A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Roberto Cabral de Mello Borges

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Roberto Cabral de Mello Borges"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Roberto Cabral de Mello Borges
Cores Prof. Roberto Cabral de Mello Borges 2006

2 CORES Amarelo AM Amarelo-Verde AV Amarelo-Laranja AL VD Verde LJ
Azul-Verde Azul AZ Azul-Violeta Violeta VT Magenta MG Vermelho VM Laranja LJ Laranja-Vermelho LV

3 Olho Humano Percepção em Preto-e-branco

4 Cones e Bastonetes

5 Cones e Bastonetes S - Short Wavelength M - Medium L - Long

6 Cones

7 Caminho da Visão

8

9 Espectro de Cores Visíveis

10 Sensibilidade das Cores
400 440 500 570 590 610 700

11 Ponto de foco das 3 cores básicas
Retina Azul Verde Vermelho Vermelho Verde Azul Azul (é focado na frente da retina) Vermelho (é focado atrás da retina) Verde (é focado sobre a retina)

12 Sensibilidade do olho para cores

13 Campo de visão Área 1 - Cones Área 2 - Cones e Bastonetes
Área 3 - Bastonetes

14 Adaptação ao Escuro e ao Claro do Olho Humano

15 Formato da tela Ideal HDTV 3 x 5 (0,6) TV 3 x 4 (0,75) 3 x 4,854
Slide: 2 x 3 (0,67) Ideal (Relação de Ouro) 3 x 4,854 (0,618) HDTV 3 x 5 (0,6)

16 Contraste de Cores

17 Cores da tela anterior convertidas para preto e branco
Contraste de Cores Cores da tela anterior convertidas para preto e branco

18 Contraste de Cores Qual dos vermelhos é mais brilhante?

19 Uso de cores Cores: adicionam impacto, interesse e informação a documentos e gráficos; as cores nem sempre são mostradas da mesma maneira como foram projetadas, diferindo de um dispositivo para outro; vários fatores envolvidos na geração das cores: iluminação, contraste, forças magnéticas, brilho, entre outros; a cor é parte importante na interface gráfica; é a primeira coisa que os usuários observam no aplicativo, mesmo antes de utilizá-lo.

20 Normal Brilho 83% Brilho 23% Contraste 87% Contraste 16% Watermark

21 Uso de cores A cor é um importante auxiliar no processo de comunicação: enfatiza informações importantes identifica estruturas e subdivisões retrata objetos naturais de forma realista visualiza o tempo e o progresso de uma operação reduz erros de interpretação aumenta a compreensão aumenta a credibilidade e a aparência visando o processo de aprendizado, a cor é mais eficiente do que o preto/branco propicia melhor captação de memória

22 Ilusão de Óptica O que você vê nesta imagem?
Um careca com a mão no peito? Ou um casal de camponeses na rua e um cachorro deitado na rua?

23 Usando cores Dificuldades podem ser apontadas:
algumas cores podem causar desconforto visual e produzir o efeito de persistência (afterimage) a cor pode contribuir para confusão visual ou criar associações negativas diminuição da acuidade visual (miopia temporária), mecanismos de acomodação, alterações na adaptação da seleção de cores Estes fatores contribuem ao aparente efeito de profundidade das cores: Cromostereopsia é o fenômeno onde os tons azuis parecem estar um pouco mais longe enquanto que os vermelhos parecem avançar.

24 Efeito de Profundidade
Qual a cor que parece estar no primeiro plano e qual a do segundo plano?

25 Uso de cores Princípios gerais Simplicidade
Usar poucas cores (2 a 7); é mais fácil de dominar e mais simples de distinguir em monitores de menor qualidade ou preto e branco Não associar muitas cores para serem lembradas Não usar mais de cinco cores quando estas possuírem significado Significados mais populares: vermelho para Pare e verde para Seguir Cinza para HomePages, branco para Texto, verde para Apresentações e amarelo para Planilhas Cores para primeiro e segundo planos Usar sempre pares complementares para garantir legibilidade. Por exemplo, cores que forneçam o branco, como amarelo e azul Contraste: não usar cores que sejam ambas claras ou escuras 11

26 Uso de cores Princípios gerais Manter as associações comuns
Vermelho: significa perigo, erro, pare, fogo ou altas temperaturas Amarelo: significa cuidado, aviso, atenção Azul: significa frio, água Cores opostas Se vermelho é Pare, o oposto é verde Se vermelho é Quente, o oposto é azul Diferenças culturais na associação de cores Alguns países tem cores associadas a alguns objetos e fatos: Egito: amarelo é a cor da alegria e prosperidade Inglaterra: caixas de correio são vermelhas, nos EUA são azuis, na Grécia são verdes e no Brasil são amarelas 13

27 Uso de cores Cores e tamanho
Cores são difíceis de distinguir em pequenas áreas. Por exemplo letras pequenas em azul próximas a letras pequenas em preto Cores brilhantes parecem maiores Cores escuras sobre fundo claro oferecem maior legibilidade 18


Carregar ppt "Prof. Roberto Cabral de Mello Borges"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google