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Curso: Publicidade e Propaganda Disciplina: Criação 1 / Noite – 2º Período Tema: “A cor na publicidade” Prof: Nilcéa Pinheiro.

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1 Curso: Publicidade e Propaganda Disciplina: Criação 1 / Noite – 2º Período Tema: “A cor na publicidade” Prof: Nilcéa Pinheiro

2 As Cores na Publicidade
Mídia impressa.

3 As cores na Publicidade
As cores exercem um papel importante no psicológico de cada um. Elas são utilizadas para acalmar, estimular, afirmar, negar, decidir e no caso da publicidade e propaganda: VENDER. Os meios de comunicação, inclusive a mídia impressa, abusam das cores para despertar sensações, atrair e influenciar o consumo.

4 De acordo com os estudos do Prof
De acordo com os estudos do Prof. Modesto Farina, existem algumas indicações seguras quanto ao uso das cores em publicidade: Vermelho: Transmite força, ação, paixão, movimento. Aumenta a atenção, estimula, motiva. Indicado para anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos e de ginástica. Laranja: indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados. É de caráter estimulante e se relaciona com produtos comestíveis. Amarelo: Visível a distância, estimulante. Cor imprecisa, pode produzir vacilação no indivíduo e dispersar parte de sua atenção. Não é uma cor motivadora. Geralmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável seu uso em superfícies muito extensas.

5 Verde: Estimulante, mas com pouca força sugestiva; oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caracterize o frio, azeites, verduras e semelhantes Azul: Possui grande poder de atração, é neutralizante nas inquietações do ser humano, acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio. É a cor do infinito, dos sonhos, dos introvertidos e remete também à inteligência, emoções profundas e eternas Roxo: É a cor da prudência,remete a sabedoria, filosofia, sofisticação e contemplação. Acalma o sistema nervoso. É utilizado em anúncios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc.

6 Marrom: Esconde muito a qualidade e o valor e, portanto, pouco recomendável em publicidade. Cinza: Esta é uma cor que se adapta a tudo. Quando se usa uma cinza prateado, pode ter-se a sensação de brilhantismo, luxo, elegância e velocidade. Indica discrição. Para atitudes neutras e diplomáticas é muito utilizado em publicidade. Preto: Transmite refinamento, elegância e sofisticação, ainda que também representa o mau, a morte, a escuridão, mistério, bem como poder e elegância. Muitos artigos nesta cor são para gente exclusiva. Emprega-se para anunciar e estimular a compra de produtos custosos e de luxo. Deve ser evitado o excesso.

7 Branco: Pureza e sinceridade
Branco: Pureza e sinceridade. É utilizada para obtermos paz de espírito e harmonia . É a cor que maior sensibilidade possui frente à luz, é a soma de todas as cores e se utiliza na publicidade para simbolizar inocência, paz, pureza, virgindade, limpeza e luminosidade. Está presente nos comerciais de água, produtos de limpeza e detergentes. Rosa: É a cor da mulher, reflete ingenuidade, bondade, ternura, bons sentimentos, amor, afeto,nobreza e ausência de tudo mau. Está relacionado com produtos femininos, de maternidade, bem como para os dirigidos ao segmento infantil e pré-adolescente.

8 Exemplos: Com a cores preto, amarelo, verde e azul...

9 Com as cores cinza, vermelho e laranja:

10 COMBINAÇÕES Uma combinação errada de cores pode prejudicar toda a criação de um anúncio publicitário. Assim como a escolha da cor, a combinação das cores deve seguir as intenções que se quer provocar no consumidor.

11 Combinações não recomendáveis para publicidade.

12 Combinações recomendadas para publicidade.

13 "A cor é uma das ferramentas mais importantes na comunicação."
As cores também tem um enorme significado nos logotipos. Uma ou mais cores de tons variados podem passar a ser mais importante até que a próprio símbolo/logotipo. "A cor é uma das ferramentas mais importantes na comunicação." Referências Bibliográficas: - psicodinâmica das cores em comunicação (Modesto Farina)


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