A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vírus. O Pulso O pulso ainda pulsa Peste Bubônica, câncer, pneumonia Raiva, rubéola, tuberculose, anemia Rancor, cisticercose, caxumba, difteria O pulso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vírus. O Pulso O pulso ainda pulsa Peste Bubônica, câncer, pneumonia Raiva, rubéola, tuberculose, anemia Rancor, cisticercose, caxumba, difteria O pulso."— Transcrição da apresentação:

1 Vírus

2 O Pulso O pulso ainda pulsa Peste Bubônica, câncer, pneumonia Raiva, rubéola, tuberculose, anemia Rancor, cisticercose, caxumba, difteria O pulso ainda pulsa (pulsa) Hepatite, escarlatina, estupidez, paralisia Toxoplasmose, sarampo, esquizofrenia Úlcera, trombose, coqueluche, hipocondria Sífilis, ciúmes, asma, cleptomania E o corpo ainda é pouco Reumatismo, raquitismo, cistite, disritmia Hérnia, pediculose, tétano, hipocrisia Brucelose, febre tifóide, arteriosclerose, miopia Catapora, culpa, cárie, câimbra, lepra, afasia O pulso ainda pulsa O Corpo ainda é pouco Quais doenças você conhece? Quais são causadas por parasitas como vírus, bactérias ou vermes? Quais doenças tem origem psicológica? Por que estão relacionadas como se fossem doenças

3 Você notou que os vírus não estão classificados em nenhum 5 reinos. O que precisa ter para ser considerado ser vivo? Células

4 Os vírus não possuem células. São compostos de uma ou mais cápsulas de proteínas(chamada de capsídeo) com material genético dentro. Podem possuir lipídeos e gorduras o envolvendo, formando o envelope.

5 Somente podem ser vistos com auxilio de Microscópio eletrônico

6

7 Reprodução dos Vírus São específicos Quando não estão em atividade são chamados de vírions

8 Muitas vezes passa desapercebidos por serem constituídos de matérias semelhantes aos das nossas células Muitas vezes passa desapercebidos por serem constituídos de matérias semelhantes aos das nossas células São muito associados a doenças São muito associados a doenças Também tem ação em bactérias, plantas e outros seres vivos; Também tem ação em bactérias, plantas e outros seres vivos; Não possuem Reino mas possuem classificação. Não possuem Reino mas possuem classificação.

9 Aids ou Sida

10

11

12 Vacina – Método de Prevenção 1796 – Médico edward Jenner aplicando vacina em criança. Ele verificou que pessoas que lidavam com o gado pegavam a forma animal da doença que era mais fraca. Coletou pus da feridas de doentes com a varíola bovina e injetou numa criança, que ficou um pouco doente mas se recuperou logo. Depois disso observou-se que o garoto não pegava a varíola.

13 Terapia Gênica.

14 Reino Monera

15 Composto por seres unicelulares e procariontes. Heterótrofos ou Autótrofos. Podem possuir sistema locomotor.

16 Dividido em 2 grupos Archae(Arqueobactérias) Bactérias resistentes, sobrevivem em condições extremas, como alta salinidade, altas temperaturas e até mesmo pantânos, muitas podem produzir o gás metano. Bactéria(eubactéria) Demais bactérias mais comuns e causadoras de doenças

17 São classificadas de acordo com seu formato

18 Cocos Meningococo

19 Bacilos Bacilo Antraz

20 Vibriões Vibrião causador da Cólera

21 Esporos

22 Reprodução bactérias. Assexuada - Bipartição

23 Reprodução Bactérias Sexuada - Conjugação

24 Cianobactérias. Unicelulares, procariontes e autótrofos. Importantes para o equilíbrio ecológico.

25

26 Bactérias Decompositoras Pegam matéria orgânica sem vida e transformam em moléculas simples que são liberadas para ambiente e podem ser utilizadas por outros seres.

27 Também são úteis para: Produção de Húmus Digestão de celulose

28 Bactérias comensais

29 Produtos com bactérias comensais Cientistas testam bactérias que consigam degradar com agrotóxicos, metais pesados, petróleo.

30 Outras utilizações de bactérias. Confecção de medicamentos. Industria do queijo, iogurte. Vinagre

31 Bactérias parasitas

32 Cólera Causada pela Bactéria Vibrio cholerae; Transmitida através da ingestão da água contaminadas ou alimentos, e contato direto com fezes; Os sintomas são: infecção intestinal com diarréias intensas que leva a desidratação que pode levar a morte. Prevenção: Higiene pessoal e dos alimentos, cuidados com a água, saneamento básico, tratamento dos doentes. (não há vacina eficaz) (não há vacina eficaz)

33

34 Tuberculose A tosse, o espirro e até mesmo a fala podem transmitir a bactéria conhecida com bacilo de Koch de uma pessoa para outra. Na maioria dos casos, atinge os pulmões mas pode chegar a outros orgãos. A vacina BCG é a principal forma de prevenção. O tratamento é gratuito e eficaz.

35 Tétano O bacilo entra no corpo atraves de ferimentos ocasionados por objetos contaminados por terra, poeira e fezes, especialmente objetos enferrujados. Quando instalado, o bacilo causa problemas no sistema nervoso, principalmente fortes contrações musculares e dores. Há vacina contra o tétano.

36 Reino Protista Protozoários - Seres unicelulares, heterótrofos, eucariontes Podem ser de vida livre ou parasitas; Classificados de acordo com a forma de locomoção: Flagelados, Ciliados, Esporozoários e Rizópode.

37

38 Algumas doenças causadas por protozoários: Doença de Chagas Causa pelo Trypanossoma cruzi, transmitida pelo inseto Barbeiro pelo contato de suas fezes contaminadas com ferimento ou membrana dos olhos ou alimentos contaminados(casos do açai e caldo de cana). Se instalam nas células principalmente afetando o coração. Prevenção: Combate ao inseto transmissor, melhora das condições de moradia, preservação da fauna e da flora.

39

40 Malária Causada por um protozoário do Gênero Plasmodium. Transmitida através da picada da fêmea do mosquito Anopheles contaminada. Causa febre alta devido a proliferação do protozoário na células. Prevenção: Combate ao mosquito transmissor, uso de repelente e tela mosquiteiro em janelas;

41

42 Reino Protista - Algas Seres autótrofos, uni ou pluricelulares e eucarionte; Ficam em ambientes aquáticos de água doce, salgada ou salobra; São a base da cadeia alimentar aquática e produzem a maioria do oxigênio presente na atmosfera já que não consomem muito; São classificadas em diversos grupos principalmente de acordo com a coloração: Pardas, Vermelhas, Verdes, Marrons.

43 Utilização das Algas. São utilizadas na culinária japonesa para fazer sushi, sashimi e temake; O Ágar recebe as mais diversas finalidades sendo utilizada na industria alimentícia (doces, geléias e bolos), química (meios de cultura, cosméticos)

44


Carregar ppt "Vírus. O Pulso O pulso ainda pulsa Peste Bubônica, câncer, pneumonia Raiva, rubéola, tuberculose, anemia Rancor, cisticercose, caxumba, difteria O pulso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google