A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMÉRICA LATINA AULA 01 – A DITADURA E A DEMOCRACIA PÓS-FIDEL 7 a série.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMÉRICA LATINA AULA 01 – A DITADURA E A DEMOCRACIA PÓS-FIDEL 7 a série."— Transcrição da apresentação:

1 AMÉRICA LATINA AULA 01 – A DITADURA E A DEMOCRACIA PÓS-FIDEL 7 a série

2 Antes de passar para o próximo slide, pegue seu ATLAS, seu CADERNO, uma CANETA e abra o seu LIVRO DIDÁTICO vol.2 na página 32. As perguntas em AMARELO devem ser respondidas no CADERNO com ENUNCIADO. Essas perguntas serão cobradas como TAREFA logo após a volta as aulas.

3 Olá… Seja bem vindo a nossa 2 a aula sobre a geopolítica da América latina. Hoje iremos continuar nossos estudos sobre Cuba e sua história de revoluções e desafios, principalmente frente ao capitalismo estadunidense. Para isso é preciso que você já tenha estudado direitinho a 1 a aula. Já estudou??? Então prepare-se, pois hoje é o meu companheiro Che que irá te contar como foi esse período. Pegue o seu material e boa aula !!!

4 Na aula passada vimos que a ilha de Cuba foi descoberta por nós, espanhóis, e que ficou sob nosso domínio até o início do século XX, quando enfim conquistaram sua independência. Para isso contaram com o apoio dos Estados Unidos, após aquela explosão misteriosa do US Maine… E claro, não podíamos deixar de falar como eu e meus companheiros Fidel, Raul e Cienfuegos, tomamos o poder em Havana no dia 1 o de janeiro de 1959, logo após a fuga de Batista do país. Vimos ainda que o país passou por um longo período de ditadura com Fulgêncio Batista. Foi quando eu entrei em ação…

5 A Era Castrista em Cuba tem início em 1959 e conta com o apoio dos Estados Unidos. E se você pensou mas Fidel Castro não era socialista?, lembre-se que quem tinha tendências socialistas era Fulgêncio Batista. A coisa que já não estava boa no início… …vai piorar com o embargo econômico. Porém, Fidel investiu no país, começando por nacionalizar as empresas estadunidenses. Daí o cenário começa a mudar. Os Estados Unidos então corta a compra do açucar cubano. É o primeiro ato estadunidense contra a economia cubana. E para não deixar a economia do seu país despencar, Fidel busca apoio junto a União Soviética.

6 Os Estados Unidos então organizam uma tentativa de golpe contra Fidel. Para isso se utilizam de exilados cubanos nos Estados Unidos. Recrutas treinados pela CIA invadem a Baía dos Porcos em abril de Foi um fracasso. Em torno de 300 deles morreram e 1200 foram aprisionados num estádio de Havana. Eram na maioria soldados do ex-ditador Batista. Fidel Castro tentou trocá-los por tratores, sendo um trator para cada 50 soldados, devolvendo-os assim à Miami. Fidel não conseguiu os tratores, mas recebeu US$ 50 milhões em alimentos e medicamentos, pela libertação dos exilados. Foi um adversário duro, mas saímos vencedores. Para saber mais deste episódio da história cubana clique em

7 A aproximação de Cuba com a União Soviética desagradou ainda mais os Estados Unidos, pois esses dois países estavam em plena Guerra Fria. A URSS declarou abertamente apoio militar a Cuba. Num dos momentos mais marcantes da Guerra Fria, os soviéticos começam a colocar um plano secreto de instalar mísseis na ilha de Fidel. Porém, o plano do presidente soviético Nikita Kruchev é descoberto pelos Estados Unidos. O presidente John Kennedy decreta embargo naval a Cuba, impedindo cargueiros soviéticos de desembarcarem. Além disso os estadunidenses ameaçam bombardear a ilha e possíveis rampas de lançamento de mísseis. Kruchev acaba cedendo e os navios retornam para o outro lado do Atlântico. A crise dos mísses será para sempre lembrada como o episódio mais tenso da Guerra Fria, pois faltou pouco para o mundo mergulhar numa guerra nuclear. Para saber mais sobre esse episódio, leia duas matérias fantásticas da Revista Veja de outubro de Basta clicar em dos-misseis/especial-capa-eua-urss.shtml ou dos-misseis/especial-capa-eua-urss.shtml Ficou bem na capa hein companheiro? Aliás, esta matéria está muito boa mesmo. Recomendo!

