A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Profetas Menores (I) O livro do profeta Jonas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Profetas Menores (I) O livro do profeta Jonas"— Transcrição da apresentação:

1 Os Profetas Menores (I) O livro do profeta Jonas
Estudo 10 – “Veio a palavra do Senhor” A reação do profeta Texto bíblico – Jonas Texto áureo: Jonas 1.12

2 Introdução (I) Jonas Deve ter vivido na época dos 6 últimos reis de Israel (Jeroboão II a Oséias (798 a 722 a.C.). Ver texto em 2Reis O último profeta desta nossa galeria. O mais controvertido personagem bíblico. Para muitos, covarde e fujão. Para alguns poucos, herói.

3 Introdução (II) Jonas é tido como o precursor da obra evangelizadora no Antigo Testamento. Jonas é para o povo judeu do AT aquilo que Paulo foi mais tarde no NT. Jonas foi convencido por Deus para isto. Paulo foi convencido pela própria oposição de seu povo.

4 Introdução (III) Em sua época o reino assírio cresceu muito. Os povos acádios e caldeus que habitavam na Suméria, na Mesopotâmia, começaram a firmar-se como grandes conquistadores, e sua capital, Nínive, tornou-se referência de poder para o mundo da época. Suas ruínas são guardadas hoje na região do Iraque.

5 As suas principais dinastias, com citações bíblicas, foram:
Introdução (IV) As suas principais dinastias, com citações bíblicas, foram: Salmanasar V – 2Reis 17.3 e 18.9 Senaqueribe – 2Reis 18.13 Sargão II – Isaías 20.1 Nos tempos de Jonas, não temos notícia do nome do rei mas seria um filho dessas dinastias.

6 Introdução (V) O livro de Jonas não foi escrito por ele mesmo. Sua história está sendo contada por um dos seus discípulos-profetas. Para alguns comentaristas é o João 3.16 do AT. Para outros é mesmo um “tipo” de Cristo do AT: sai de sua terra, vai para outra terra anunciar a salvação, é dado como morto por 3 dias, ressurge e salva o povo.

7 O livro, em quatro capítulos apenas, pode ser assim dividido:
Introdução (V) O livro, em quatro capítulos apenas, pode ser assim dividido: A chamada do profeta – O seu encontro com o Senhor – O cumprimento de sua missão – A reação do profeta e do Senhor –

8 A leitura do texto bíblico
Como os textos são pequenos em cada estudo, poderemos fazer a leitura versículo a versículo com a classe, fazendo os comentários simultaneamente. A cada versículo a classe poderá ser chamada a participar para melhor exposição e estudo do “por quê” da reação do profeta à ordem do Senhor.

9 O chamado individual do Senhor
Jonas 1.1 O chamado individual do Senhor “Ora, veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo”. O Senhor pode estar chamando você. A mim também. O chamado do Senhor é pessoal e intransferível.

10 O Senhor nos quer atuantes. Não inertes.
Jonas 1.2 O Senhor nos quer atuantes. Não inertes. “Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela; porque a sua malícia subiu até mim” Qual é o desafio que o Senhor está colocando em sua vida. Qual é o clamor do Senhor?

11 Jonas 1.3 A reação do profeta. A sua reação:
“Jonas porém levantou-se para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Tarsis; pagou, pois a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Tarsis, da presença do Senhor” Como você está reagindo à vontade de Deus?

12 A forma pela qual Deus nos fala
Jonas 1.4 A forma pela qual Deus nos fala “Mas o Senhor lançou sobre o mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, de modo que o navio estava a ponto de se despedaçar” Foi desta forma que Deus ensinou a Jonas. Como Deus está ensinando a você?... Será que a dificuldade hoje enfrentada não é a maneira pela qual Deus lhe fala?

13 Jonas 1.5 A reação às intempéries da vida
“Então os marinheiros tiveram medo, e clamavam cada um ao seu deus, e alijaram ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem; Jonas, porém, descera ao porão do navio; e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono.” Qual a sua reação às dificuldades?... Para quem apelas?

