A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL O Ministério do Trabalho exige que seu empregador escolha o EPI correto para seu trabalho e o treine nas seguintes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL O Ministério do Trabalho exige que seu empregador escolha o EPI correto para seu trabalho e o treine nas seguintes."— Transcrição da apresentação:

1

2 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL O Ministério do Trabalho exige que seu empregador escolha o EPI correto para seu trabalho e o treine nas seguintes áreas: Quando e onde o EPI é necessário Uso adequado e ajuste do EPI Limitações do EPI Cuidado apropriado, manutenção e descarte de EPI.

3 PROTEÇÃO PARA OLHOS E FACE RiscosProteção Partículas volantes ou poeiraÓculos de segurança ou óculos de segurança com protetores laterais. Derramamento de produtos químicosÓculos de segurança ou óculos de segurança com protetores laterais e com protetor facial. Vapores químicosÓculos de segurança com protetores laterais. Luz/radiação prejudicialÓculos de segurança, capacetes ou protetores faciais equipados com filtros especiais

4 PROTEÇÃO PARA OLHOS E FACE CONTINUAÇÃO Os óculos de segurança podem ser coloridos, antiembaçantes ou conter lentes de grau. Quando usar óculos de segurança com protetores laterais, certifique-se de que estes se adaptam firmemente à sua face, vedando toda a área dos olhos.

5 PROTEÇÃO PARA A CABEÇA- Segundo Padrões OSHA Use um capacete se existe risco de queda de objetos na sua área de trabalho ou exposição a condutores elétricos. Capacetes de proteção são classificados de acordo com as exigências do impacto: Tipo I – reduz o impacto de um choque acima da cabeça Tipo II – reduz o impacto de um choque nas laterais ou no topo da cabeça

6 CLASSIFICAÇÃO DE CAPACETES Classe G (geral) – reduz o perigo de contato com baixa voltagem – fase não superior a volts para terra. Classe E (elétrico) – reduz os perigos de exposição a condutores de alta-voltagem, sendo testado para voltagem de volts. Classe C (condutor) – protege quando não há risco de choque elétrico.

7 PROTEÇÃO PARA A CABEÇA- Segundo as Normas da ABNT Os capacetes de segurança são classificados segundo exigências específicas em: Tipo I Com aba total Tipo II Com aba frontal Ambos têm a finalidade de reduzir o impacto na lateral ou no topo de sua cabeça.

8 CLASSIFICAÇÃO DE CAPACETES: Além do impacto, os capacetes são testados para trabalhos com energia elétrica e classificam-se em: Classe A para uso geral, exceto em trabalhos com energia elétrica. Classe B para uso geral, inclusive em trabalhos com energia elétrica. Os capacetes de classe B podem reduzir o risco de exposição à alta tensão e são testados a volts.

9 PROTEÇÃO AUDITIVA Projetada para reduzir a exposição a ruídos prejudiciais, permitindo ao mesmo tempo que você ouça os ruídos das máquinas e vozes. Existem duas categorias: Os Plugues são feitos de material leve e confortável e encaixam-se no ouvido. Os Abafadores de Ruído são coberturas acolchoadas e abauladas, para os ouvidos, presas a um arco ou ao seu capacete.

10 CLASSIFICAÇÃO DE LUVAS TipoMaterialRiscos GeralAlgodãoAbrasões Cortes e arranhões CouroFaíscas Calor Extremo Resistentes a Corte Couro, Arame ou Vidro Metal ou Arame Malha de Metal Auto Montagem Fins Especiais Depende da Calor Extremo finalidade – para bombeiros, etc Resistentes a Produtos Material não Químicos poroso; geralmente neoprene, nitrila, butil ou borracha natural Antes de usar qualquer luva como proteção contra riscos, inspecione-a para ver se há rasgos, furos ou outros defeitos. Uma luva com defeito não o protegerá. Absorção de Produtos Químicos

11 PROTEÇÃO PARA OS PÉS RiscosCalçado Protetor Perfurações, objetos Sola de sapato resistente à perfuração Queda de objetos, Biqueira resistente reforçada com aço ElétricoNão-condutor Cargas estáticasCalçados condutores drenam cargas estáticas para a terra Produtos químicosCalçados especialmente revestidos para eliminar absorção

12 VESTIMENTA PARA PROTEÇÃO TOTAL DO CORPO MaterialRiscos Lã e algodão especialmente tratadoVariação de temperatura Vestimentas que retardam a ação do fogoEquipamentos de alta voltagem ou em torno de fogo Refletora ou de grande visibilidade Roupas para risco no tráfego Couro ou alumínio resistente ao calorElevado grau de calor Vestimentas revestidas com chumboRadiação ionizante Nitrila, neoprene, butil, borracha naturalExposição a produtos químicos

13 LIMITAÇÕES DOS EPIs Não deixe que o EPI lhe dê a falsa impressão de segurança. Ele não é um substituto de outros procedimentos de segurança. Use o tipo correto de EPI para o trabalho. Por exemplo, um único tipo de luva não protege contra todos os riscos ou produtos químicos. Não tente expandir a vida útil de seu EPI. Por exemplo, não use plugues descartáveis repetidas vezes. A sua audição não estará protegida. Considere a compatibilidade entre os vários dispositivos de EPI. Um EPI pode interferir no trabalho de outro. Por exemplo, os óculos de segurança podem interferir na vedação de seus abafadores de ruído.

14 PRÁTICAS DE MANUTENÇÃO Óculos –Limpos com água morna e sabão ou solução de limpeza. Armazene em caixa de proteção. Capacete –Lave o casco com água morna e sabão. Nunca pinte, faça furos, perfurações ou armazene em contato direto com a luz solar. Plugues e Abafadores de Ruído Reutilizáveis – Lave com água morna e sabão. Jogue fora plugues danificados e menos flexíveis. Luvas – A limpeza depende do tipo de material. Veja as instruções do fabricante. Proteção para os Pés –Limpe com água morna e sabão, a não ser que o fabricante sugira outros métodos.


Carregar ppt "EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL O Ministério do Trabalho exige que seu empregador escolha o EPI correto para seu trabalho e o treine nas seguintes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google