A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Invertebrados 1.1 Introdução

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Invertebrados 1.1 Introdução"— Transcrição da apresentação:

1 Invertebrados 1.1 Introdução
Biologia . Aula 03 Invertebrados Invertebrados 1.1 Introdução O Reino Animal (Metazoa) por ser muito extenso, é subdividido em dois grandes grupos: os Vertebrados, que possuem vértebras, e os Invertebrados, que não as possuem. Os invertebrados simbolizam o início da vida animal na terra; são os seres mais simples dentro do reino estudado. Os invertebrados englobam uma grande diversidade de animais que surgiram no mar há muitos milhões de anos, e evoluíram lentamente, dando origem a seres com características morfológicas progressivamente mais complexas, muito antes do aparecimento dos vertebrados.

2 Os invertebrados, devido a sua grande diversidade, são subdivididos em oito filos distintos: Esponjas ou Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Moluscos, Anelídeos, Artrópodes, Equinodermas. Os invertebrados são extremamente importantes para a harmonia da vida terrestre, portanto, são indispensáveis a todos os ecossistemas. Estudaremos sua evolução; suas principais características morfológicas, fisiológicas; sua reprodução; sua respiração.

3 Características principais
O grupo dos invertebrados inclui 97% de toda a espécie animal, exceto o dos vertebrados. - Formação multicelular (grupos diferentes de células compõem este organismo) Ausência de parede celular (pois são formados por célula animal) Com exceção das esponjas, possuem tecidos como resultado de sua organização celular - São Heterótrofos: necessitam extrair a energia necessária para sua sobrevivência através de outros seres. Para isso, eles se alimentam de seres autótrofos (vegetais) e heterótrofos (animais). 

4 (Fonte: www.drm.rj.gov.br/admin_fotos/figura103.jpg)
Durante a era Paleozóica, a vida evoluiu dos invertebrados primitivos e das plantas. (Fonte:

5 Procariontes – Moneras
Evolução a partir dos Protistas Reinos multicelulares Eucariontes Fungi Metphyta Animalia

6 Três das mais importantes hipóteses para origem dos metazoários a partir de ancestrais unicelulares:
1-Que os metazoários surgiram a partir de uma forma sincicial (com vários núcleos), ciliada na qual os limites celulares desenvolveram-se posteriormente. (www.objetivo.br)

7 2- Que surgiram de uma forma flagelada colonial na qual as células se tornaram gradualmente mais especializadas e independentes: (www.objetivo.br)

8 3- que os metazoários teriam sido derivados independentes de mais de um grupo de organismos unicelulares. (www.objetivo.br)

9 Árvore filogenética dos metazoários
A árvore filogenética é uma forma bem visual de representar as relações evolutivas entre os reinos e filos metazoários. Nela, os números indicam o ponto de origem de novas estrutura orgânicas que direcionaram o processo evolutivo.

10 1 - Complexo de Golgi, vacúolos contráteis e movimento amebóide.
0 - DNA e RNA. 1 - Complexo de Golgi, vacúolos contráteis e movimento amebóide. 2 - Flagelos e cílios. 3 - Colagens, espongina, diferenciação celular de organismos multicelulares. 4 - neurônios e células musculares. 5 - simetria biradial. 6 - bilateralidade, sistema excretor e mesoderme. 7 - sistema sangüíneo vascular. 8 - celoma e metamerismo. 9 - clivagem radial. (paginas.terra.com.br/educacao/sariego/organi5.jpg)

11 (www.objetivo.br)

12 (www.objetivo.br)

13 PORÍFEROS (www.bioloja.com/info)

14 CELENTERADOS (www.bioloja.com/info)

15 PLATELMINTOS (www.bioloja.com/info)

16 NEMATELMINTOS (www.bioloja.com/info)

17 ANELÍDEOS (www.bioloja.com/info)

18 MOLUSCOS (www.bioloja.com/info)

19 ARTRÓPODES (www.bioloja.com/info)

20 EQUINODERMAS (www.bioloja.com/info)


Carregar ppt "Invertebrados 1.1 Introdução"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google