A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cores Prof. Roberto Cabral de Mello Borges Dez/2001.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cores Prof. Roberto Cabral de Mello Borges Dez/2001."— Transcrição da apresentação:

1 Cores Prof. Roberto Cabral de Mello Borges Dez/2001

2 Amarelo-Laranja AL Amarelo AM Amarelo-Verde AV Verde VD Azul-Verde AV Azul AZ Azul-Violeta AV Violeta VT Magenta MG Vermelho VM Laranja LJ Laranja- Vermelho LV CORES

3 Olho Humano

4 Cones e Bastonetes

5 S - Short Wavelength M - Medium L - Long

6 Cones

7 Caminho da Visão

8

9 Espectro de Cores Visíveis

10 Sensibilidade das Cores

11 Ponto de foco das 3 cores básicas Azul Verde Vermelho Azul Verde Vermelho Retina Azul (é focado na frente da retina) Vermelho (é focado atrás da retina) Verde (é focado sobre a retina)

12 Sensibilidade do olho para cores

13 Campo de Visão Área 1 - Cones Área 2 - Cones e Bastonetes Área 3 - Bastonetes

14 Adaptação ao Escuro Adaptação ao Claro Adaptação ao Escuro e ao Claro do Olho Humano

15 Formato da tela TV 3 x 4 (0,75) Slide: 2 x 3 (0,67) HDTV 3 x 5 (0,6) Ideal (Relação de Ouro) 3 x 4,854 (0,618)

16 Contraste de Cores

17 Cores da tela anterior convertidas para preto e branco

18 Contraste de Cores Qual dos vermelhos é mais brilhante?

19 Uso de cores Cores: adicionam impacto, interesse e informação a documentos e gráficos; as cores nem sempre são mostradas da mesma maneira como foram projetadas, diferindo de um dispositivo para outro; vários fatores envolvidos na geração das cores: iluminação, contraste, forças magnéticas, brilho, entre outros; a cor é parte importante na interface gráfica; é a primeira coisa que os usuários observam no aplicativo, mesmo antes de utilizá-lo.

20 Watermark Contraste 16%Contraste 87% Brilho 23%Brilho 83%Normal Contraste: 50% Brilho: 50%

21 Uso de cores A cor é um importante auxiliar no processo de comunicação: –enfatiza informações importantes –identifica estruturas e subdivisões –retrata objetos naturais de forma realista –visualiza o tempo e o progresso de uma operação –reduz erros de interpretação –aumenta a compreensão –aumenta a credibilidade e a aparência –visando o processo de aprendizado, a cor é mais eficiente do que o preto/branco –propicia melhor captação de memória

22 Ilusão de Óptica O que você vê nesta imagem? Um careca com a mão no peito? Ou um casal de camponeses na rua e um cachorro deitado na rua?

23 Usando cores Dificuldades podem ser apontadas: –algumas cores podem causar desconforto visual e produzir o efeito de persistência (afterimage) –a cor pode contribuir para confusão visual ou criar associações negativas –diminuição da acuidade visual (miopia temporária), mecanismos de acomodação, alterações na adaptação da seleção de cores –Estes fatores contribuem ao aparente efeito de profundidade das cores: –Cromostereopsia é o fenômeno onde os tons azuis parecem estar um pouco mais longe enquanto que os vermelhos parecem avançar.

24 Efeito de Profundidade Qual a cor que parece estar no primeiro plano e qual a do segundo plano?

25 Uso de cores Princípios gerais –Simplicidade »Usar poucas cores (2 a 7); é mais fácil de dominar e mais simples de distinguir em monitores de menor qualidade ou preto e branco –Não associar muitas cores para serem lembradas »Não usar mais de cinco cores quando estas possuírem significado »Significados mais populares: vermelho para Pare e verde para Seguir Cinza para HomePages, branco para Texto, verde para Apresentações e amarelo para Planilhas –Cores para primeiro e segundo planos »Usar sempre pares complementares para garantir legibilidade. Por exemplo, cores que forneçam o branco, como amarelo e azul »Contraste: não usar cores que sejam ambas claras ou escuras

26 Uso de cores Princípios gerais –Manter as associações comuns »Vermelho: significa perigo, erro, pare, fogo ou altas temperaturas »Amarelo: significa cuidado, aviso, atenção »Azul: significa frio, água –Cores opostas »Se vermelho é Pare, o oposto é verde »Se vermelho é Quente, o oposto é azul –Diferenças culturais na associação de cores »Alguns países tem cores associadas a alguns objetos e fatos: Egito: amarelo é a cor da alegria e prosperidade Inglaterra: caixas de correio são vermelhas, nos EUA são azuis, na Grécia são verdes e no Brasil são amarelas

27 Uso de cores Cores e tamanho –Cores são difíceis de distinguir em pequenas áreas. Por exemplo letras pequenas em azul próximas a letras pequenas em preto –Cores brilhantes parecem maiores –Cores escuras sobre fundo claro oferecem maior legibilidade

28 –a sensação é o efeito psico-fisiológico sentido pelo ser humano –cada cor tem uma sensação associada e o uso inadequado da cor pode prejudicar a comunicação visual numa tela –a sensação também pode variar em função do contraste, isto é, a cor de um texto ou objeto pode ter sensação diferente conforme a cor do fundo da tela –algumas cores podem ser usadas apenas em alertas ou pequenos espaços; é o caso do vermelho, do preto e do roxo/violeta –As cores exercem uma potente ação sobre os sentimentos e esta força real pode ser aproveitada com fins de melhorar as funcionalidades e produtividade. Efeitos Psicológicos das Cores

