A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROTEÇÃO ( instead of prote o)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROTEÇÃO ( instead of prote o)"— Transcrição da apresentação:

1 PROTEÇÃO ( instead of prote o)

2 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
O Ministério do Trabalho exige que seu empregador escolha o EPI correto para seu trabalho e o treine nas seguintes áreas: • Quando e onde o EPI é necessário • Uso adequado e ajuste do EPI • Limitações do EPI • Cuidado apropriado, manutenção e descarte de EPI. Uso adequado e ajuste do EPI (instead of Uso adequado e apropriado do EPI)

3 PROTEÇÃO PARA OLHOS E FACE
Riscos Proteção Partículas volantes ou poeira Óculos de segurança ou óculos de segurança com protetores laterais. Derramamento de produtos químicos Óculos de segurança ou óculos de segurança com protetores laterais e com protetor facial. Vapores químicos Óculos de segurança com protetores laterais. Luz/radiação prejudicial Óculos de segurança, capacetes ou protetores faciais equipados com filtros especiais

4 PROTEÇÃO PARA OLHOS E FACE CONTINUAÇÃO
Os óculos de segurança podem ser coloridos, antiembaçantes ou conter lentes de grau. Quando usar óculos de segurança com protetores laterais, certifique-se de que estes se adaptam firmemente à sua face, vedando toda a área dos olhos.

5 PROTEÇÃO PARA A CABEÇA- Segundo Padrões OSHA
Use um capacete se existe risco de queda de objetos na sua área de trabalho ou exposição a condutores elétricos. Capacetes de proteção são classificados de acordo com as exigências do impacto: Tipo I – reduz o impacto de um choque acima da cabeça Tipo II – reduz o impacto de um choque nas laterais ou no topo da cabeça

6 CLASSIFICAÇÃO DE CAPACETES
Classe G (geral) – reduz o perigo de contato com baixa voltagem – fase não superior a volts para terra. Classe E (elétrico) – reduz os perigos de exposição a condutores de alta-voltagem, sendo testado para voltagem de volts. Classe C (condutor) – protege quando não há risco de choque elétrico.

7 PROTEÇÃO PARA A CABEÇA- Segundo as Normas da ABNT
Os capacetes de segurança são classificados segundo exigências específicas em: Tipo I — Com aba total Tipo II — Com aba frontal Ambos têm a finalidade de reduzir o impacto na lateral ou no topo de sua cabeça.

8 CLASSIFICAÇÃO DE CAPACETES:
Além do impacto, os capacetes são testados para trabalhos com energia elétrica e classificam-se em: Classe A — para uso geral, exceto em trabalhos com energia elétrica. Classe B — para uso geral, inclusive em trabalhos com energia elétrica. Os capacetes de classe B podem reduzir o risco de exposição à alta tensão e são testados a volts.

9 PROTEÇÃO AUDITIVA Projetada para reduzir a exposição a ruídos prejudiciais, permitindo ao mesmo tempo que você ouça os ruídos das máquinas e vozes. Existem duas categorias: Os Plugues são feitos de material leve e confortável e encaixam-se no ouvido. Os Abafadores de Ruído são coberturas acolchoadas e abauladas, para os ouvidos, presas a um arco ou ao seu capacete. PROJETADA.... ( instead of projetado) Existem duas categorias ( instead of 2 categorias)

10 CLASSIFICAÇÃO DE LUVAS
Tipo Material Riscos Geral Algodão Abrasões Cortes e arranhões Couro Faíscas Calor Extremo Resistentes a Corte Couro, Arame ou Vidro Metal ou Arame Malha de Metal Auto Montagem Fins Especiais Depende da Calor Extremo finalidade – para bombeiros, etc Resistentes a Produtos Material não Químicos poroso; geralmente neoprene, nitrila, butil ou borracha natural Antes de usar qualquer luva como proteção contra riscos, inspecione-a para ver se há rasgos, furos ou outros defeitos. Uma luva com defeito não o protegerá. Resistentes a Produtos Químicos: Material Riscos Não poroso; geralmente Absorção neoprene, nitrila, butil ou de produtos borracha natural químicos Absorção de Produtos Químicos

11 PROTEÇÃO PARA OS PÉS Riscos Calçado Protetor
Perfurações, objetos Sola de sapato resistente à perfuração Queda de objetos, Biqueira resistente reforçada com aço Elétrico Não-condutor Cargas estáticas Calçados condutores drenam cargas estáticas para a terra Produtos químicos Calçados especialmente revestidos para eliminar absorção Queda de objetos Biqueira resistente reforçada com aço (eliminate ferramentas pesadas)

12 VESTIMENTA PARA PROTEÇÃO TOTAL DO CORPO
Material Riscos Lã e algodão especialmente tratado Variação de temperatura Vestimentas que retardam a ação do fogo Equipamentos de alta voltagem ou em torno de fogo Refletora ou de grande visibilidade Roupas para risco no tráfego Couro ou alumínio resistente ao calor Elevado grau de calor Vestimentas revestidas com chumbo Radiação ionizante Nitrila, neoprene, butil, borracha natural Exposição a produtos químicos

13 LIMITAÇÕES DOS EPI’s Não deixe que o EPI lhe dê a falsa impressão de segurança. Ele não é um substituto de outros procedimentos de segurança. Use o tipo correto de EPI para o trabalho. Por exemplo, um único tipo de luva não protege contra todos os riscos ou produtos químicos. Não tente expandir a vida útil de seu EPI. Por exemplo, não use plugues descartáveis repetidas vezes. A sua audição não estará protegida. Considere a compatibilidade entre os vários dispositivos de EPI. Um EPI pode interferir no trabalho de outro. Por exemplo, os óculos de segurança podem interferir na vedação de seus abafadores de ruído. LIMITAÇÕES DOS EPI’s (instead of EPI”s)

14 PRÁTICAS DE MANUTENÇÃO
Óculos –Limpos com água morna e sabão ou solução de limpeza. Armazene em caixa de proteção. Capacete –Lave o casco com água morna e sabão. Nunca pinte, faça furos, perfurações ou armazene em contato direto com a luz solar. Plugues e Abafadores de Ruído Reutilizáveis – Lave com água morna e sabão. Jogue fora plugues danificados e menos flexíveis. Luvas – A limpeza depende do tipo de material. Veja as instruções do fabricante. Proteção para os Pés –Limpe com água morna e sabão, a não ser que o fabricante sugira outros métodos.


Carregar ppt "PROTEÇÃO ( instead of prote o)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google