A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Cores Prof. Roberto Cabral de Mello Borges 2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Cores Prof. Roberto Cabral de Mello Borges 2006."— Transcrição da apresentação:

1 1 Cores Prof. Roberto Cabral de Mello Borges 2006

2 2 Amarelo-Laranja AL Amarelo AM Amarelo-Verde AV Verde VD Azul-Verde AV Azul AZ Azul-Violeta AV Violeta VT Magenta MG Vermelho VM Laranja LJ Laranja- Vermelho LV CORES

3 3 Olho Humano Percepção em Preto-e-branco

4 4 Cones e Bastonetes

5 5 S - Short Wavelength M - Medium L - Long

6 6 Cones

7 7 Caminho da Visão

8 8

9 9 Espectro de Cores Visíveis

10 10 Sensibilidade das Cores

11 11 Ponto de foco das 3 cores básicas Azul Verde Vermelho Azul Verde Vermelho Retina Azul (é focado na frente da retina) Vermelho (é focado atrás da retina) Verde (é focado sobre a retina)

12 12 Sensibilidade do olho para cores

13 13 Campo de visão Área 1 - Cones Área 2 - Cones e Bastonetes Área 3 - Bastonetes

14 14 Adaptação ao Escuro Adaptação ao Claro Adaptação ao Escuro e ao Claro do Olho Humano

15 15 Formato da tela TV 3 x 4 (0,75) Slide: 2 x 3 (0,67) HDTV 3 x 5 (0,6) Ideal (Relação de Ouro) 3 x 4,854 (0,618)

16 16 Contraste de Cores

17 17 Contraste de Cores Cores da tela anterior convertidas para preto e branco

18 18 Contraste de Cores Qual dos vermelhos é mais brilhante?

19 19 Uso de cores Cores: adicionam impacto, interesse e informação a documentos e gráficos; as cores nem sempre são mostradas da mesma maneira como foram projetadas, diferindo de um dispositivo para outro; vários fatores envolvidos na geração das cores: iluminação, contraste, forças magnéticas, brilho, entre outros; a cor é parte importante na interface gráfica; é a primeira coisa que os usuários observam no aplicativo, mesmo antes de utilizá-lo.

20 20 Watermark Contraste 16%Contraste 87% Brilho 23%Brilho 83%Normal Contraste: 50% Brilho: 50%

21 21 Uso de cores A cor é um importante auxiliar no processo de comunicação: –enfatiza informações importantes –identifica estruturas e subdivisões –retrata objetos naturais de forma realista –visualiza o tempo e o progresso de uma operação –reduz erros de interpretação –aumenta a compreensão –aumenta a credibilidade e a aparência –visando o processo de aprendizado, a cor é mais eficiente do que o preto/branco –propicia melhor captação de memória

22 22 Ilusão de Óptica O que você vê nesta imagem? Um careca com a mão no peito? Ou um casal de camponeses na rua e um cachorro deitado na rua?

23 23 Usando cores Dificuldades podem ser apontadas: –algumas cores podem causar desconforto visual e produzir o efeito de persistência (afterimage) –a cor pode contribuir para confusão visual ou criar associações negativas –diminuição da acuidade visual (miopia temporária), mecanismos de acomodação, alterações na adaptação da seleção de cores –Estes fatores contribuem ao aparente efeito de profundidade das cores: –Cromostereopsia é o fenômeno onde os tons azuis parecem estar um pouco mais longe enquanto que os vermelhos parecem avançar.

24 24 Efeito de Profundidade Qual a cor que parece estar no primeiro plano e qual a do segundo plano?

25 25 Uso de cores Princípios gerais –Simplicidade »Usar poucas cores (2 a 7); é mais fácil de dominar e mais simples de distinguir em monitores de menor qualidade ou preto e branco –Não associar muitas cores para serem lembradas »Não usar mais de cinco cores quando estas possuírem significado »Significados mais populares: vermelho para Pare e verde para Seguir Cinza para HomePages, branco para Texto, verde para Apresentações e amarelo para Planilhas –Cores para primeiro e segundo planos »Usar sempre pares complementares para garantir legibilidade. Por exemplo, cores que forneçam o branco, como amarelo e azul »Contraste: não usar cores que sejam ambas claras ou escuras

26 26 Uso de cores Princípios gerais –Manter as associações comuns »Vermelho: significa perigo, erro, pare, fogo ou altas temperaturas »Amarelo: significa cuidado, aviso, atenção »Azul: significa frio, água –Cores opostas »Se vermelho é Pare, o oposto é verde »Se vermelho é Quente, o oposto é azul –Diferenças culturais na associação de cores »Alguns países tem cores associadas a alguns objetos e fatos: Egito: amarelo é a cor da alegria e prosperidade Inglaterra: caixas de correio são vermelhas, nos EUA são azuis, na Grécia são verdes e no Brasil são amarelas

27 27 Uso de cores Cores e tamanho –Cores são difíceis de distinguir em pequenas áreas. Por exemplo letras pequenas em azul próximas a letras pequenas em preto –Cores brilhantes parecem maiores –Cores escuras sobre fundo claro oferecem maior legibilidade


Carregar ppt "1 Cores Prof. Roberto Cabral de Mello Borges 2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google