A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA CIRCULATÓRIO COMPARADO PROFESSOR: João Paulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA CIRCULATÓRIO COMPARADO PROFESSOR: João Paulo."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA CIRCULATÓRIO COMPARADO PROFESSOR: João Paulo

2 Professor: João Paulo PORÍFEROS Não apresentam organização tissular. A difusão aparece como forma de trocar alimentos, gases respiratórios e excretas entre si e com o meio.

3 Professor: João Paulo Por serem animais filtradores, as esponjas dependem da água que fazem circular pelo corpo para a execução de todas as suas funções. O fluxo de água que entra pelos poros do corpo do animal e sai pela sua abertura maior, o ósculo, é mantido pelo batimento do flagelo de milhares de células que compõem o revestimento interno das esponjas - os coanócitos. PORÍFEROS:

4 Professor: João Paulo O melhor fluxo de água observado nas esponjas do tipo Leucon, o que justifica seu sucesso evolutivo, quando comparado aos demais tipos. As esponjas de maior tamanho são todas do tipo Leucon.

5 Professor: João Paulo CNIDÁRIOS E PLATELMINTOS Cnidários não há ainda a formação típica de órgãos. Platelmintos a possibilidade do desenvolvimento de órgãos e sistemas, não leva ainda à organização de um aparelho circulatório. A difusão aparece como forma de trocar alimentos, gases respiratórios e excretas (cnidários) entre si e com o meio.

6 Professor: João Paulo NEMATELMINTOS Não apresentam sistema circulatório. A difusão aparece como forma de trocar alimentos e gases respiratórios entre si e com o meio.

7 Professor: João Paulo NEMATELMINTOS: Pseudoceloma maior eficiência no transporte e distribuição de substâncias entre as células. Tal líquido, porém não pode ser chamado de sangue pois não apresenta nenhuma característica necessária para tanto.

8 Professor: João Paulo No sistema circulatório aberto o sangue move-se lentamente; a pressão no interior dos vasos é pequena, o que só permite a condução do sangue a curtas distâncias. No sistema circulatório fechado o sangue permanece no interior dos vasos e a pressão, ao contrário do observado na circulação aberta, é maior permitindo um fluxo eficiente e rápido do sangue, que pode percorrer grandes distâncias em pouco tempo. Tipos de Sistemas Circulatórios :

9 Professor: João Paulo MOLUSCOS Primeiros animais da escala evolutiva a apresentarem um aparelho circulatório típico, com coração, vasos sanguíneos e um líquido circulante chamado sangue.

10 Professor: João Paulo Moluscos: O sangue da maioria dos moluscos apresenta a hemocianina como pigmento respiratório, embora alguns poucos representantes deste filo possam apresentar hemoglobina. Celoma restrito à cavidade pericárdica. Circulação aberta ou lacunar (exceto cefalópodes).

11 Professor: João Paulo Na maioria dos moluscos, o coração apresenta 1 ou dois átrios e um ventrículo. Cefalópodes existência de pequenos conjuntos de corações juntos às brânquias: aumenta grandemente a velocidade de circulação sangüínea nos órgãos respiratórios e, conseqüentemente, a taxa metabólica. Moluscos:

12 Professor: João Paulo O sistema circulatório fechado bem desenvolvido, por onde circula o sangue que possui a hemoglobina como pigmento respiratório. Nas minhocas, na região anterior circundando o esôfago, existem de quatro a cinco vasos transversais com elevado poder de contração denominados corações laterais. O vaso dorsal, no entanto, é contrátil e representa o principal meio de propulsão do sangue. ANELÍDEOS

13 Professor: João Paulo A circulação é aberta, e o sangue desses animais, pode ou não conter pigmento respiratório. Nos insetos o coração é um tubo alongado, de posição dorsal, cujas paredes apresentam vários orifícios laterais com válvulas, os ostíolos, por onde entra o sangue vindo das lacunas do corpo (hemocele). Nos insetos, diferente dos demais grupos, o sangue é incolor não apresentando nenhum tipo de pigmento respiratório, portanto, o sistema circulatório não transporta gases, transporta apenas nutrientes e remove toxinas. ARTRÓPODES

14 Professor: João Paulo SISTEMA CIRCULATÓRIO Transporte de nutrientes absorvidos pelo trato gastrointestinal para o resto do corpo. Transporte de gases; O 2 dos órgãos respiratórios para os tecidos e CO 2 no sentido oposto. Transporte de produtos de excreção das células ou órgãos onde são formadas para os órgãos excretores. Transporte de hormônios e produtos metabólicos de uma parte do corpo para a outra. Regulação da temperatura corpórea (principalmente nos endotérmicos), transferindo calor das partes mais internas para a superfície, onde o mesmo pode ser dissipado. Defesa contra agentes patogênicos permitindo a ação de processos imuno-celulares desempenhados pelo sangue por todo organismo. VERTEBRADOS É no filo cordata, mais especificamente no subfilo vertebrata que o aparelho circulatório assume gradualmente sua maior complexidade, abrangendo um grande número de funções.

15 Professor: João Paulo O sangue

16 Professor: João Paulo

17 ELEMENTOS FIGURADOS 1- Eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias): células anucleadas transporte de oxigênio através da hemoglobina produzidos no interior dos ossos, a partir de células da medula óssea vermelha homens: 4,2 a 6 x 106/mm3 de sangue; mulheres: 3,6 a 5 x 106/mm3 de sangue.

18 Professor: João Paulo Leucócitos ou glóbulos brancos

19 Professor: João Paulo Nos animais de circulação fechada, podemos identificar, de acordo com a complexidade de seu corpo, até cinco categorias de vasos sangüíneos: artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias. Os vasos sanguíneos :

20 Professor: João Paulo

21

22

23 VASOS SANGÜÍNEOS Veias: no interior das veias existem válvulas impedem o refluxo de sangue. As pequenas veias são chamadas vênulas.

24 Professor: João Paulo RETORNO VENOSO É a volta do sangue ao coração pelo interior das veias. A pressão do sangue ao atingir as veias é baixa contração dos músculos das pernas pressiona as veias profundas sangue é forçado a seguir no sentido do coração.

25 Professor: João Paulo Morte por crucificação

26 Professor: João Paulo CAPILARES E FORMAÇÃO DE LINFA

27 Professor: João Paulo A circulação fechada é regra entre os vertebrados e o sangue é impulsionado por um coração muscular, envolvido pelo pericárdio, que pode apresentar 2, 3 ou 4 cavidades. Utilizando o coração de um mamífero como modelo, vamos observar as cavidades e os principais vasos sanguíneos componentes.


Carregar ppt "SISTEMA CIRCULATÓRIO COMPARADO PROFESSOR: João Paulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google