A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PARANÁ DIA 03/12/2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PARANÁ DIA 03/12/2012."— Transcrição da apresentação:

1 Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PARANÁ DIA 03/12/2012

2 Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas:
1) O tema (prevenção, preparação e resposta frente a acidente com produto químico) foi inserido no plano estadual de saúde? Não 2) Ou o tema foi inserido em outro instrumento de pactuação / organização das ações e serviços? Sim Qual instrumento? Previsto para ser inserido no “Plano de Contingência para Desastres do Setor Saúde” em elaboração

3 Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas:
3) O Comitê Estadual de Saúde em Desastre (CESD) foi constituído? Sim Comitê está formalizado, com normativa/portaria formalizada? Sim Qual a normativa? RESOLUÇÃO SESA nº 0061/2011 (24_março) Artigo 1º - Implantar, em caráter emergencial, o Comitê Setorial de Enfrentamento de Desastres, de caráter consultivo e deliberativo..... Artigo 2º - O Comitê Setorial de Enfrentamento de Desastres será coordenado pela Diretoria de Política de Urgência/SGS, devendo atuar em permanente integração com a Coordenação Estadual da Defesa Civil – CEDEC, desenvolvendo ações conjuntas e articuladas. O Comitê manterá sistema de plantão 24 horas devendo ser acionado pelos números (41) e (CIEVS). 4) Ou outro fórum / colegiado foi constituído para tratar o tema dos desastres? Não Qual é esse fórum/colegiado? Está formalizado?

4 Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas:
5) O CESD ou outro fórum estão em atividade? Sim Possuem uma agenda de reuniões e atividades? Sim, Parcial 6) Quanto ao plano de contingência para desastres? Esta em elaboração, previsão de conclusão em meados de 2013 7) CESD (ou outro colegiado) e Plano pretendem abordar o tema dos acidente químicos? Sim. Considerando a integração do Setor Saúde junto ao SEDC-Sistema Estadual de Defesa Civil, está previsto uma proposta dentro do P2R2 (ratificado recentemente) onde está previsto a constituição de 15 NAPP´s-Nucleos de Atendimento relacionados a Produtos Perigosos onde o setor saude fara parte integrante.

5 Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas:
8) Quais são os avanços percebidas no desenvolvimento / fortalecimento da atuação do setor saúde em acidentes químicos? Listar: maior percepção sobre a vulnerabilidade e risco incluindo as fragilidades, necessitando de melhor organização das suas ações em todos os níveis de atenção integral a saúde, para o adequado enfrentamento e resposta no caso da ocorrência e na prevenção. 9) Quais são as dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento / fortalecimento da atuação do setor saúde em acidentes químicos? DEFICIENCIA no quadro de Recursos Humanos, (específicos) tanto em quantidade quanto em qualificação Morosidade na implementação de uma Política Pública Estadual Falta de percepção/sensibilização dos gestores municipais (prefeito e SMS)

6 Avaliação sobre a situação atual, quanto à atuação intrasetorial:
10) Qual é a proposta da Saúde do Trabalhador para abordagem do tema? Listar: 11) Há articulação entre a Vigilância ambiental e saúde do Trabalhador para ações de Vigilância? Se sim, como se dá essa articulação? Sim, a proposição é da construção do mapeamento de risco focada na atuação conjunta dentro de um planejamento afim de estabelecer diretrizes/ações/estratégias para integração (nível central da SESA) Se não, qual estratégia pode ser utilizada ?

7 Avaliação sobre a situação atual, quanto à atuação intersetorial:
12) A SES participa de Comissão Estadual do P2R2 (CE/P2R2)? CE/P2R2 esta em formação, coordenada pela Defesa Civil Qual/quais são os nomes dos representantes do setor saúde nesses Comissões? Quando for consolidado a SESA será representada por :Angela Maron/CIEVS + Edson Valle/Urgência e Emergência + Celso Rubio/SVS/DEVA + José Lucio Santos/SVS/CEST + Margot Schimidt/SVS/DEVS 13) Na ausência de CE/P2R2, a SES participa de outro fórum intersetorial para atuação em acidentes químicos? Sim Qual é o nome do fórum? Conselho Estadual de Produtos Perigosos para o Plano Estadual de Produtos Perigosos Qual/quais são os nomes dos representantes do setor saúde nesse fórum? Representante do Setor de Radiação Ionizante da Vigilância Sanitária (Margot Schimidt) e da Diretoria de Urgência e Emergência (Vinicius Filipak)

8 Avaliação sobre a situação atual, quanto à necessidade de formação / capacitação:
14) A SES gostaria de contar com apoio do DSAST/SVS/MS para educação continuada? Sim Estimativa de número de profissionais e de mutiplicadores? Em processo de planejamento Temas de interesse – listar: (por ex. Sistema de Comando de Incidentes, gestão de risco, análises laboratoriais, ações de primeira resposta, saúde e segurança no trabalho, aspectos gerais de toxicologia, emergência toxicológica) Os exemplos citados porem a definir/processo de planejamento 15) A SES tem condição de identificar Regionais de Saúde ou SMS que gostariam do apoio na esfera federal para fortalecer autuação em acidente químico ? Sim, porem não neste momento (em processo de planejamento) Qual/quais? Temas de interesse – listar:

9 Outras informações que a SES considerar relevantes O CEDEC/PR possui uma ferramenta/Sistema de Informações-SISDC (sistema geo) que está em processo de inclusão de dados visando o Mapeamento de Risco e tem promovido o fortalecimento e a integração facilitando o processo para elaboração de Planos de Contingência Municipal com retaguarda Regional e estadual pelas varias instituições que o compõem, incluindo o Setor Saúde.

10 Contatos: Articulação=CIEVS: Dra
Contatos: Articulação=CIEVS: Dra. Ângela Maron (Chefe do CIEVS e coordenadora da Unidade de Resposta Rápida) e - tel: ou ou ; Coordenação :Vinicius Filipak (Diretor de Políticas de Urgência e de Emergência) e - tel: ou e Beatriz Ferreira Monteiro Oliveira – e – tel: ; Edson Valle Teixeira Junior – – tel: ; SVS :Sezifredo Alves Paz (Superintendente de Vigilância em Saúde) – – tel: ou ; Ambiental :Ivana Belmonte (Diretora do Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde) – – tel: ou ; Celso Luiz Rubio (Chefe da Divisão de Vigilância Sobre o Meio) – e – tel: ou 4468 e José Luiz Nishihara Pinto (técnico da DVVSM) – tel: ; Trabalhador:José Lucio dos Santos (Diretor do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador) – – tel: ou Elizeu de Oliveira Freitas – Sanitária:Paulo Santana (Diretor da Vigilância Sanitária) – – tel.: Margot Schimidt (radiações ionizantes)-


Carregar ppt "Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PARANÁ DIA 03/12/2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google