A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poríferos e Cnidários Revisão e exercícios. A - A gemulação ou brotamento é um processo de reprodução em que ocorre a formação, no progenitor, de gemas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poríferos e Cnidários Revisão e exercícios. A - A gemulação ou brotamento é um processo de reprodução em que ocorre a formação, no progenitor, de gemas."— Transcrição da apresentação:

1 Poríferos e Cnidários Revisão e exercícios

2 A - A gemulação ou brotamento é um processo de reprodução em que ocorre a formação, no progenitor, de gemas ou gomos, que se desenvolvem, dando origem a novos indivíduos.Após divisão nuclear por mitose, se forma uma pequena protuberância na célula-mãe, que aumenta de tamanho, para onde migra um dos núcleos e por fim se separa como célula independente.

3 A gemulação ocorre principalmente entre: a) poríferos dulçaqüícolas; b) celenterados marinhos; c) poríferos e celenterados; d) celenterados dulçaqüícolas; e) poríferos marinhos.

4

5 Coanócitos são: a) células características dos espongiários (poríferos); b) células características dos celenterados; c) células reprodutivas; d) formas jovens dos poríferos; e) o mesmo que cnidoblastos

6 Assinale a alternativa que mostra o filo, cujos representantes são os animais menos complexos. a) Artrópodes; b) Cnidários; c) Anelídeos; d) Poríferos; e) Nematódeos.

7 As esponjas constituem o filo Porifera do reino Animal, sendo indivíduos de organização corporal simples, considerados um ramo primitivo na evolução dos metazoários. Os poríferos são usados pelos pintores para obter certos efeitos especiais na técnica de aquarela; antigamente, eram usados também como esponjas de banho. Quanto às esponjas, é correto afirmar que a) não possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas silicosas. b) possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espículas calcárias ou silicosas. c) não possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espículas calcárias ou silicosas. d) não possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas calcárias. e) possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas silicosas.

8 Nos poríferos, o mesênquima é uma massa gelatinosa, onde estão imersos elementos de sustentação, e os __________ são células de formato irregular que se movimentam por pseudópodos. Dentre outras funções, essas células participam na formação do esqueleto através dos(das) __________ e na distribuição dos nutrientes obtidos na digestão executada pelos __________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. a) coanócitos - espículas - pinacócitos b) amebócitos - pinacócitos - coanócitos c) amebócitos - espículas - coanócitos d) pinacócitos - amebócitos - porócitos e) porócitos - pinacócitos - amebócitos

9 A digestão dos Poríferos (esponjas) é intracelular e realizada por células chamadas a) arqueócitos. b) porócitos. c) coanócitos. d) pinacócitos. e) amebócitos.

10

11 Inicialmente o pólipo reproduz-se assexuadamente, por brotamento, originando as medusas. Estas formarão gametas que depois se unirão para a formação dos zigotos. Dos zigotos surgem larvas que nadam livremente até se fixarem para dar início a novos pólipos. Esse tipo de reprodução, denominado metagênese, ocorre nos a) celenterados. b) poríferos. c) anelídeos. d) moluscos. e) artrópodes.

12


Carregar ppt "Poríferos e Cnidários Revisão e exercícios. A - A gemulação ou brotamento é um processo de reprodução em que ocorre a formação, no progenitor, de gemas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google