29 Sensação de cores –Cores quentes e frias »cores quentes ou luminosas: amarelo, laranja, vermelho e violeta »cores frias ou sombrias: azul, turquesa, verde-mar e verde-alface

30 Sensação das cores Vermelho: –é estimulante mental, aumenta a tensão muscular, a pressão sangüínea e o ritmo respiratório –é uma cor quente e que cansa rapidamente –está associada ao fogo

31 –Amarelo: »estimulante mental, indicado para situações de calma e reflexão »diminui a fadiga visual, tendo ação calmante sobre o sistema nervoso »é a cor de maior intensidade »letreiro preto sobre fundo amarelo âmbar é a combinação que dá melhor contraste visual (é uma das poucas cores que tem a mesma visibilidade na inversão do fundo: letreiro amarelo e fundo preto) Sensação das cores

32 –Azul »é calmante do sistema nervosos para pessoas emotivas »diminui o ritmo respiratório, por baixar a tensão muscular e a pressão sangüínea »o excesso de exposição ao azul causa fadiga ou depressão »inspira paz e a introspecção »dá a sensação de amplitude, como ocorre com as outras cores frias Sensação das cores

33 –Verde »tem destacado efeito calmante, dilatando os capilares, abaixando a pressão sangüínea »é eficaz contra a irritabilidade nervosa, a fadiga e a insônia »é uma cor fria »é a mais repousante das cores »simboliza a segurança, a continuidade e a natureza Sensação das cores

34 –Laranja: »aumenta a emotividade e acelera as pulsações, ligeiramente »dá a sensação de bem estar e alegria »combina a intensidade e vitalidade do vermelho, com a alta visibilidade do amarelo »é uma cor quente, muito luminosa e pouco fatigante »é a representação direta do sol Sensação das cores

35 –violeta: »é uma cor fria, porém em tons avermelhados ou púrpura é quente »apesar de ser deprimente quando empregada só, torna-se calmante quando em conjunto com outras cores Sensação das cores

36 –Branco: »é símbolo de pureza e de paz »em monitores é a cor que mais produz luz na tela –Preto: »é deprimente quando usada só »serve para marcar contrastes, especialmente com o amarelo e o branco Sensação das cores

37 Usando cores Lembrar sempre que cores mal utilizadas são piores que não usar nenhuma! Alguns exemplos: Texto

38 Padrões de cores usados em computadores: sistemas de representação de cores: –dependem do tipo de dispositivo a ser utilizado –aditivos (dispositivos que emitem luz) –subtrativos (dispositivos de impressão) –os mais utilizados são: RGB, HSV e HLS (aditivos) e CYMK (subtrativo)

39 Sistemas Aditivo e Subtrativo

40 Sistema RGB (Red Green Blue)

41

42 Sistema CYMK (Cyan Yellow Magenta blacK)

43 Modelo CMYK –composto pelas cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto (Cyan, Magenta, Yellow e blacK) –modelo subtrativo porque suas cores subtraem da luz branca sua cor –o subconjunto do sistema de coordenadas cartesianas é o mesmo que o RGB, exceto pelo branco (luz total) que está na origem do sistema Sistema subtrativo de cores

44 Utilizado em dispositivos de impressão, depositando pigmentos coloridos sobre o papel a cor ciano subtrai vermelho da luz branca refletida (ciano é branco menos o vermelho) o magenta absorve o verde (ele é vermelho mais azul) o amarelo absorve o azul (ele é vermelho mais verde) uma superfície coberta com ciano e amarelo absorve vermelho e azul refletindo apenas verde Sistema subtrativo de cores

45 Sistema CMYK (C yan M agenta Y ellow blac K)

46 Sistema HTML (#RRGGBB)

47 Sistema HSV (H ue S aturation V alue )

48 Sistema Crayon

49 Cores complementares –A cor complementar de uma cor quente é uma cor fria e vice-versa –colocar uma cor junto com a sua complementar ocasionará a harmonia. –Exemplo: uma rosa em um roseiral destaca-se mais entre as folhas verdes do que isolada Harmonia das Cores Amarelo AM Azul AZ Vermelho VM

50 Cores Complementares: Vermelho - Ciano (azul piscina) Verde - Magenta (lilás) Azul - Amarelo Harmonia das Cores Amarelo-Laranja AL Amarelo AM Amarelo-Verde AV Verde VD Azul-Verde AV Azul AZ Azul-Violeta AV Violeta VT Magenta MG Vermelho VM Laranja LJ Laranja- Vermelh o LV

51 Harmonia das cores análogas ou vizinhas: quando emprega-se uma cor e suas vizinhas ou apenas uma delas. Ex.: laranja com o vermelho e amarelo ou só com o vermelho ou só com o amarelo. É recomendável colorir a superfície maior com a cor mais clara Harmonia das Cores Amarelo-Laranja AL Amarelo AM Amarelo-Verde AV

52 Harmonia monocromática ou de cor dominante: consiste em usar somente uma cor e aplicá-la pura e em vários tons, claros e escuros ou empregados em conjunto Em qualquer harmonia pode-se usar pura, uma cor neutra, obtendo-se realce no emprego do preto e branco O preto e o branco puros permitem a realização de harmonia de contraste Amarelo AM Harmonia das Cores


Carregar ppt "Cores Prof. Roberto Cabral de Mello Borges Dez/2001."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google