A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A nudez nasceu feminina, com a Vênus de Willendorf datada mais ou menos há 20.000 anos atrás. Nesta obra, a mulher é um amuleto de evocação à fertilidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A nudez nasceu feminina, com a Vênus de Willendorf datada mais ou menos há 20.000 anos atrás. Nesta obra, a mulher é um amuleto de evocação à fertilidade."— Transcrição da apresentação:

1 A nudez nasceu feminina, com a Vênus de Willendorf datada mais ou menos há anos atrás. Nesta obra, a mulher é um amuleto de evocação à fertilidade.

2

3

4 BACO É o equivalente deus grego Dioniso.

5

6 Vitória de Samotrácia É considerada uma das grandes sobreviventes do período helenístico. Realizada em pedra calcária e fina realização dos drapeados. Mostra maestria na forma e no movimento

7

8 O nu artístico é a designação dada à exposição de uma imagem física ou do corpo de uma pessoa nua para fins artísticos.

9

10

11 Vênus ao espelho Representação da deusa Vênus numa pose erótica. Ao lado encontra-se o cupido, filho do deus do amor. O espelho simboliza a vaidade humana, para tanto,Velázquez oferece a cena, uma atmosfera mundana e divinizada. É importante ressaltar que o divino e o mundano se equilibram para dar referências precisas ao universo feminino.

12 A grande Odalisca (palavra Turca para uma escrava de harém) O pintor INGRES retrata uma concubina em pose lânguida como vista de trás, com proporções distorcidas, a cabeça pequena, os membros alongados, e esquema de cores frescas todos revelam influências maneiristas. Obs!!! É perceptível em toda a composição o ordenamento neoclássico numa temática romântica.

13 O ALMOÇO SOBRE A RELVA 1887 MANET LES BAIGNEUSES 1853 COURBET

14 O que esta tela declarava era a profunda e escandalosa liberdade do pintor, que várias vezes, ao longo da sua trajetória pela arte, escandalizou os espectadores com suas obras. Por trás de um título aparentemente inocente, esconde-se uma pintura com uma força incrível, capaz de chocar o mais distraído espectador. A modelo e o homem sentado ao seu lado olham diretamente para o espectador, e a modelo, com o rosto seguro pela mão direita, não se inibe de sorrir ligeiramente, exibindo uma aparência segura e plena de sensualidade. A nudez da modelo Victorine Meurent, contrasta com a elegância dos dois homens.

15

16 RODIN FIGURATIVISMO (1901 – 1904). BRANCUSI CRENÇA ABSOLUTA NO VALOR EXPRESSIVO DAS FORMAS SIMPLES -(1908).

17 Waldemar Cordeiro ( ) ( ) ( ) O BEIJO É uma obra singular por trazer questões inéditas em seu caráter de objeto cinético eletromecânico. Direcionado para o espectador, nunca atinge aquele a quem se destina, pois o movimento da máquina estilhaça a imagem dos lábios.

18 A independência da tradição européia foi o que atraiu Pablo Picasso (1905), quando tomou conhecimento da arte africana, que inspirou o movimento cubista; descreveu: Senti que eram muito importantes... As máscaras não eram apenas peças esculpidas...Eram magias; inspirado pelas distorções do entalhe africano, destinadas a mostrar simultaneamente aspectos múltiplos de um objeto, Picasso pintava as figuras em planos irregulares.

19 Fauvista Longo Alcance da Arte Tribal Matisse – colecionador das esculturas e máscaras africanas.

20 O nu masculino Entre o final do século XIX e o começo do século XX, os alemães barão de von Gloden e seu primo Wilhelm von Plüschow fotografaram jovens rapazes trajando apenas sandálias e turbantes simulando cenas da Grécia Antiga.

21

22 Como não tinham o objetivo de servir de base para pinturas, essas fotografias são consideradas os primeiros nus masculinos com objetivo artístico puro e simples. Mas, numa sociedade hedonista, foi inevitável que elas passassem a ser consumidas como material erótico. E assim aconteceu: as fotografias do barão venderam muito, mas não para as mulheres. Desde aquela época, eram os homens, homossexuais, quem consumiam material visual erótico de nu masculino.

23

24

25 Era o van Gogh da Body Art; procedeu centímetro por centímetro, à amputação de seu pênis, enquanto um fotógrafo registrava o ato como evento artístico.

26 Marina Abramovic Marina Abramovic Performance - Ritmo. O nu chega na performance e toma um caráter conceitual.


Carregar ppt "A nudez nasceu feminina, com a Vênus de Willendorf datada mais ou menos há 20.000 anos atrás. Nesta obra, a mulher é um amuleto de evocação à fertilidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google