A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMÉRICA LATINA AULA 03 – VENEZUELA, COLÔMBIA E EQUADOR 7 a série.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMÉRICA LATINA AULA 03 – VENEZUELA, COLÔMBIA E EQUADOR 7 a série."— Transcrição da apresentação:

1 AMÉRICA LATINA AULA 03 – VENEZUELA, COLÔMBIA E EQUADOR 7 a série

2 Antes de passar para o próximo slide, pegue seu ATLAS, seu CADERNO, uma CANETA e abra o seu LIVRO DIDÁTICO vol.2 na página 31. As perguntas em AMARELO contidas nestes slides devem ser respondidas no CADERNO e com ENUNCIADO. Essas perguntas serão cobradas como TAREFA logo após a volta as aulas.

3 Olá… Seja bem vindo a Aula 03. Hoje iremos tratar de três importantes países do nosso continente: Venezuela, Colômbia e Equador. Já pegou todo o seu material? Então boa aula !!! Esses países são muito importantes. Portanto, estude direitinho hein…

4 Venezuela – Equador - Colômbia Notaram como são......parecidas!?!?! Entendeu a charge lá do início agora???

5 Isso ocorre devido a história conjunta desses países. Colômbia, Venezuela, Equador e o Panamá, fizeram parte do Vice-Reino de Nova Granada, um território que pertencia a Espanha. Sua capital era a cidade de Santa Fé de Bogotá, atual capital colombiana. Esta era a sua bandeira Veja no slide seguinte um mapa desse território.

6 Território do Vice-Reino de Nova Granada – século XVIII.

7 Acompanhe agora um pouco da história desses países:

8 Colômbia Inicialmente habitada por índios caraíbas e chibchas. No período colonial pertencia ao Vice-Reinado do Peru, junto com os demais países estudados nesta aula formava a colônia de Nova-Granada. Ainda no século XVI, os colonizadores iniciaram a exploração dos recursos minerais da região. Cartagena, fundada em 1533, tornou-se uma das principais bases do império espanhol na América, porto exportador de ouro e prata, principalmente. Veja no próximo slide imagens dessa cidade.

9

10 Com a introdução da agricultura extensiva para exportação (café, banana, algodão e tabaco), os espanhóis passam a utilizar mão-de-obra escrava africana. Nova Granada torna-se vice-reino em 1717, tendo como capital Santa Fé – atual Bogotá. Em 1781 inicia-se a Revolta dos Comuneros, rebelião popular contra as medidas fiscais da metrópole, considerada o movimento precursor da independência.

11 A vitoriosa campanha militar de Simón Bolívar leva-o, em 1821, a assumir a Presidência da recém formada Grã-Colômbia (Colômbia, Panamá, Venezuela e Equador) Simón Bolívar Em 1830, Venezuela e Equador ficam independentes. Em 1903, o Panamá separa-se da Colômbia.

12 Venezuela O nome do país é uma homenagem a Veneza. Em 1498 a região é visitada por Cristovão Colombo e, no ano seguinte, os espanhóis a batizam de Pequena Veneza (Venezuela). Na região que hoje compreende o território da Venezuela, a colonização foi lenta, só adquirindo maior importância para a coroa espanhola a partir do século XVIII, em virtude das plantações de café e cacau, em que se utilizava mão de obra escrava africana.

13 Independência venezuelana Sob o comando de Simón Bolívar e com a ajuda do Haiti, a independência é obtida em A partir de Forma-se a Grã-Colômbia (Venezuela, Colômbia, Panamá e Equador), presidida por Simón Bolívar. Em 1830, a Venezuela retira-se da federação e uma Assembléia Constituinte elege o general José Antonio Páez presidente.

14 A Venezuela e suas eternas ditaduras O presidente José Páez permaneceu no poder até 1848, apoiado pela oligarquia local. Segue-se quase um século de ditaduras, guerras civis e disputas fronteiriças. No início do século XX, grandes jazidas de petróleo são descobertas.

15 Equador Quando chegam à região, em 1526, os espanhóis se aproveitam de uma luta sucessória entre os herdeiros do império inca para anexar sua região norte ao Vice- Reino do Peru e, mais tarde, a Nova-Granada. Após várias tentativas autonomistas, o general Antonio José de Sucre, enviado de Simón Bolívar, derrota os espanhóis em O país integra a Federação da Grã-Colômbia até 1830, quando se torna independênte. General Sucre

16 Antes de caminharmos para o final da aula, gostaria de saber quem estudou direitinho aí… Estudaram??? Então vamos para as atividades. Eu dito a questão e vocês copiam o enunciado no caderno. Quem aí vai responder a primeira questão??? Eu sei professor, eu sei, eu sei…

17 Abram o caderno e copiem o que eu vou ditar. Qualquer dúvida é só levantar a mão… 1.Quais países fizeram parte do Vice-Reino de Nova Granada e qual era a sua capital? 2.Quais eram os principais produtos exportados pelo porto de Cartagena, no século XVI ? 3.Na aula de hoje falamos de Simon Bolívar. Pesquise e responda qual foi a sua importância para diversos países da América Latina. Você sabe dizer qual é o problema que está ocorrendo entre esses três países sulamericanos? Então leia ou assista o conteúdo dos dois links abaixo antes de responder as próximas perguntas. AUMENTA+TENSAO+ENTRE+VENEZUELA+E+COLOMBIA.html URIBE+E+LULA+DISCUTEM+USO+DE+BASES+MILITARES.html Para mais informações, visite o link da Folha de São Paulo de 10 de agosto de Lá você irá encontrar fotos, infográficos e um texto bem explicadinho. É só clicar…

18 4. Qual é o assunto principal do primeiro vídeo? 5. Nos vídeos a Unasul é citada. Mas o que significa esta sigla? 6. No final do primeiro vídeo existe uma notícia final sobre a Venezuela. De qual assunto ela trata? 7.Quais países se posicionaram contra o acordo entre Colombia e Estados Unidos? 8. Qual é a posição do Brasil em relação ao assunto abordado no vídeo? 9. O Brasil possui bases militares estadunidenses? O que você acharia se isso viesse a acontecer? 10. As charges do slide seguinte são relativas as questões estudadas hoje e foram publicada recentemente. Analise-a em seu caderno. Essa tarefa está moleza… Ainda bem que eu assisti aos vídeos…

19 Consegue identificar as caricaturas ilustradas nas charges? A identificação delas é fundamental para o entendimento das charges… Na dúvida, assista novamente aos vídeos ou consulte a internet.

20 Os Estados Unidos mantém bases militares em diversos lugares do mundo, inclusive na América Latina. Nos slides seguintes, você irá encontrar informações sobre essas bases estadunidenses. Inclusive sobre o acordo entre Brasil e Estados Unidos dando plenos poderes a base de lançamento de satélites de Alcântara, no Maranhão.

21 - Site do Partido dos Trabalhadores: - Site do governo do Ceará: - Jornal A Nova Democracia: - América Latina en movimento: Quer saber mais sobre o acordo entre Brasil e Estados Unidos relativo a base de Alcântara, no Maranhão? Então acesse os links abaixo e confira. E até a próxima aula.


Carregar ppt "AMÉRICA LATINA AULA 03 – VENEZUELA, COLÔMBIA E EQUADOR 7 a série."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google