A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VARAL DE POESIAS Tânia Maria Rodrigues dos Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VARAL DE POESIAS Tânia Maria Rodrigues dos Santos."— Transcrição da apresentação:

1

2 VARAL DE POESIAS Tânia Maria Rodrigues dos Santos

3 OBJETIVOS Poesia é para todo dia, para pensar ou alegrar a vida. Por isso tem que fazer parte do cotidiano escolar como uma linguagem direta com o leitor.

4 INTRODUÇÃO Tem gente que pensa que poesia é coisa só de apaixonado, o que não é verdade. Aqui, os poetas Mário Quintana, Fernando Paixão e Cecília Meireles conversam entre si. Cada poema pode falar diretamente ao aluno, sem precisar de mais nada. Poesia é uma das mais puras forma de arte que estimula a criatividade e a liberdade de pensamento.

5 POEMA CHINÊS ( Mário Quintana) O vento. O rio. A asa. A estrada. O joelho. O riso. Com isso poderias compor 999 poemas. Mas basta compor um filho.

6 PERGUNTA INOCENTE ( Mário Quintana) Mas se as bruxas têm tantos poderes _ por que serão tão velhas, tão feias, tão pobres, tão sujas?

7 A MENINA E AS ASAS ( Fernando Paixão) Marcolina sabia muitas histórias. Aquelas que mamãe contava outras que lera nos livros também as de sua imaginação. Mas agora torce o nariz quando percebe a repetição: o cavalo de asas, o peixinho de asas, o burro de quatro asas e até as asas de um herói grego derretendo no calor do sol. Por que tantas histórias iguais? quer saber Marcolina imaginando a bicharada voar sem direção. Se todos tivessem asas, que seria do céu? Em que pedaço de nuvem dormiria o elefante? Será que o leão, parecido com um anjo, deixaria em paz o veado voador? Ia ser uma grande confusão. E os passarinhos, coitados, teriam que andar no chão.

8 EPIGRAMA* Nº.1 (Cecília Meireles) A ventania misteriosa Passou na árvore cor-de-rosa, E sacudiu-a como um véu, Um largo véu, na sua mão. Foram-se os pássaros pra o céu. Mas as flores ficaram no chão. *Poema de poucos versos, mas rico de sentido, muito usado pelos povos antigos.


Carregar ppt "VARAL DE POESIAS Tânia Maria Rodrigues dos Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google