Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Tânia Maria Rodrigues dos Santos
VARAL DE POESIAS Tânia Maria Rodrigues dos Santos
2
OBJETIVOS Poesia é para todo dia, para pensar ou alegrar a vida. Por isso tem que fazer parte do cotidiano escolar como uma linguagem direta com o leitor.
3
INTRODUÇÃO Tem gente que pensa que poesia é coisa só de apaixonado, o que não é verdade. Aqui, os poetas Mário Quintana, Fernando Paixão e Cecília Meireles conversam entre si. Cada poema pode falar diretamente ao aluno, sem precisar de mais nada. Poesia é uma das mais puras forma de arte que estimula a criatividade e a liberdade de pensamento.
4
POEMA CHINÊS ( Mário Quintana)
O vento. O rio . A asa. A estrada. O joelho . O riso. Com isso poderias compor 999 poemas. Mas basta compor um filho.
5
PERGUNTA INOCENTE ( Mário Quintana)
Mas se as bruxas têm tantos poderes _ por que serão tão velhas, tão feias, tão pobres, tão sujas?
6
A MENINA E AS ASAS ( Fernando Paixão)
Marcolina sabia muitas histórias. Aquelas que mamãe contava outras que lera nos livros também as de sua imaginação. Mas agora torce o nariz quando percebe a repetição: o cavalo de asas, o peixinho de asas, o burro de quatro asas e até as asas de um herói grego derretendo no calor do sol. “Por que tantas histórias iguais?” quer saber Marcolina imaginando a bicharada voar sem direção. “Se todos tivessem asas, que seria do céu?” “Em que pedaço de nuvem dormiria o elefante? Será que o leão, parecido com um anjo, deixaria em paz o veado voador?” Ia ser uma grande confusão. E os passarinhos, coitados, teriam que andar no chão.
7
EPIGRAMA* Nº.1 (Cecília Meireles)
A ventania misteriosa Passou na árvore cor-de-rosa, E sacudiu-a como um véu, Um largo véu, na sua mão. Foram-se os pássaros pra o céu. Mas as flores ficaram no chão. *Poema de poucos versos, mas rico de sentido, muito usado pelos povos antigos.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.