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Missão Promover a inclusão social de populações menos favorecidas, utilizando as tecnologias da informação e comunicação como um instrumento para a construção.

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Apresentação em tema: "Missão Promover a inclusão social de populações menos favorecidas, utilizando as tecnologias da informação e comunicação como um instrumento para a construção."— Transcrição da apresentação:

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2 Missão Promover a inclusão social de populações menos favorecidas, utilizando as tecnologias da informação e comunicação como um instrumento para a construção e o exercício da cidadania.

3 Auto- Sustentabilidade Auto-Gestão Proposta Político Pedagógica
Modelo de EIC Auto- Sustentabilidade Auto-Gestão Proposta Político Pedagógica

4 Proposta Pedagógica Transforma o aprender Informática em um meio para promover a discussão de temas da realidade local Incentiva a investigação de soluções para os problemas que afetam a comunidade e a valorização da história, cultura e conhecimento local Estimula a criação de projetos que contribuam para uma transformação social efetiva

5 Inclusão Digital para Inclusão Social
Acesso Eqüitativo Disponibilidade de recursos tecnológicos, físicos, econômicos e materiais Uso com sentido Capacitar para o uso relacionado com o contexto, cultura e necessidades do grupos A técnica passa a ser incorporada ao dia-a-dia de pessoas e comunidades de forma crítica e criativa, gerando novos conhecimentos Apropriação Social

6 Levando TICs para comunidades de baixa renda
EIC EIC CDI Matriz CDI Regional EIC EIC EIC

7 Escritórios de CDIs Regionais no Brasil
1. Maceió - AL 2. Manaus - AM 3. Salvador - BA 4. Fortaleza - CE 5. Médio Jaguaribe - CE 6. Brasília - DF 7. Vitória - ES 8. Goiânia - GO 9. São Luís - MA 10. Paraíba - PB 11. Campo Grande - MS 12. Além Paraíba - MG 13. Belo Horizonte - MG 14. Juiz de Fora - MG 15. Leopoldina - MG 16. Poços de Caldas - MG 17. Altamira - PA 18. Belém - PA 19. Curitiba – PR 20. Londrina - PR 21. Toledo - PR Recife – PE 23. Petrópolis - RJ Rio de Janeiro – RJ Sul Fluminense – RJ Natal - RN 27. Porto Alegre - RS 28. Blumenau - SC 29. Chapecó - SC 30. Criciúma - SC 31. Florianópolis - SC 32. Campinas - SP 33. Piracicaba - SP 34. Santos - SP 35. São José dos Campos - SP 36. São Paulo - SP 37. Aracaju - SE

8 Presença Internacional do CDI
Luanda (Angola) Buenos Aires (Argentina) Santiago (Chile) Bogota (Colombia) Guatemala City (Guatemala) Tegucigalpa (Honduras) Tokyo (Japan) Mexico City (Mexico) Monterrey (Mexico) Johannesburgo (South Africa) Montevideu (Uruguai)

9 CDI Hoje 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 Escolas 11 31 54 117 208 379 702 833 837 Alunos (ano) 1540 5880 11,900 23,940 45,500 82,180 138,728 214,620 38,920 Acumulado 7420 19,320 43,260 88,760 170,940 322,280 536,900 575,820 Educadores 22 62 108 234 416 758 1404 1666 1,674 Voluntários 20 47 57 140 250 415 842 1000 1.004 Computadores 70 136 315 863 1040 1895 3510 4165 4185

10 Cenário de Inclusão Digital
No mundo existem cerca de 580 milhões de internautas (menos de 10,5% da população mundial) No Brasil, apenas 12,46% da população tem acesso a computadores, 8,31% à Internet e 97,24% dos incluídos digitais estão concentrados em áreas urbanas (Fonte: Mapa da Exclusão Digital, CDI, FGV, Sun e USAID) Apenas 6% das cidades brasileiras possuem provedor local de Internet (Fonte: IBGE/2002) A chance de possuir um computador é 338% maior para brancos do que para não-brancos (Fonte: Mapa da Exclusão Digital) Segundo a ONU, o Brasil é o 65º colocado entre os países com maior acesso digital A mensalidade cobrada pelos provedores de acesso à Internet ainda é muito alta no país --consome 11,8% da renda média mensal do brasileiro

11 Reconhecimentos World Technology Awards Empreendedorismo Social
Doutor Honoris Causa DePaul University Top Social 2003 ADVB Prêmio UNESCO 2002, Comunicação e Informação Empreendedor Social de Destaque Schwab Foundation Prêmio Banco Mundial de Cidadania Tecnologia Social Efetiva Fundação Banco do Brasil Certificado de qualidade para experiências com jovens em situação de risco social Prêmio Ashoka Mckinsey, menção honrosa em captação de recursos GAZETA MERCANTIL Líder Social do Brasil

