A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Percepção e Fund. Das Artes Visuais Aula 005 Compreensão estética e cultural dos meios visuais - Comunicação Visual e componentes estéticos -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Percepção e Fund. Das Artes Visuais Aula 005 Compreensão estética e cultural dos meios visuais - Comunicação Visual e componentes estéticos -"— Transcrição da apresentação:

1 Percepção e Fund. Das Artes Visuais Aula 005 Compreensão estética e cultural dos meios visuais - Comunicação Visual e componentes estéticos -

2 Percepção e Fund. das Artes Visuais COMUNICAÇÃO VISUAL DEFINIÇÃO: é toda forma de comunicação que utiliza de elementos visuais, tais como imagens, signos, gráficos, vídeos ou desenhos para expressar uma ou mais ideias.

3 Percepção e Fund. das Artes Visuais COMUNICAÇÃO VISUAL A Comunicação Visual é muito usada na propaganda, pois exige menos tempo para veicular uma idéia do que um texto necessitaria, e como a propaganda precisa atingir rápido o público, nada mais eficaz que recursos imagéticos.

4 Percepção e Fund. das Artes Visuais COMUNICAÇÃO VISUAL OBJETIVO DO PUBLICITÁRIO: atuar como conciliador dos aspectos sócio-culturais de um público alvo à mensagem enviada, e com sua criatividade ele executa o objetivo comunicacional de forma eficaz, utilizando imagens que exprimam de forma direta a idéia a ser veiculada.

5 COMUNICAÇÃO VISUAL Elementos básicos ou Componentes estéticos

6 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos Sempre que alguma coisa é projetada, pintada, desenhada, esboçada ou esculpida, a substância visual da obra é composta a partir de uma lista básica de elementos. Não se devem confundir os elementos visuais com os materiais ou o meio de expressão, a madeira, a argila, a tinta ou o papel.

7 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos É fundamental assinalar que a escolha dos elementos visuais e a manipulação destes, tendo em vista o efeito pretendido, está nas mãos do artista, do artesão e do designer; ele é o visualizador. O que ele decide fazer com estes elementos é sua arte e seu ofício, e as opções são infinitas.

8 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos Os elementos visuais constituem o básico do que vemos: - ponto, - linha, - forma, - direção, - tom, - cor, - textura, - dimensão, - escala, - movimento.

9 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (ponto) é a unidade de comunicação visual mais simples. Quando qualquer material líquido ou duro, seja tinta ou um bastão, atinge uma superfície, assume uma forma arredondada, mesmo que esta não simule um ponto perfeito. Logo pensamos nesse elemento visual como um ponto de referência ou um indicador de espaço.

10 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (ponto) Qualquer ponto tem uma força visual grande de atração sobre o olho.

11 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (ponto)

12 Em grande quantidade e justapostos, criam a ilusão de tom ou cor.

13 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (linha) É um ponto em movimento, pois quando fazemos uma marca contínua (uma linha), em uma superfície e movê-lo segundo uma determinada trajetória, de tal forma que as marcas assim formadas se convertam em registro.

14 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (linha) Nas artes visuais, a linha tem, por sua própria natureza, uma enorme energia. Nunca é estática; apesar de sua flexibilidade e liberdade, a linha não é vaga: é decisiva, tem propósito e direção, vai para algum lugar, faz algo de definitivo.

15 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (linha) As linhas retas produzem uma sensação de tranqüilidade, de solidez, de serenidade:

16 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (linha) A linha vertical atrai o olhar para o alto.

17 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (linha) A horizontal provoca a impressão de repouso.

18 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (linha) A curva nos dá a sensação de movimento, de instabilidade, graciosidade, alegria.

19 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (linha) A fina produz impressão de delicadeza:

20 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (linha) A grossa, de energia:

21 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (linha) A carregada, de resolução, violência:

22 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (linha) A comprida, dá um sentimento de vivacidade:

23 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (linha) A curta, dá um sentimento de firmeza:

24 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (forma) A linha descreve uma forma. Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma. Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo eqüilátero.

