A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Competência Interpessoal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Competência Interpessoal"— Transcrição da apresentação:

1 Competência Interpessoal
Desenvolvimento de Competência Interpessoal

2 BANDEIRA DO GRUPO Os espinhos na prática
Solicitar que os participantes façam uma bandeira representativa do grupo, utilizando o material que for disponibilizado. Terminado o trabalho, o grupo deve eleger um relator que fará a exposição das idéias representadas na bandeira. CAV Como se sentiram fazendo essa atividade? Foi difícil? O que dificultou? Que outros comportamentos foram observados? Encontramos esses tipos de pessoas em nosso ambiente de trabalho, no clube, na igreja? Quais as consequências o modo de agir de cada um pode acarretar no relacionamento do grupo? Reflexão: Eu sou como um deles? Como eu sou?

3 “Quem sou eu?” Distribuir os questionários Distribuir a tabulação.

4 Observações Não é possível atuar simultâneamente como guerreiro,
Toda pessoa apresenta uma combinação dos quatro tipos. Não é possível atuar simultâneamente como guerreiro, mago, rei e amante. Pode-se desenvolver a habilidade para atuar com o tipo adequado a cada situação. As pessoas têm um tipo predominante, dois de apoio e um menos desenvolvido, onde se concentra a maior dificuldade relacional. Não existe perfil “certo”. O ideal no trabalho de equipe é a existência dos quatro tipos.

5 Como você e os outros são
Intuição Sentimento Pensamento Sensação REI AMANTE MAGO GUERREIRO Entusiástico Calmo Perfeccionista Decidido Estimulador Agradável Organizado Prático Espontâneo Respeitador Persistente Determinado Impulsivo Ponderado Crítico Dedicado Brincalhão Prestativo Autocontrolado Impaciente Criativo Discreto Autocrítico Rápido Improvisador Tolerante Especialista Ativo Intuitivo Harmonizador Meticuloso Desafiador Empreendedor Bom ouvinte Introvertido Eficiente Visionário Amável Disciplinado Corajoso longo prazo ênfase nas relações indireto/suave curto prazo pouca ênfase nas relações direto/seco

6 Local e instrumentos de trabalho
Rei Amante Mago Guerreiro pouca organização sala organizada muito organizado pilhas de papéis desorganizados sobre a mesa sala espaçosa aconchegante, com plantas tudo etiquetado e numerado fotos com personalidades da empresa ou clientes importantes tem projeto de decoração da sala para implantar “no momento oportuno” fotos com a equipe e com a família gráficos e organogramas na parede troféus, medalhas e diplomas expostos nas paredes ultimo modelo de computador se puder, não usa computador computador organizadíssimo computador só precisa funcionar bem

7 Reuniões: condução e participação
Rei Amante Mago Guerreiro Adora reuniões, onde expõe suas idéias com entusiasmo. Quando conduz, é imprevisível, desfocado, afasta-se com facilidade da pauta. Como participante tem contribuições criativas e habilidade extraordinária para ver o que ninguém havia visto antes. Adora reuniões, pois são ponto de encontro de pessoas.Toma para si o papel de harmonizar opiniões divergentes. Quando é ele quem conduz, começa na hora mas não tem horário de término. Os focos oscilam e as decisões não ficam claras, mas as pessoas são ouvidas e consideradas. Gosta de reuniões, onde demonstra seus talentos e idéias muito bem detalhados. Quando conduz, os horários são rígidos, tem convocação prévia e formal, com previsão de tempo para cada item. A dinâmica é um pouco monótona e sem calor, mas as decisões resultam claras e precisas. Considera perda de tempo. Se for inevitável, que seja curta e objetiva. Contribuição com idéias práticas. Se vai conduzir, convoca na última hora, sem pauta, sem atas ou registros. Como participante, é impaciente: o corpo físico está presente, mas a mente está sintonizada nas tarefas a fazer.

