A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF.: FRANCINEY MIRANDA. Um pouco de história Números negativos? Foi difícil aceitação da ideia da existência de números negativos. Os próprios gregos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF.: FRANCINEY MIRANDA. Um pouco de história Números negativos? Foi difícil aceitação da ideia da existência de números negativos. Os próprios gregos,"— Transcrição da apresentação:

1 PROF.: FRANCINEY MIRANDA

2 Um pouco de história Números negativos? Foi difícil aceitação da ideia da existência de números negativos. Os próprios gregos, na Antiguidade, reconhecidos como grandes pensadores e responsáveis pelo desenvolvimento dado à Geometria, não conheciam o número negativas. Mas os hindus do século VII já usavam quantidades negativas.

3 Um deles, chamado Bramagupta, estabeleceu regras de sinais para operar com números negativos, envolvendo esses números em um pequeno círculo ou usando um apóstrofo sobre eles, para distingui-los dos demais. Outro notável matemático hindu, Bháskara, interpretava os números negativos como perda ou dívida, Entretanto, os hindus se recusavam a aceitar que quantidades negativas pudessem ser expressas pela ideia de número. Os árabes, divulgadores e continuadores da cultura matemática hindu, não trouxeram nenhum acréscimo a essa questão.

4 Foi somente por volta do século XIII que o Leonardo de Pisa, conhecido como Fibonacci, em uma obra sobre Álgebra, interpreta a resposta negativa de um problema como número. O problema pedia o lucro de um comerciante. Fibonacci afirmou Este problema não tem solução, a menos que interpretemos a dívida como sendo um número negativo Assim, pouco a pouco, os números negativos foram aceitos como números até que, em 1659, letras foram usadas pela primeira vez para representar tanto os números positivos quantos os negativos.

5 Em algumas situações de nosso dia a dia, precisa- mos utilizar outros números, além dos naturais. Termômetros marcaram -2º C em Vacaria durante a madrugada desta terça-feira. Instabilidade retorna ao Rio Grande do Sul. EXEMPLOS:

6 Confira a seguir a projeção de temperatura mínima para o amanhecer da terça-feira (22) no Rio Grande do Sul a partir dos dados processados pela MetSul Meteorologia nas últimas horas: Região Menor temperatura prevista Porto Alegre - Centro 5ºC Porto Alegre - Aeroporto3ºC Grande Porto Alegre0ºC Aparados da Serra -6ºC Serra -4ºC

7 EXEMPLOS: Carioca 2011

8 EXEMPLOS: A fossa das Marianas, localizada no centro do Pací- fico, possui 11000m de profundidade em relação ao nível do mar. Esse é o ponto mais profundo do nosso planeta Terra.

9 EXEMPLOS: O pico da Neblina é a montanha mais alta do Brasil, com aproximadamente 2 993m de altitude.


Carregar ppt "PROF.: FRANCINEY MIRANDA. Um pouco de história Números negativos? Foi difícil aceitação da ideia da existência de números negativos. Os próprios gregos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google