A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PE 10/12/2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PE 10/12/2012."— Transcrição da apresentação:

1 Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PE 10/12/2012

2 Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas:
No Plano Estadual de Saúde o tema (prevenção, preparação e resposta frente a acidente com produto químico) ainda não foi contemplado. O Governo de Pernambuco estabeleceu a Comissão Estadual do P2R2, por meio da assinatura do Decreto /10. A Secretaria Estadual de Saúde está construindo o P2R2 no âmbito da Saúde.

3 Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas:
Existe um Comitê Estadual de Emergência em Saúde Pública (Portaria 494 de 06 de Julho de 2009), no qual o tema desastres foi incluído.

4 Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas:
O Comitê Estadual de Emergência em Saúde Pública se reúne na ocorrência de emergências em Saúde Pública. Desde 2010, a SES publicou o Plano de Contingência para Desastres de Origem Natural; Está em construção o Plano Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências com Produtos Químicos Perigosos – P2R2 no Âmbito da Saúde;

5 Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas:
Avanços percebidos no desenvolvimento/fortalecimento da atuação do setor saúde em acidentes químicos: Integração das áreas técnicas afins para construção do P2R2 e divulgação do tema. Dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento/fortalecimento da atuação do setor saúde em acidentes químicos: Inexistência de protocolos de referência para o setor saúde; Investimento financeiro nas fases de Preparação e Resposta aos acidentes; Capacitação dos profissionais envolvidos no resgate e manejo dos pacientes.

6 Avaliação sobre a situação atual, quanto à atuação intrasetorial:
Proposta da Saúde do Trabalhador para abordagem do tema: Identificar, com áreas afins, riscos e vulnerabilidades para desencadear ações de Prevenção e Promoção à Saúde do Trabalhador. A articulação das Vigilâncias se dá durante o planejamento e execução de algumas ações de Vigilância em Saúde. A Vigilância em Saúde do Trabalhador atua em conjunto com a Vigilância em Saúde Ambiental na Construção do P2R2.

7 Avaliação sobre a situação atual, quanto à atuação intersetorial:
A SES participa de Comissão Estadual do P2R2 (CE/P2R2) Representantes do setor saúde: Danielle Mendonça Ferreira Ana Claudia Araújo

8 Avaliação sobre a situação atual, quanto à necessidade de formação / capacitação:
A SES conta com a parceria do DSAST/SVS/MS para educação continuada. -Estimativa do número de profissionais e de multiplicadores a serem contemplados: Desastres naturais – 04 Nível Central, 2 por GERES, 1 por cada Cerest. Totalizando 36 profissionais. Desastres antropogênicos – 04 Nível Central, 2 por GERES, 1 por Cerest, 1 por unidade sentinela – 30. Totalizando 66 profissionais. Apoio da Esfera Federal para todas as Regionais de Saúde e alguns municípios.

9 Temas de interesse : Sistema de Comando de Incidentes; Gestão de risco; Análises laboratoriais; Ações de primeira resposta; Saúde e segurança no trabalho; Aspectos gerais de toxicologia; Emergência toxicológica.

10 Contatos: Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde
Secretaria Estadual de Saúde Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde Gerência de Vigilância de Riscos Ambientais Fone(81) Gerência Estadual de Saúde do Trabalhador Fone: (81)


Carregar ppt "Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PE 10/12/2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google