A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO DE UMA IMAGEM. O que é comunicar?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO DE UMA IMAGEM. O que é comunicar?"— Transcrição da apresentação:

1 ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO DE UMA IMAGEM

2 O que é comunicar?

3 Linguagem verbal – oral e escrita Linguagem não verbal – sons, gestos, sinais e imagens

4 Toda imagem transmite uma mensagem. Por exemplo, a nossa imagem. O jeito que nos vestimos pode indicar o grupo, ou a tribo a qual pertencemos. A imagem passa uma informação, então precisamos saber qual a mensagem queremos passar. A imagem é uma forma visual da comunicação, elas podem expressar funções sem recorrer a letras ou palavras.

5 PONTO É a unidade de comunicação visual mais simples. Tem grande poder de atração sobre o olho. As imagens são constituídas de pontos

6

7 O ponto gera os elementos gráficos e visuais Pontos conectados dirigem a visão, quanto mais pontos, mais surge a ideia de cor

8

9 LINHA A linha é uma sucessão de pontos muito unidos. A linha pode adotar formas muito distintas para expressar intenções diferentes. Pode ser indisciplinada, para aproveitar sua espontaneidade expressiva, delicada, ondulada, indecisa.

10 A linha vertical atrai o olhar para o alto; a horizontal provoca a impressão de repouso; já a linha curva nos dá a sensação de movimento. As linhas retas produzem uma sensação de tranqüilidade, de solidez, de serenidade;

11

12 FORMA A linha descreve uma forma. Existem três formas básicas: o quadrado, o triângulo eqüilátero e o círculo. Cada uma delas tem suas características específicas.

13 Ao quadrado se associam enfado, honestidade, retidão e esmero. Ao triângulo perfeição e proteçãp. Ao círculo, infinitude, proteção, ação. A partir da combinação e variações infinitas dessas três formas básicas, derivam todas as formas físicas da natureza e da imaginação humana.

14

15 Exemplo Quadrado

16 Exemplo círculo

17 Exemplo triângulo

18 TEXTURA A textura pode ser percebida tanto pelo tato quanto pela visão. Mas é possível que uma textura não tenha nenhuma qualidade tátil, somente ótica. O significado da textura se baseia naquilo que vemos.

19

20

21 Escala Serve para comparação Sabemos se algo é grande ou pequeno se temos algo para comparar.

22

23 Dimensão Normalmente nos desenhos e outras imagens ela é moldada utilizando-se da perspectiva.

24 24 ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO VISUAL - DIMENSÃO

25 Movimento Geralmente esta implícito no visual.

26

27 COR A cor é uma das mais penetrantes experiências visuais que temos todos em comum.

28 A cor por definição não existe. O que entendemos por cor é luz e o que percebemos nos objetos é a parte da luz que eles refletem. Exemplo: ao constatar que uma maça é vermelha, o que ocorre é que a superfície externa da fruta absorve todos os raios luminosos que compõem a luz branca e reflete apenas os que são percebidos como vermelho. Se a fonte luminosa for diferente da branca, as cores são diferentes das que normalmente percebíamos).

29 A cor é elemento fundamental em qualquer processo de comunicação. As cores influenciam psicologicamente os seres humanos de várias maneiras.

30 Toda cor possui características próprias que a identificam em relação as demais: matiz, valor e saturação Matiz – é a identidade da cor, como nos referimos a ela (azul, vermelho). Valor – (luminosidade ou brilho) quantidade de claridade ou escuridão que a cor possui (comparação com outras) Saturação – grau de pureza ou intensidade de uma cor. Cor saturada é intensa, vibrante. Cores menos saturadas apagadas, sem vida.

31 Cor também tem temperatura! Percebemos isso através de nossas experiências anteriores. Quente – vermelho, laranja (calor) Fria – azul, verde (ambientes frios)

32 Cores Primárias São as cores que não podem ser formadas por nenhuma mistura.

33 Cores Secundárias São as cores que surgem da mistura de duas cores primárias.

34 Cores terciárias São as cores que se consegue misturando uma cor primária com uma cor secundária. Ex: Amarelo alaranjado

35

36 Cores complementares São as cores opostas no disco de cores. São usadas para dar força e equilíbrio a um trabalho, criando contrastes. (raramente se usa apenas cores complementares em um trabalho) Vermelho – Verde Azul – Laranja Amarelo - Violeta

37 Cores análogas São as que aparecem lado-a-lado no disco de cores. São análogas porque há nelas uma mesma cor básica. Dão a sensação de uniformidade. A composição em cores análogas é considerada elegante, e pode se equilibrada com uma cor complementar.

38

39

40 Vermelho Ação, Aventura, Agressividade, Sangue, Perigo, Vontade, Energia, Emoção, Amor, Paixão, Força e Vigor Vermelho é uma cor intensa. Ele pode convocar emoções conflitantes como sangue e guerra ou amor e paixão. É freqüentemente utilizado em desenhos de logotipos para captar a atenção e é reconhecida por levantar a pressão arterial ou despertar o apetite nas pessoas.

41 Rosa Apreço, Delicadeza, Feminilidade, Florais, Gentileza, Universo feminino adolescente, Gratidão, Inocência, Romantismo, Suavidade e Tranqüilidade. É frequentemente utilizada em logotipos para adicionar um toque feminino.

42 Laranja Acessível, Divertido, Jovial, Intrépido; Bem-estar, Entusiasmo, Criatividade e Juventude. Você pode encontrá-la freqüentemente empregado em logotipos para criar um ar lúdico, estimular emoções e até mesmo apetite.

43 Verde Dura, Ambiental, Fresca, Harmônica, Saudável e Curativa; Inexperiência, Natureza, Renovação e Tranqüilidade; Moeda.Verde representa vida e renovação. É uma cor calmante e repousante, mas também pode representar ciúme e inexperiência. Você pode encontrá-la frequentemente utilizada por empresas que pretendem retratar a si próprias como ecologicamente conscientes.

44 Preto Autoridade, Ousadia, Clássico, Conservador, Distintinção, Formalidade, Mistério, Segredo, Gravidade e Tradição.

45 Azul Autoridade, Calma, Confiança, Dignidade, Fidelidade, Poder, Sucesso, Segurança e Confiabilidade. Azul é calmante e pode evocar imagens de autoridade, sucesso e segurança.


Carregar ppt "ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO DE UMA IMAGEM. O que é comunicar?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google