A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa sobre Mercado de Trabalho do Assistente Social no Espírito Santo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa sobre Mercado de Trabalho do Assistente Social no Espírito Santo."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa sobre Mercado de Trabalho do Assistente Social no Espírito Santo

2 Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : Tocando em frente, fortalecendo compromissos; A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : Tocando em frente, fortalecendo compromissos; Esteve ligada às comissões COFI e Formação Profissional do CRESS do 17ª Região/ES; Esteve ligada às comissões COFI e Formação Profissional do CRESS do 17ª Região/ES; A partir desse interesse foram convidados os coordenadores dos cursos de Serviço Social existentes na época; A partir desse interesse foram convidados os coordenadores dos cursos de Serviço Social existentes na época;

3 Breve histórico Foram realizadas reuniões para a definição dos objetivos, justificativa, fundamentação teórica e metodologia da pesquisa; Foram realizadas reuniões para a definição dos objetivos, justificativa, fundamentação teórica e metodologia da pesquisa; Lançamento da pesquisa: maio de 2006 na Semana do Assistente Social; Lançamento da pesquisa: maio de 2006 na Semana do Assistente Social; Continuaram as discussões acerca da metodologia, construção do instrumental. Continuaram as discussões acerca da metodologia, construção do instrumental.

4 Objetivos da Pesquisa Mapear, no contexto atual do Espírito Santo, a forma de ocupação do mercado de trabalho pelo assistente social, identificando seus campos de atuação, bem como as formas constituídas do fazer profissional. Mapear, no contexto atual do Espírito Santo, a forma de ocupação do mercado de trabalho pelo assistente social, identificando seus campos de atuação, bem como as formas constituídas do fazer profissional.

5 Objetivos Compreender as mudanças que ocorreram na sociedade brasileira e no Espírito Santo e sua repercussão no mercado de trabalho dos assistentes sociais; Compreender as mudanças que ocorreram na sociedade brasileira e no Espírito Santo e sua repercussão no mercado de trabalho dos assistentes sociais; Analisar o mercado de trabalho dos assistentes sociais no Espírito Santo; Analisar o mercado de trabalho dos assistentes sociais no Espírito Santo; Suscitar a compreensão da relação entre o arcabouço teórico- metodológico desenvolvido na profissão e a inserção profissional no mercado de trabalho; Suscitar a compreensão da relação entre o arcabouço teórico- metodológico desenvolvido na profissão e a inserção profissional no mercado de trabalho; Pesquisar as demandas institucionais para a atuação do assistente social; Pesquisar as demandas institucionais para a atuação do assistente social; Analisar as demandas dos usuários para a prática profissional do assistente social; Analisar as demandas dos usuários para a prática profissional do assistente social; Analisar as condições de trabalho dos assistentes sociais: jornada de trabalho, vínculo empregatício, salários e condições de infra- estrutura da prática do assistente social. Analisar as condições de trabalho dos assistentes sociais: jornada de trabalho, vínculo empregatício, salários e condições de infra- estrutura da prática do assistente social.

6 Metodologia da Pesquisa: proposta inicial Estudo teórico dos temas ligados ao trabalho e ao Serviço Social; Estudo teórico dos temas ligados ao trabalho e ao Serviço Social; Elaboração do instrumental de pesquisa; Elaboração do instrumental de pesquisa; Pré-teste; Pré-teste; Capacitação dos pesquisadores; Capacitação dos pesquisadores; Estabelecimento dos parâmetros da amostra; Estabelecimento dos parâmetros da amostra; Aplicação do instrumental; Aplicação do instrumental; Realização de dois seminários nas regionais do CRESS 17ª Região/ES; Realização de dois seminários nas regionais do CRESS 17ª Região/ES; Realização de dois seminários temáticos na Grande Vitória: profissionais inseridos no setor público; profissionais que atuam no estado e profissionais que atuam nas empresas e ONGS; Realização de dois seminários temáticos na Grande Vitória: profissionais inseridos no setor público; profissionais que atuam no estado e profissionais que atuam nas empresas e ONGS; Tabulação dos dados; Tabulação dos dados; Análise dos dados; Análise dos dados; Elaboração do relatório de pesquisa; Elaboração do relatório de pesquisa; Devolução dos resultados à comunidade; Devolução dos resultados à comunidade; Elaboração de artigos para socializar os resultados. Elaboração de artigos para socializar os resultados.

7 Universo e amostra O universo da pesquisa foi constituído pelos assistentes sociais filiados ao CRESS em novembro de 2006 da Grande Vitória; O universo da pesquisa foi constituído pelos assistentes sociais filiados ao CRESS em novembro de 2006 da Grande Vitória; A amostra foi de 20% dos profissionais filiados naquele período; A amostra foi de 20% dos profissionais filiados naquele período; a escolha da amostra foi aleatória, por meio de sorteio realizado com os nomes constantes na lista fornecida pelo conselho. a escolha da amostra foi aleatória, por meio de sorteio realizado com os nomes constantes na lista fornecida pelo conselho. O universo total de assistentes sociais filiados era de 1434 e foram sorteados 286 profissionais. O universo total de assistentes sociais filiados era de 1434 e foram sorteados 286 profissionais. O estudo estatístico da amostra feito mostrou uma margem de erro (máximo) foi de 6%. O estudo estatístico da amostra feito mostrou uma margem de erro (máximo) foi de 6%. O número de pesquisados ao final foi de 202 em função das dificuldades já relatadas. O número de pesquisados ao final foi de 202 em função das dificuldades já relatadas.

