A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ESPAÇO RURAL AULA 01 – AGROPECUÁRIA 6 a série. Antes de passar para o próximo slide, pegue seu ATLAS, seu CADERNO, uma CANETA e abra o seu LIVRO DIDÁTICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ESPAÇO RURAL AULA 01 – AGROPECUÁRIA 6 a série. Antes de passar para o próximo slide, pegue seu ATLAS, seu CADERNO, uma CANETA e abra o seu LIVRO DIDÁTICO."— Transcrição da apresentação:

1 O ESPAÇO RURAL AULA 01 – AGROPECUÁRIA 6 a série

2 Antes de passar para o próximo slide, pegue seu ATLAS, seu CADERNO, uma CANETA e abra o seu LIVRO DIDÁTICO vol.2 na página 32. As perguntas em AMARELO devem ser respondidas no CADERNO com ENUNCIADO. Essas perguntas serão cobradas como TAREFA logo após a volta as aulas.

3 Olá… Seja bem vindo a nossa 1 a aula sobre o meio rural. Hoje iremos estudar a agropecuária. Já pegou todo o seu material ??? Então boa aula !!!

4 Nesta aula iremos estudar o espaço rural. Iremos analisar a ocupação do espaço geográfico brasileiro pela atividade agropecuária. Como você sabe, a agricultura e a pecuária são atividades econômicas muito importantes para a sobrevivência do ser humano.

5 E qual é a importância da agricultura e da agropecuária?

6 É por meio da agropecuária, que são produzidos os alimentos e a matéria-prima para as indústrias, como a carne para os frigoríficos, o algodão para a indústria têxtil, milho para a indústria alimentícia, o mate para a indústria de bebidas, entre outros.

7 Mas afinal, você sabe o que é agropecuária? Você não vai acreditar... Tem uma vaca que fala dançando aqui do meu lado.

8 Agropecuária é toda a atividade do espaço rural relacionada a agricultura e a criação de animais, além dos seus modos de produção.

9 O Modo de produção na agropecuária está baseada em alguns critérios: A disponibilidade dos recursos naturais: água, terreno fértil e clima; Padrão comum a área: existem áreas que tradicionalmente são produtoras de café, enquanto outras produzem soja, arroz, feijão, milho, cana-de-açúcar, entre outros.

10 Baseados nesses critérios, têm-se os seguintes sistemas de produção agropecuária, que são: Sistema intensivo Sistema extensivo Antes de passar para o próximo slide, pense e responda: Qual é a diferença entre os dois sistemas acima? Só passe para o próximo slide quando responder esta pergunta.

11 Sistema intensivo Nesse sistema é empregado o capital (dinheiro) e a tecnologia. Sistema Extensivo Nesse sistema o elemento mais importante é a terra, porque ela é a base para se praticar a agropecuária.

12 Na pecuária também dividimos a produção em extensiva e intensiva. Pecuária intensiva Nesse tipo de pecuária os investimentos são elevados. O animal é criado em pequenos espaços (confinado) e com ração balanceada. A produtividade deste tipo de pecuária é elevada e o produto final é de melhor qualidade. Pecuária extensiva Neste tipo de sistema o gado é criado solto em grandes pastagens naturais. Não há uma alimentação balanceada, porque é o próprio animal que vai à procura do seu alimento. Observe as fotos a seguir destes dois sistemas de produção:

13 Pecuária intensiva

14 Pecuária extensiva

15 Os rebanhos podem ser divididos em: Bovino bois Ovino ovelhas Caprino cabras Suinos porcos Equinos cavalos Muares mulas Asininos asnos ou burros Bufalos búfalos

16 Para que você possa compreender melhor a pratica do sistema intensivo, assista o vídeo a seguir, acessando os links abaixo: Eu recomendo assistir !

17 1) Qual é a diferença entre agricultura e pecuária? 2) Qual é a importância dessas atividades econômicas? 3) Quais são os critérios dos modos de produção? 4) Qual é a diferença entre o sistema intensivo e o sistema extensivo? 5) Quais características você observou nos filmes que os caracterizem como produção intensiva? 6) O vídeo 2 mostrou como é praticada a ordenhadeira mecanica. Faça um breve comentário sobre esse assunto em seu caderno. OBAAAAA !!! ATIVIDADES… Copie o enunciado das questões abaixo em seu caderno e responda:

18 A Agropecuária pode ser dividida em: Comercial ou empresarial, Subsistência ou familiar e Coletivista. Acompanhe esse conteúdo na página 39 do seu livro didático.

19 Você sabe de que maneira é praticada a agropecuária comercial? Ela é realizada em grandes propriedades, com aplicação de capital, mão-de-obra assalariada e objetivando alta produção e grandes lucros.

20 A Agricultura de subsitência é praticada em pequenas propriedades, com baixos investimentos, pouca tecnologia e a mão- de-obra é basicamente familiar. Reunimos nossas famílias aqui para que você possa entender que a mão de obra de subsistência é familiar… Toda a família reunida, entendeu?

21 A agricultura coletiva visa obter maior funcionalidade da produção agropecuária, isto é, maior produtividade e qualidade. As casas e benfeitorias são construídas em sistema de mutirão. A terra que o grupo possui é trabalhada coletivamente. Não é apenas de uma família, é de um grupo inteiro.

22 7) O que é agricultura comercial? 8) O que é agricultura de subsitência? 9) O que é agricultura coletiva? 10) Como se chamam os rebanhos de: - Cavalos - Búfalos - Mulas - Cabras OBAAAAA !!! MAIS ATIVIDADES… Copie o enunciado das questões abaixo em seu caderno e responda:

23 Que pena, já acabou… Levanta a mão quem gostou da aula. Se você estudou direitinho, agora é hora de relaxar. Então me diga: Como faço para identificar uma vaca normal de uma vaca louca??? Quer saber? Então clica neste link e ouça… acao/7/Vaca-Louca.html Até a próxima aula…

24 A seguir cenas da próxima aula: Monocultura e policultura Minifúndio e latifúndio Rotação de culturas Agrobusiness


Carregar ppt "O ESPAÇO RURAL AULA 01 – AGROPECUÁRIA 6 a série. Antes de passar para o próximo slide, pegue seu ATLAS, seu CADERNO, uma CANETA e abra o seu LIVRO DIDÁTICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google