8 As tendências socialistas de Fidel, a aproximação de Cuba com a União Soviética, a fracassada invasão na Baía dos Porcos e agora a possibilidade de mísseis a menos de 150 km de seu território, fez com que os Estados Unidos tomassem uma providência drástica: decretou um embargo econômico a Cuba. Para piorar, pressionou a OEA – Organização dos Estados Americanos – a expulsar Cuba do grupo. A União Soviética caiu em 1991 e o socialismo perdeu força, mas o embargo se manteve. Os estadunidenses alegam que este embargo hoje se mantém porque Fidel Castro desrespeita os direitos humanos. Na época, todo país que fizesse comércio com a ilha de Fidel poderia ter suas relações cortadas com os Estados Unidos. O embargo se mantém, mas ainda bem que hoje as coisas não são tãããão severas… Senhor Fidel, estamos aguardando a verdadeira democracia em Cuba. Queria a presidência Sr. Raul? Segura essa então…

9 Os Estados Unidos são hoje o sétimo país que mais exporta alimentos a Cuba. Isso porque uma lei criada no ano de 2000 nos Estados Unidos permite que o país exporte alimentos e medicamentos a ilha de Fidel. O embargo trouxe pontos negativos para Cuba, mas para alguns, isso até foi bom para Fidel. Cuba não tem uma situação boa porque o socialismo não deixa o país se desenvolver. E durante todos esses anos Fidel colocou a culpa desse subdesenvolvimento no tal embargo. Daí o resto do mundo fica contra a gente. Outra coisa positiva a favor de Fidel foi o fato de que Cuba ganhou inúmeros aliados, principalmente na América Latina. Concorda comigo camarada Evo? Concordo sim camarada Chavez. E enquanto isso, a popularidade dos Estados Unidos está caindo cada vez mais aqui na América Latina.

10 A queda do muro de Berlim e o consequente fim da União Soviética desestabilizaram Cuba. Como a abertura econômica não era possível devido ao embargo, o país abriu suas portas para os turistas na tentativa de buscar algum dinheiro. Deu certo. Cuba é hoje um dos destinos turísticos mais procurados do Caribe.

11 Em 2009 a OEA – Organização dos Estados Americanos revogou a resolução de 1962 que excluía Cuba do grupo. Porém, o presidente dos Estados Unidos já deixou claro que o embargo econômico só acaba quando a democracia retornar ao país. E isso, Fidel Castro já deixou claro que enquanto ele estiver vivo não vai acontecer… Queremos democracia senhor Fidel… Democracia??? Mas nós temos uma democracia. Não temos??? Ééé… ãh… bem… hummm… Que tal resolvermos algumas atividades hein? Melhor do que ficarmos aqui discutindo essas coisas de… de… de… ééé… hummm… ãh… Bem, vamos as tarfeas…

12 ATIVIDADES Nos próximos dois slides ainda tem duas charges para você interpretar. Ah, e não esqueça de copiar o enunciado destas questões em seu caderno, hein… 1. Conte de forma resumida como foi a passagem de poder de Fulgêncio Batista para Fidel Castro. 2. Por que os Estados Unidos deixaram de apoiar o regime de Fidel Castro? 3. O que foi a chamada invasão da Baía dos Porcos? 4. O que foi a crise dos mísseis e porque Cuba era tão importante para Nikita Kruchev durante a Guerra Fria? 5. O que é um embargo econômico? 6. Qual era a principal finalidade do embargo econômico imposto a Cuba pelos Estados Unidos? 7. Qual é a atual situação de Cuba em relação a OEA? 8. Embora não tenha conseguido acabar com a pobreza no país, o regime de Fidel Castro deu ao povo cubano uma das maiores taxas de escolaridade e de saúde do continente americano. Justifique essa afirmação utilizando citações existentes em seu livro didático.

13 Para entender o contexto da charge, assista ao vídeo que está no link abaixo e veja o que eu acho dessa tal democracia cubana. Agora você vai ver duas charges sobre Cuba. A primeira é esta, sobre a democracia em Cuba. Entenda o contexto e interprete-as em seu caderno.

14 Clique no link abaixo que eu vou explicar o contexto desta charge para você. cuba-deixa-de-ser-patinho-feio-das-americas-diz-lula asp cuba-deixa-de-ser-patinho-feio-das-americas-diz-lula asp Depois de ler a opinião do companheiro Lula, clique no link abaixo para saber o que eu achei de tudo isso. Leia o contexto e interprete a charge em seu caderno.

15 Para que você possa entender mais sobre a situação em Cuba, recomendo que você assista a alguns vídeos, principalmente os primeiros. É só clicar nos links abaixo… E não esqueça de conferir a data do vídeo antes de assisti-lo. Pequeno histórico de Fidel Castro: A atual situação de Cuba: Novo filme conta a história de Che Guevara: A atual relação entre EUA e Cuba: Americanos visitam autoridadaes Cuba: Fidel usa broche com bandeira dos Estados Unidos: Discurso de Fidel em 2006: Fidel volta a criticar Obama: 50 anos da Revolução: OEA aprova retorno de Cuba: Ei, alguém aí viu o companheiro Che? Ele sumiu… Onde será que ele se meteu desta vez???

16 Ôôô vidão… Hehehe… Até a próxima aula...


Carregar ppt "AMÉRICA LATINA AULA 01 – A DITADURA E A DEMOCRACIA PÓS-FIDEL 7 a série."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google