12 Reconhecimentos Um dos seis “Local Heroes” CNN International
CDI é reconhecido como uma das 6 iniciativas altamente qualificadas no combate à exclusão digital. Líder Avina Prêmio Humanitário do Ano, Revista Latin Trade Prêmio Criança, Fundação Abrinq Um dos 20 Líderes da Internet na América Latina CDI é o único projeto de tecnologia a participar. Um dos 50 líderes na América Latina parao terceiro milênio. Membro da Ashoka Foundation

13 Mantenedores

14 Apoiadores

15 Perfil dos Alunos Perfil del Estudante
65% dos estudantes têm entre 10 e 18 anos 56% são mulheres 65% são negros 63% não têm nenhuma receita financeira 29% têm uma renda mensal entre um e dois salários mínimos 65% de los estudantes tienen entre 10 y 18 años 56% son mujeres 65% son negros 63% no tienen ningun fuente de renda 29% reciben cerca de 1 a 2 veces el salario mínimo Brasileño (US$ 70) Fonte: Iser

16 Impacto Impacto 90% acreditam que os cursos superaram suas expectativas 87% consideram que os cursos contribuíram para mudanças positivas em suas vidas 90% pretendem continuar nos cursos 79% tem esperança de conseguir um emprego Fonte: ISER

17 O que as Empresas podem fazer pela Inclusão Digital
Realização: Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e CDI - Patrocínio: ALSTOM e Sadia

18 O que as Empresas podem fazer pela Inclusão Digital
- Discute e reúne formas de promover a inclusão digital como ação de responsabilidade social empresarial, incentiva a produção e a troca de conhecimento nas comunidades localizadas nas áreas de entorno das empresas, estimula e influencia a busca de auto-sustentabilidade das comunidades. - Fornece dicas profissionais e de implementação de programas, além de compartilhar experiências bem-sucedidas de empresas de diversos portes e setores da economia que servem de benchmark para outras iniciativas. Visa orientar o empresário a identificar diretrizes e promover soluções criativas e inovadoras, muitas vezes em parceria com instituições do primeiro e do terceiro setor.

19 O que as Empresas podem fazer pela Inclusão Digital
Critérios de Seleção dos Casos maturidade da experiência resultados obtidos qualidade da iniciativa nas áreas de comunicação, tecnologia e educação diversidade de investimento social em inclusão digital ação filantrópica x investimento social mescla de casos de empresas de tecnologia da informação e de outros setores

20 O que as Empresas podem fazer pela Inclusão Digital
Para um acesso Real Disponibilidade de infra-estrutura Preços acessíveis Capacitação técnica Educação Conteúdo relevante Integração ao dia-a-dia

21 O que as Empresas podem fazer pela Inclusão Digital
O computador na empresa Doação de máquinas e equipamentos Presença na comunidade Capacitação e emprego Voluntariado Inclusão de portadores de necessidades especiais Parcerias com governo e terceiro setor Roteiro para uma política de inclusão digital corporativa

22 Roteiro para uma Política de Inclusão Digital Corporativa
Identifique parceiros Sensibilize a empresa Defina objetivos claros Faça um diagnóstico

23 Roteiro para uma Política de Inclusão Digital Corporativa
Dentro da Empresa Diagnóstico interno Defina uma política de inclusão digital fácil de ser implantada Envolva os funcionários Estabeleça metas quantitativas e qualitativas Incentive os funcionários a buscar a inclusão digital de seus familiares Estimule o voluntariado corporativo

24 Roteiro para uma Política de Inclusão Digital Corporativa
Na Comunidade Aproxime-se da comunidade Avalie os recursos necessários Mobilize os funcionários e colaboradores Defina responsabilidades Avalie periodicamente os resultados Compartilhe sua avaliação

25 Roteiro para uma Política de Inclusão Digital Corporativa
Na Sociedade Doação de computadores Sensibilização para o voluntariado Patrocínio Definição de políticas Setoriais Apoio para políticas públicas

26 METODOLOGIA “As técnicas não possuem, por si só, a capacidade de transformar uma sociedade. São os homens conjugados à técnica que operam mudanças. Portanto, o trabalho do educador não deve esgotar-se no domínio da técnica, já que esta não existe sem os homens e estes não existem fora da história, fora da realidade que devem transformar.” Paulo Freire

27 www.cdisaopaulo.org.br www.cdi.org.br
Daniel Marinho, Coordenador de Comunicação do CDI-SP Tel.: (11) ramal 23


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