A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

América latina AULA 01 – A DITADURA E A DEMOCRACIA 7 a série.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "América latina AULA 01 – A DITADURA E A DEMOCRACIA 7 a série."— Transcrição da apresentação:

1 América latina AULA 01 – A DITADURA E A DEMOCRACIA 7 a série

2 Antes de passar para o próximo slide, pegue seu ATLAS, seu CADERNO, uma CANETA e abra o seu LIVRO DIDÁTICO vol.2 na página 32. As perguntas em AMARELO devem ser respondidas no CADERNO com ENUNCIADO. Essas perguntas serão cobradas como TAREFA logo após a volta as aulas.

3 Olá… Seja bem vindo a nossa 1 a aula sobre a América latina. Hoje iremos estudar Cuba e sua história de revoluções e desafios, principalmente frente ao capitalismo estadunidense. Já pegou todo o seu material ??? Então boa aula !!!

4 Cuba é uma ilha do Caribe que foi descoberta por Cristóvão Colombo em 24 de outubro de 1492, em sua primeira viagem ao Novo Mundo. Este país permaneceu sob domínio espanhol até 1902, quando conquistou sua independência com a ajuda dos Estados Unidos. Quer saber o que a explosão do US Maine tem a ver com a independência de Cuba? Então leia a introdução e o capítulo Entre dois impérios do texto que está no link São os cinco primeiros parágrafos apenas e uma das perguntas da nossa tarefa é sobre este texto. Se o próprio Colombo está recomendando, clica lá e leia...

5 Após a independência, Cuba passou de um país dominado pelos espanhóis para um país dependente dos Estados Unidos. De 1902 a 1933 vigorou a Emenda Platt, que dava aos Estados Unidos o direito de invadir Cuba a qualquer momento em que os seus interesses econômicos fossem ameaçados. Em 1933, após um golpe militar, assume o poder Fulgêncio Batista. Com tendências socialistas, Batista desagrada os Estados Unidos, que irá a partir de agora tentar derrubá-lo do poder a todo custo, principalmente após a Segunda Guerra Mundial. Da pra acreditar nisso????? Que independência é essa? Viva Cuba!!!

6 Em 26 de julho de 1953 alguns revolucionários tentam tomar o quartel general de La Moncada, mas fracassam. Fulgêncio Batista manda fuzilar alguns e condena outros a prisão. Entre eles está o estudante de direito Fidel Castro Ruz. Em seu julgamento ele fala uma de suas frases mais famosas: Outra tentativa de tomada de poder ocorreu em 29 de abril de Mas também fracassou. Fidel foi então exilado no México, onde conhece o médico argentino Ernesto Che Guevara e onde organiza o MR-26 (Movimento Revolucionário 26 de julho). De lá, Fidel e seus companheiros partem para Cuba a bordo do Iate Granma. Em 1956 os revolucionários montam sua base em Sierra Maestra. A história me absolverá… Iate Granma, que inspirou o nome do jornal de maior circulação em Cuba hoje.

7 Em abril de 1958 o ditador Fulgêncio Batista decide impôr uma ofensiva contra os revolucionários em Sierra Maestra. Mas os 10 mil soldados de Batista são derrotados pela guerrilha o exército de Fidel contra-ataca. Aos poucos os revolucionários vão ganhando terreno. O descontentamento da população com Batista foi um fator importante de auxílio aos revolucionários. O apoio estadunidense também é fundamental para o sucesso dos guerrilheiros. Em 1 o de janeiro de 1959 Fulgêncio Batista abandona o poder e foge do país. Fidel Castro, seu irmão Raul Castro, o médico argentino Ernesto Che Guevara, o amigo e general Camilo Cienfuego e todos os seus comendados assumem o poder em Havana. É o início de uma nova era em Cuba. 1. O ditador Fulgêncio Batista 2. O revolucionário Fidel Castro 3. Protesto nas ruas de Havana contra o ditador Batista 4. Camilo Cienfuegos e Ernesto Che Guevara 5. Ernesto Che Guevara 6. Revolucionários liderados por Fidel Castro comemoram a tomada do poder em Cuba em 1959.

8 Quanto ao meu irmão Raul Castro, este é outra história. Sempre esteve ao meu lado em Cuba e quando eu estiver me aposentando eu passo o cargo para ele. Mas isso somente em algum slide lá pra frente… Logo após nossa revolução, no dia 28 de outubro de 1959, o avião que meu amigo Camilo Cienfuegos viajava desapareceu sobre o mar e nunca mais foi encontrado. Desde então, todo os anos no dia 28 de outubro, uma multidão de crianças atiram flores ao mar em sua homenagem. É uma forma do governo cubano manter sempre viva a imagem de um dos maiores líderes da Revolução de Outro herói da Revolução foi meu amigo Che. Coitado, morreu fazendo revolução lá na Bolívia. Foi cercado e capturado em 8 de outubro de 1967 e executado no dia seguinte pelo soldado boliviano Mário Terán, a mando do Coronel Zenteno Anaya, na aldeia de La Higuera

9 Antes É meus amigos, fizemos a revolução. Exatamente como o povo queria. Exatamente como os Estados Unidos queriam. Mas como nada é perfeito, logo logo o povo vai estar por ai reclamando da gente, os Estados Unidos vão estar reclamando da gente… Quer apostar? Pois é só ficar ai e conferir o restante da nossa história. Mas antes, que tal resolvermos algumas atividades? Pegue o seu caderno, copie as perguntes e vamos lá. Viva Cuba!!! 1. Por que a explosão do US Maine ajudou no processo de independência de Cuba? 2. Por que a emenda Platt desagradou aos cubanos? 3. Quem era o ditador de Cuba antes da Revolução de 1959? Qual era sua relação com o povo cubano? 4. Quais foram os principais líderes da revolução cubana? 5. O nome Granma para os cubanos tem dois significados especiais. Um remete ao passado e outro ao presente. Justifique. Copie o enunciado em seu caderno.

10 Quer saber mais sobre a Revolução Cubana? Então clica aí… Fulgêncio Batista chega ao poder (em espanhol): A Revolução em imagens e pequenos textos: Canal português fala sobre a Revolução: História Cantada: Encontro celebra os 50 anos da Revolução: Queria tanto que todos assistissem …

11 A seguir cenas da próxima aula: Fidel assume o poder em Cuba Os EUA rompem com Cuba A aproximação com a União Soviética O embargo econômico Espero você na próxima aula.


Carregar ppt "América latina AULA 01 – A DITADURA E A DEMOCRACIA 7 a série."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google