8 Amostra Primeira amostragem: 03/11/2006 Primeira amostragem: 03/11/2006 Número de assistentes sociais na Grande Vitória: 1434; Número de assistentes sociais na Grande Vitória: 1434; Total de Assistentes sociais (ativos) no ES: Total de Assistentes sociais (ativos) no ES: Assim, em virtude da grande concentração de assistentes sociais na Grande Vitória, optou-se por esse universo. Assim, em virtude da grande concentração de assistentes sociais na Grande Vitória, optou-se por esse universo.

9 Metodologia da pesquisa Proposta inicial foi modificada; Proposta inicial foi modificada; Opção pela Grande Vitória em função da maior concentração de assistentes sociais; Opção pela Grande Vitória em função da maior concentração de assistentes sociais; Impossibilidade de realização dos seminários regionais, em função do atraso na realização da pesquisa. Impossibilidade de realização dos seminários regionais, em função do atraso na realização da pesquisa.

10 Desenvolvimento da pesquisa Foram realizados seminários sobre a temática; Foram realizados seminários sobre a temática; Foram realizadas reuniões de preparação para os alunos pesquisadores; Foram realizadas reuniões de preparação para os alunos pesquisadores; Foi aplicado o pré-teste; Foi aplicado o pré-teste; Redimensionado o instrumental; Redimensionado o instrumental; Início da coleta de dados: novembro de 2006; Início da coleta de dados: novembro de 2006;

11 Dificuldades da Coleta de Dados A falta de atualização dos dados cadastrais dos profissionais no CRESS =>Necessidade realizar 4 sorteios de amostra; A falta de atualização dos dados cadastrais dos profissionais no CRESS =>Necessidade realizar 4 sorteios de amostra; A falta de horários dos pesquisadores, pois todos a amostra foi definida no final do semestre, portanto, a pesquisa foi feita entre novembro de 2006 e agosto de 2007; A falta de horários dos pesquisadores, pois todos a amostra foi definida no final do semestre, portanto, a pesquisa foi feita entre novembro de 2006 e agosto de 2007;

12 Desenvolvimento da pesquisa Segunda amostra: 20/11/2006; Segunda amostra: 20/11/2006; Terceira amostra: 27/11/2006; Terceira amostra: 27/11/2006; Quarta amostragem: 07/05/2007. Quarta amostragem: 07/05/2007.

13 Dificuldades da Coleta de Dados Falta de conhecimento por parte dos profissionais sobre a realização da pesquisa; Falta de conhecimento por parte dos profissionais sobre a realização da pesquisa; Devido à sobrecarga de trabalho houve dificuldades de agendamentos de horários; Devido à sobrecarga de trabalho houve dificuldades de agendamentos de horários; O trabalho foi totalmente voluntário, desde os estudantes de graduação, professores, profissionais e estudantes de pó-graduação. O trabalho foi totalmente voluntário, desde os estudantes de graduação, professores, profissionais e estudantes de pó-graduação.

14 Instrumental de pesquisa Questionário com os seguintes itens: Questionário com os seguintes itens: 1. Perfil; 2. Instituição; 3. Relações e condições de trabalho; 4. Prática profissional; 5. Militância e participação. 6. O instrumento passou por um pré-teste.

15 Tabulação e análise Foi feita por meio do programa Epidata e está sendo coordenado pelo professor Lúcio Patrocínio. Foi feita por meio do programa Epidata e está sendo coordenado pelo professor Lúcio Patrocínio. Foi criado pelo professor Lúcio um espaço virtual para socialização dos dados e trocas entre os pesquisadores. Foi criado pelo professor Lúcio um espaço virtual para socialização dos dados e trocas entre os pesquisadores. A análise quantitativa foi realizada pelo método estatístico simples, com auxílio dos programas Excel. A análise quantitativa foi realizada pelo método estatístico simples, com auxílio dos programas Excel. A análise qualitativa foi feita por meio de uma leitura exaustiva das respostas abertas, categorização e confronto com a literatura. A análise qualitativa foi feita por meio de uma leitura exaustiva das respostas abertas, categorização e confronto com a literatura.

16 Forma de Apresentação dos Dados Realização do seminário de devolução; Realização do seminário de devolução; Confecção de um CD contendo os dados e o relatório; Confecção de um CD contendo os dados e o relatório; Apresentação em eventos; Apresentação em eventos; Elaboração de artigos para publicação. Elaboração de artigos para publicação.


Carregar ppt "Pesquisa sobre Mercado de Trabalho do Assistente Social no Espírito Santo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google