14 O desafio do mundo ao redor
Jonas 1.6 O desafio do mundo ao redor “O mestre do navio, pois, chegou-se a ele, e disse-lhe: Que estás fazendo, ó tu que dormes? Levanta-te, clama ao teu deus; talvez assim ele se lembre de nós, para que não pereçamos.” Como o mundo vê a sua atitude de crente? Qual o grau de sua confiança na providência de Deus?

15 Jonas 1.7 A reação do crente ao mundo místico e superticioso
“E dizia cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para sabermos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.” Você acredita em sorte? A mega-sena está acumulada. Você anda em “maré de azar”, ou de sorte?

16 O mundo pode estar a nos requerer uma posição:
Jonas 1.8 O mundo pode estar a nos requerer uma posição: “Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?” O mundo ao seu redor sabe quem você é? O seu vizinho, seu colega, seu amigo, o identificam como crente em Cristo. Você “anda como Cristo andou”?

17 Jonas 1.9 Uma resposta corajosa. Uma identidade revelada;
“Respondeu-lhes ele: Eu sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca” Você se identifica para o mundo como um crente? Ou você vive camuflado diante do mundo? Sua vida testemunha de sua fé?

18 Jonas 1.10 A reação do mundo à sua confissão de fé
“Então estes homens se encheram de grande temor, e lhe disseram: Que é isto que fizeste? Pois sabiam os homens que fugia da presença do Senhor, porque ele lho tinha declarado.” Você assume com coragem a sua posição de crente? Como reagem ao seu redor à “diferença” que você faz?

19 O respeito que a atitude cristã deve grangear:
Jonas 1.11 O respeito que a atitude cristã deve grangear: “Ainda lhe perguntaram: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Pois o mar se ia tornando cada vez mais tempestuoso.” Sua atitude cristã é respeitada? Ou sua crença serve de motivo de ridículo para os demais? Fazem “chacota” da sua fé, ou buscam a sua palavra ou opinião?

20 A coragem do crente. A responsabilidade assumida:
Jonas 1.12 A coragem do crente. A responsabilidade assumida: “Respondeu-lhes ele: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.” Você receonhece os seus erros? Assume sua responsabilidade pelas falhas cometidas? Diante de Deus você se submete à vontade dele?

21 O “prestígio” do crente em face do mundo:
Jonas 1.13 O “prestígio” do crente em face do mundo: “Entretanto os homens se esforçavam com os remos para tornar a alcançar a terra; mas não podiam, porquanto o mar se ia embravecendo cada vez mais contra eles.” Como está a sua reputação diante dos seus vizinhos, amigos e colegas de trabalho? Você angaria respeito entre eles? Eles mudam de assunto quando você chega?

22 A reação do temor a Deus por parte do incrédulo:
Jonas 1.14 A reação do temor a Deus por parte do incrédulo: “Por isso clamaram ao Senhor, e disseram: Nós te rogamos, ó Senhor, que não pereçamos por causa da vida deste homem, e que não ponhas sobre nós o sangue inocente; porque tu, Senhor, fizeste como te aprouve.” O mundo ao redor é chamado a refletir sobre a presença de Deus em nossa vida? Foi isto que aconteceu ali.

23 Jonas 1.15 A submissão do crente à vontade de Deus:
“Então levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria.” Você reconhece quando enfrenta situações adversas que isto talvez tenha sido decorrente de sua desobediência à vontade Deus? Qual o grau de sua dependência do Senhor em face da adversidade? Como você reage?

24 O resultado do testemunho do crente:
Jonas 1.16 O resultado do testemunho do crente: “Temeram, pois, os homens ao Senhor com grande temor; e ofereceram sacrifícios ao Senhor, e fizeram votos.” Seus amigos e vizinhos têm sido convidados por você a virem à igreja? Além do testemunho de sua vida correta e solidária, você tem falado de Cristo? Vejam a reação que o testemunho de Jonas causou.

25 Conclusão Vamos deixar o último versículo do capítulo para a próxima lição. É no capítulo 2 que aquilo que vai acontecer em decorrência deste lançamento ao mar vai ser descrito. Concluamos aqui apenas o seguinte: Você está fugindo da vontade de Deus? Você está assumindo diante dos homens a sua fé? Você reconhece seus erros diante de Deus? E vê as adversidades muitas vezes decorrentes disto?


Carregar ppt "Os Profetas Menores (I) O livro do profeta Jonas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google