória em função da maior concentração de assistentes sociais; Impossibilidade de realização dos seminários regionais, em função do atraso na realização da pesquisa.

10 Desenvolvimento da pesquisa
Foram realizados seminários sobre a temática; Foram realizadas reuniões de preparação para os alunos pesquisadores; Foi aplicado o pré-teste; Redimensionado o instrumental; Início da coleta de dados: novembro de 2006;

11 Dificuldades da Coleta de Dados
A falta de atualização dos dados cadastrais dos profissionais no CRESS =>Necessidade realizar 4 sorteios de amostra; A falta de horários dos pesquisadores, pois todos a amostra foi definida no final do semestre, portanto, a pesquisa foi feita entre novembro de 2006 e agosto de 2007;

12 Desenvolvimento da pesquisa
Segunda amostra: 20/11/2006; Terceira amostra: 27/11/2006; Quarta amostragem: 07/05/2007.

13 Dificuldades da Coleta de Dados
Falta de conhecimento por parte dos profissionais sobre a realização da pesquisa; Devido à sobrecarga de trabalho houve dificuldades de agendamentos de horários; O trabalho foi totalmente voluntário, desde os estudantes de graduação, professores, profissionais e estudantes de pó-graduação.

14 Instrumental de pesquisa
Questionário com os seguintes itens: Perfil; Instituição; Relações e condições de trabalho; Prática profissional; Militância e participação. O instrumento passou por um pré-teste.

15 Tabulação e análise Foi feita por meio do programa Epidata e está sendo coordenado pelo professor Lúcio Patrocínio. Foi criado pelo professor Lúcio um espaço virtual para socialização dos dados e trocas entre os pesquisadores. A análise quantitativa foi realizada pelo método estatístico simples, com auxílio dos programas Excel. A análise qualitativa foi feita por meio de uma leitura exaustiva das respostas abertas, categorização e confronto com a literatura.

16 Forma de Apresentação dos Dados
Realização do seminário de devolução; Confecção de um CD contendo os dados e o relatório; Apresentação em eventos; Elaboração de artigos para publicação.


Carregar ppt "Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google