A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PARANÁ DIA 03/12/2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PARANÁ DIA 03/12/2012."— Transcrição da apresentação:

1 Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PARANÁ DIA 03/12/2012

2 Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 1) O tema (prevenção, preparação e resposta frente a acidente com produto químico) foi inserido no plano estadual de saúde? – Não 2) Ou o tema foi inserido em outro instrumento de pactuação / organização das ações e serviços? – Sim – Qual instrumento? Previsto para ser inserido no Plano de Contingência para Desastres do Setor Saúde em elaboração

3 Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 3) O Comitê Estadual de Saúde em Desastre (CESD) foi constituído? – Sim – Comitê está formalizado, com normativa/portaria formalizada? Sim – Qual a normativa? RESOLUÇÃO SESA nº 0061/2011 (24_março) – Artigo 1º - Implantar, em caráter emergencial, o Comitê Setorial de Enfrentamento de Desastres, de caráter consultivo e deliberativo..... – Artigo 2º - O Comitê Setorial de Enfrentamento de Desastres será coordenado pela Diretoria de Política de Urgência/SGS, devendo atuar em permanente integração com a Coordenação Estadual da Defesa Civil – CEDEC, desenvolvendo ações conjuntas e articuladas. O Comitê manterá sistema de plantão 24 horas devendo ser acionado pelos números (41) e (CIEVS). 4) Ou outro fórum / colegiado foi constituído para tratar o tema dos desastres? – Não – Qual é esse fórum/colegiado? – Está formalizado?

4 Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 5) O CESD ou outro fórum estão em atividade? – Sim – Possuem uma agenda de reuniões e atividades? Sim, Parcial 6) Quanto ao plano de contingência para desastres? – Esta em elaboração, previsão de conclusão em meados de ) CESD (ou outro colegiado) e Plano pretendem abordar o tema dos acidente químicos? – Sim. Considerando a integração do Setor Saúde junto ao SEDC- Sistema Estadual de Defesa Civil, está previsto uma proposta dentro do P2R2 (ratificado recentemente) onde está previsto a constituição de 15 NAPP´s-Nucleos de Atendimento relacionados a Produtos Perigosos onde o setor saude fara parte integrante.

5 Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 8) Quais são os avanços percebidas no desenvolvimento / fortalecimento da atuação do setor saúde em acidentes químicos? – Listar: maior percepção sobre a vulnerabilidade e risco incluindo as fragilidades, necessitando de melhor organização das suas ações em todos os níveis de atenção integral a saúde, para o adequado enfrentamento e resposta no caso da ocorrência e na prevenção. 9) Quais são as dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento / fortalecimento da atuação do setor saúde em acidentes químicos? – DEFICIENCIA no quadro de Recursos Humanos, (específicos) tanto em quantidade quanto em qualificação – Morosidade na implementação de uma Política Pública Estadual – Falta de percepção/sensibilização dos gestores municipais (prefeito e SMS)

6 Avaliação sobre a situação atual, quanto à atuação intrasetorial: 10) Qual é a proposta da Saúde do Trabalhador para abordagem do tema? – Listar: 11) Há articulação entre a Vigilância ambiental e saúde do Trabalhador para ações de Vigilância? – Se sim, como se dá essa articulação? Sim, a proposição é da construção do mapeamento de risco focada na atuação conjunta dentro de um planejamento afim de estabelecer diretrizes/ações/estratégias para integração (nível central da SESA) – Se não, qual estratégia pode ser utilizada ?

7 Avaliação sobre a situação atual, quanto à atuação intersetorial: 12) A SES participa de Comissão Estadual do P2R2 (CE/P2R2)? CE/P2R2 esta em formação, coordenada pela Defesa Civil – Qual/quais são os nomes dos representantes do setor saúde nesses Comissões? Quando for consolidado a SESA será representada por :Angela Maron/CIEVS + Edson Valle/Urgência e Emergência + Celso Rubio/SVS/DEVA + José Lucio Santos/SVS/CEST + Margot Schimidt/SVS/DEVS 13) Na ausência de CE/P2R2, a SES participa de outro fórum intersetorial para atuação em acidentes químicos? – Sim – Qual é o nome do fórum? Conselho Estadual de Produtos Perigosos para o Plano Estadual de Produtos Perigosos – Qual/quais são os nomes dos representantes do setor saúde nesse fórum? Representante do Setor de Radiação Ionizante da Vigilância Sanitária (Margot Schimidt) e da Diretoria de Urgência e Emergência (Vinicius Filipak)

8 Avaliação sobre a situação atual, quanto à necessidade de formação / capacitação: 14) A SES gostaria de contar com apoio do DSAST/SVS/MS para educação continuada? – Sim – Estimativa de número de profissionais e de mutiplicadores? Em processo de planejamento – Temas de interesse – listar: (por ex. Sistema de Comando de Incidentes, gestão de risco, análises laboratoriais, ações de primeira resposta, saúde e segurança no trabalho, aspectos gerais de toxicologia, emergência toxicológica) Os exemplos citados porem a definir/processo de planejamento 15) A SES tem condição de identificar Regionais de Saúde ou SMS que gostariam do apoio na esfera federal para fortalecer autuação em acidente químico ? – Sim, porem não neste momento (em processo de planejamento) – Qual/quais? – Temas de interesse – listar:

9 Outras informações que a SES considerar relevantes O CEDEC/PR possui uma ferramenta/Sistema de Informações-SISDC (sistema geo) que está em processo de inclusão de dados visando o Mapeamento de Risco e tem promovido o fortalecimento e a integração facilitando o processo para elaboração de Planos de Contingência Municipal com retaguarda Regional e estadual pelas varias instituições que o compõem, incluindo o Setor Saúde.

10 Contatos: Articulação=CIEVS : Dra. Ângela Maron (Chefe do CIEVS e coordenadora da Unidade de Resposta Rápida) e - tel: ou ou ; Coordenação : Vinicius Filipak (Diretor de Políticas de Urgência e de Emergência) e - tel: ou e Beatriz Ferreira Monteiro Oliveira – e – tel: ; Edson Valle Teixeira Junior – – tel: ; SVS : Sezifredo Alves Paz (Superintendente de Vigilância em Saúde) – – tel: ou ; Ambiental : Ivana Belmonte (Diretora do Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde) – – tel: ou ; Celso Luiz Rubio (Chefe da Divisão de Vigilância Sobre o Meio) – e – tel: ou 4468 e José Luiz Nishihara Pinto (técnico da DVVSM) – tel: ; Trabalhador: José Lucio dos Santos (Diretor do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador) – – tel: ou Elizeu de Oliveira Freitas – Sanitária: Paulo Santana (Diretor da Vigilância Sanitária) – – tel.: Margot Schimidt (radiações ionizantes)


Carregar ppt "Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PARANÁ DIA 03/12/2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google