A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema muscular. O tecido muscular é, caracterizado pela propriedade de contração (flexão) e distensão (extensão) de suas células, o que determina a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema muscular. O tecido muscular é, caracterizado pela propriedade de contração (flexão) e distensão (extensão) de suas células, o que determina a."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema muscular

2 O tecido muscular é, caracterizado pela propriedade de contração (flexão) e distensão (extensão) de suas células, o que determina a movimentação dos membros e das vísceras.

3 As chamadas células musculares especializaram- se para a contração e o relaxamento. Elas agrupam-se em feixes para formar massas macroscópicas denominadas MÚSCULOS.

4 Detalhe do músculo e da fibra muscular

5 MÚSCULO LISO é o músculo involuntário; localiza-se na pele, órgãos internos, aparelho reprodutor, grandes vasos sanguíneos e aparelho excretor. O estímulo para a contração dos músculos lisos é mediado pelo sistema nervoso autônomo. Classificação dos músculos Músculo liso (detalhe)

6 Estômago (músculo liso) Vaso sanguíneo (músculo liso)

7 MÚSCULO CARDÍACO é o tecido que forma a maior parte do coração dos vertebrados. O músculo cardíaco carece de controle voluntário. É inervado pelo sistema nervoso autônomo. Classificação dos músculos Músculo cardíaco (detalhe)

8 Coração (músculo cardíaco) Miocárdio

9 MUSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO é inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se músculo voluntário. As contrações do músculo esquelético permitem os movimentos dos diversos ossos e cartilagens do esqueleto. Classificação dos músculos Músculo estriado (detalhe)

10 Músculo esquelético

11 Resumindo...

12 Tendões e aponeuroses São tecidos conectivos, compostos por feixes de fibras colágenas. Os tendões são mais alongados e mais espessos, como se fossem cordas. Já as aponeuroses são finas e largas, como bandas. Tendão de aquiles

13 Tendões e aponeuroses Ambos tem a função de conectar o músculo ao osso, seja na origem ou na inserção. No ponto em que os tendões se inserem ao osso, os feixes de fibras colágenas abrem-se em forma de leque no periósteo. Aponeurose

14 Principais músculos

15 Atividades físicas e músculos O alongamento é fundamental para prevenir lesões musculares, pois esquenta e prepara os músculos para a atividade física. Deve ser feito antes e depois dos exercícios.

16 Benefícios das atividades físicas - Queima de calorias e perda de peso; - Manutenção do tônus muscular; - Melhoria na circulação; - Melhoria nas funções cardíacas e pulmonares.

17 Atenção aos músculos Uma atividade física inadequada pode levar a uma lesão muscular como, por exemplo, uma distensão (estiramento).

18 Atenção aos músculos Distensão ocorre por um alongamento das fibras além do seu estado fisiológico, ou seja, o músculo excede seu comprimento máximo causando o rompimento das fibras. A medida imediata é aplicação de gelo com elevação do membro e suspensão da atividade.

19 Atenção aos músculos Cãibra é uma ação involuntária do músculo causando uma contração dolorosa e incomodo que podem durar alguns minutos, geralmente ocorre em pessoas que não praticam atividades físicas.

20 Atenção aos músculos Também pela sobrecarga de exercícios físicos ocorrem cãibras. Os músculos mais comuns que ocorrem as cãibras são os dos pés, mãos, abdômen, panturrilha, coxa e pescoço. O acúmulo de ácido lático no músculo parece ser o motivo das contrações.

21 Atenção aos músculos O desejo de um corpo perfeito leva jovens especialmente a utilizar anabolizantes (hormônios*). *até de cavalos.

22 Atenção aos músculos Cicatrizes, deformidades, mutilações são resultados de aplicações de substâncias que prejudicam a saúde e são impróprias para o consumo humano. Fique atento!

23 FIM Colégio INEDI Professor Luiz Antônio Tomaz Turmas 71/72


Carregar ppt "Sistema muscular. O tecido muscular é, caracterizado pela propriedade de contração (flexão) e distensão (extensão) de suas células, o que determina a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google