Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
TA072 – SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO
CORES Susana Sperone Thalita Barreto Juliana Moriya Karim SouzaCecília Borges 09/09/04
2
Introdução das Cores CORES PRIMÁRIAS
Todas as cores presentes nos pigmentos são formadas a partir de três cores básicas fundamentais: VERMELHO, AZUL E AMARELO. As outras cores são derivadas destas.
3
São consideradas as cores secundárias: LARANJA, VIOLETA E VERDE.
Introdução das Cores CORES SECUNDÁRIAS São consideradas as cores secundárias: LARANJA, VIOLETA E VERDE.
4
Introdução das Cores CORES TERCIÁRIAS Primária Secundária Terciária
Vermelho + Laranja = Vermelho-Alaranjado Vermelho + Violeta = Vermelho-violáceo Azul Verde = Azul-esverdeado Azul Violeta = Azul-violáceo Amarelo Laranja = Amarelo-alaranjado Amarelo Verde = Amarelo-esverdeado
5
Introdução das Cores CORES NEUTRAS
Todas as cores obtidas com a mistura das três primárias, de um par de complementares ou ainda, que contenham cinza ou preto na composição.
6
Ação da Cor no Ser Humano
IMPRESSIONAR (a retina) CONSTRUIR (uma linguagem que comunique a idéia) EXPRESSAR (provoca uma emoção)
7
Meios de Influência Criação de espaço
Cores quentes – espaço menor (se expandem) Cores frias – espaço maior Pesquisa científica Impacto no reino animal e vegetal Climatologia Clima quente – roupas claras Clima frio – roupas escuras
8
A Casa dos Mil Truques 73% das compras são decididas na hora da compra, não obedecem às listas de compra.
9
A Casa dos Mil Truques Supermercados exploram:
Disposição das mercadorias; Cores das embalagens; Luz; Corredores; até os bancos da lanchonete.
10
A Casa dos Mil Truques Cor Vermelha e Laranja => usadas principalmente entre os supérfluos, pois são cores que chamam muita atenção.
11
A Casa dos Mil Truques Cor Vermelha => usadas para iluminação das carnes frescas, pois esconde manchas brancas e de gordura, que causam má impressão no produto.
12
A Casa dos Mil Truques Cor clara com iluminação => usadas nas prateleiras mais nobres, que ficam na altura dos olhos, que guardam os produtos mais caros e em produtos os quais se deseja influenciar a compra, diretamente no rótulo e não na etiqueta de preço.
13
A Casa dos Mil Truques Cor amarela => usada sobre os pães, realçando a cor e escondendo eventuais manchas de fungos (que seria mostrada no uso da luz branca ou azulada). Também sobre frutas e verduras, para que fiquem com tom mais vivo e aparência de frescas.
14
A Casa dos Mil Truques Cor azul e verde => usado em produtos de limpeza, pois lembram saúde, água e natureza.
15
O Poder das Cores COR IMPULSO A COMPRA
Gera sensações no cérebro de fenômenos interrelacionados , carregando um poder decisório latente
16
Os Efeitos da Cor na Embalagem
Vermelha Ilusão Física: Aumento de volume, peso e cor Efeito Psicológico: Estimulante e Dominante Particularidades: Alimenta a pressão Arterial
17
As cores das embalagens evocam Memórias e Sensações
Vermelho: Lembra sangue, fogo, guerra. Liga-se às idéias de perigo, paixão, ardor, excitação. É usado em produtos que busquem uma imagem de arrojo.
18
Os Efeitos da Cor na Embalagem
Laranja Efeito Psicológico: fortalece, provoca bem estar, alegria Ilusão Física: Impressão de calor, aumento de volume Particularidades: cansa a vista
19
As cores das embalagens evocam Memórias e Sensações
Laranja: Evoca fruta, flor, outono. É associado com euforia, alegria. Aparece com destaque em embalagens que pretendem seduzir a juventude.
20
Os Efeitos da Cor na Embalagem
Amarela Efeito Psicológico: estimula o sistema nervoso, anima a ação e o esforço Ilusão Física: Impressão de calor, aumento de volume Particularidades: Afasta os insetos
21
As cores das embalagens evocam Memórias e Sensações
Amarelo: É a cor do ouro e, portanto, automaticamente associada à riqueza. Também evoca diversão. É ideal para guloseimas destinadas a crianças e jovens.
22
Os Efeitos da Cor na Embalagem
Azul Ilusão Física: Diminuição de peso, refrescante, distância Efeito Psicológico: Sensação de repouso e revitalizante Particularidades: Afasta os insetos
23
As cores das embalagens evocam Memórias e Sensações
Azul: Traz as idéias de céu e mar. Sugere frescor, paz, repouso. Aparece em mercadorias cuja imagem é associada à tranqüilidade.
24
Os Efeitos da Cor na Embalagem
Verde Efeito Psicológico: sensação de alívio Ilusão Física: Impressão de leveza, vida e distância Particularidades: efeito deprimente se utilizado só
25
As cores das embalagens evocam Memórias e Sensações
Verde: Lembra vegetação, pedras preciosas. Simboliza a esperança, a calma e a segurança. É a cor preferida para embalar os produtos cheirosos e perfumados, como os materiais de limpeza.
26
Os Efeitos da Cor na Embalagem
Violeta Efeito Psicológico: adormece, melancolia Ilusão Física: Cor fria, diminui o volume Particularidades: vantajoso para pessoas nervosas
27
Os Efeitos da Cor na Embalagem
Preta Ilusão Física: Aumento de calor e peso, diminuição de volume Efeito Psicológico: sensação de repouso, deprime Particularidades: absorve todos os raios solares
28
Os Efeitos da Cor na Embalagem
Branca Ilusão Física: Aumento de volume Efeito Psicológico: Cansaço Particularidades: reflete o calor
29
Referências Bibliográficas
Borges, Cecília. A casa dos mil truques. Revista: Emoção e Inteligência. Junho de 2000. Psicodinâmica das cores em comunicação. Livro: A natureza, o homem e a cor. A Magia das cores – Sem autor.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.