8 Queixas e lamentações Rei Amante Mago Guerreiro
Ninguém me entende nesta empresa. Não me venham com detalhes. Faltam novidades. Estão me sabotando! Aqui falta mais espírito de equipe. Não há harmonia entre as pessoas. Nem todos remam na mesma direção. Só pensam em si. Eles não seguem as rotinas estabelecidas. Não obedecem aos critérios definidos. Não estão fazendo do jeito certo. Não leram a norma! Estou sobrecarregado: o dia não tem horas suficientes. Muita burocracia! As coisas aqui “não andam”. Não tenho tempo!

9 Senhor, dê-me paciência, mas tem que ser já.
Orações Rei Amante Mago Guerreiro Senhor, faça-me aberto às idéias dos outros, mesmo sendo erradas como são! Senhor, faça-me pensar um pouco mais em mim mesmo, se isso não incomodar os outros. Senhor, ajude-me a me importar menos com pequenos detalhes, a partir de amanhã às 11:41. Senhor, dê-me paciência, mas tem que ser já.

10 Características dos quatro tipos
Rei Amante Mago Guerreiro Atuação Inovador Integrador Organizador Executor Pergunta Para quê? Quem? Como? O quê? Reação frente aos problemas Utilizar a crise como oportunidade Ouvir todos os envolvidos com o problema Analisar e resolver o problema Acabar com os problemas (derrotar, superar) Medos Perder o afeto e a atenção dos outros Confusões e desarmonia Mudanças fora das regras Parecer fraco Perder controle Precisa aprender Finalizar o que começou. Autodisciplina Moderação Ser mais assertivo Autodeterminação Fixar metas Manter o foco Mais flexibilidade Decisões mais rápidas Arriscar mais Ser humilde Mais tolerante Mais paciente Ouvir os outros

11 FAMÍLIA Despreparo psicológico Traumas e sofrimentos
A família é a canalizadora daquilo que cada um de nós se torna: a personalidade se agrega no ambiente social e cultural em que a criança é inserida, desde a concepção até o final da primeira infância ( de zero a seis anos). A preparação do ser humano para a formação de uma família não inclui o desenvolvimento psicológico; as conseqüências desse despreparo podem ser reconhecidos nos transtornos, traumas, sofrimentos que serão carregados pela vida a fora, como resultado da relação da criança com pais, irmãos, babás, avós, etc.. A Paixão se instala na primeira infância – A fixação é a cristalização da tendência de recorrer ao passado. Acontece da 2ª infância até a adolescência. Traumas e sofrimentos 11

12 Abandono, valorização da identificação com a perda.
Altas expectativas. Críticas, punições, exigência de responsabilidade. Intrusão, desrespeito à privacidade. Instabilidade, imprevisibilidade, incoerência. Relação geradora de lembranças difusas positivas. Valorização exacerbada das características positivas. “Aí todas as recíprocas são verdadeiras em relação à figura da filha com a mãe, do filho com o pai; a posição do filho único, do caçula, do filho do meio, todas estas são circunstâncias a ser profundamente analisadas caso a caso. Não há uma receita mágica e única, cada caso é diferente e vai depender do universo afetivo dos pais com os avós, destes com os bisavós e assim, infinitamente.” Desqualificação em função de outras pessoas. Valorização da força, da combatividade. 12

13 “A mão que embala o berço é a mão que governa o mundo.”
A família não é somente o berço cultural Conflito intrapessoal – mecanismos de defesa - percepção 13

14 Competência Interpessoal
Desenvolvimento de Competência Interpessoal

15 SINAL VERMELHO Instruções
Cada grupo deve analisar as características do Tipo que escolheu e definir 5 aspectos negativos capazes de prejudicar o relacionamento interpessoal. Confeccionar um cartaz e escolher um relator para o grupo. Distribuir cartões com a representação de cada estilo e solicitar que cada participante retire um cartão com a representação de um estilo que não é o seu. Formar grupos de cada estilo. Solicitar que analisem as características do tipo que escolheram e tentem imaginar de que forma um indivíduo com aquelas características podem dificultar o relacionamento em um grupo de trabalho. Solicitar que façam cartazes.

16


Carregar ppt "Competência Interpessoal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google