25 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (forma) Ao quadrado se associam enfado, honestidade, retidão e esmero:

26 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (forma) Ao triângulo, ação, conflito, tensão:

27 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (forma) Ao círculo, infinitude, calidez, proteção:

28 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (forma) Resumindo, cada uma das formas básicas tem suas características específicas, e a cada uma se atribui uma grande quantidade de significados, alguns por associação, outros por nossas próprias percepções.

29 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (direção) Todas as formas básicas expressam três direções visuais básicas e significativas: o quadrado, a horizontal e vertical; o triângulo, a diagonal, o círculo, a curva.

30 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (direção) Cada uma das direções visuais tem um forte significado associativo e é um valioso instrumento para a criação de mensagens visuais.

31 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (direção) Horizontal / Vertical – relação com o equilíbrio e a estabilidade.

32 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (direção) Diagonal – sua força direcional é mais instável e provocadora. Seu significado é ameaçador e quase perturbador.

33 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (direção) Curva – tem significados associados a abrangência e a repetição.

34 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (tom) O tom é o atributo distinguível de uma cor. Este varia de intensidade quanto à saturação da cor.

35 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (tom) E sua variedade é o meio pelo qual distinguimos oticamente a complexidade da informação visual do ambiente.

36 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (tom)

37

38 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (cor) Ela é um elemento de visualidade que se caracteriza pela sua carga de sensualidade, visto que nos aguça os sentidos.

39 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (cor)

40 Para quem trabalha com as cores-luz (televisão – imagem digital), as são: vermelho, verde e azul (RGB – red, green e blue). A mistura dessas três cores em quantidades iguais máxima, produz o branco.

41 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (cor) Para quem trabalha com as cores-pigmento (gráfica, artistas), as cores são: vermelho, amarelo e azul, e a mistura dessas cores em igual quantidade resulta na cor preta. O nome técnico dados a estas cores é CMYK (cian, magenta, yellow e black).

42 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (cor) Este sistema é usado nas gráficas para a impressão por fotolitos, nos jornais, revistas, livros e tudo o que é impresso, pois a impressão obtida por pintura de superfície, assim como a impressora do computador, que tem os três cartuchos de tinta com as cores pigmento primárias e outro cartucho preto.

43 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (cor) A cor, tanto luz quanto pigmento, tem um comportamento único, mas nosso conhecimento da cor na comunicação visual vai pouco além da coleta de observações em relação a ela.

44 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (cor) A cor tem 4 dimensões que podem ser definidas e medidas: - Matiz (identidade da cor) - Saturação (brilho ou opacidade, intensidade) - Valor (escuridão ou luminosidade da cor) - Temperatura (calor ou frieza da cor)

45 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (cor) A Matiz refere-se à identidade essencial de uma cor – vermelho, violeta, laranja, amarelo, etc.

46 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (cor) A Saturação da cor descreve sua intensidade. Uma cor saturada é muito mais intensa ou vibrante. Cores com menor saturação são entendidas como opacas ou atenuadas.

47 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (cor) O Valor da cor é o aspecto mais intimamente relacionado à cor tipográfica, por exemplo - sua escuridão ou luminosidade. O amarelo é percebido como cor leve ou luminosa, enquanto o violeta, como cor escura ou profunda.

48 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (cor) A Temperatura é uma qualidade subjetiva relacionada à experiência. Uma cor quente, como o vermelho ou laranja nos faz lembrar o calor, uma cor fria, como verde ou azul, nos faz pensar em objetos frescos, como planta e água.

49 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (textura) É o elemento visual que com freqüência serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tato. Podemos apreciar e reconhecer a textura tanto por meio do tato, quanto da visão, ou ainda pela combinação de ambos.

50 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (textura) Relaciona-se com a composição de uma substância por meio de variações mínimas na superfície do material. E pode-se também representar a textura por meio de fotografias e composições gráficas. Utilizamos a representação ou a própria textura para deixarmos o trabalho cada vez mais realista.

51 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (textura)

52 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (escala) A escala é muito usada para representar uma medida proporcional real. Para a comunicação visual é importante que a proporção seja muito bem utilizada.

53 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (escala) A escala pode ser estabelecida não só através do tamanho relativo das pistas visuais, mas também através das relações com o campo ou com o ambiente.

54 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (escala)

55 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (dimensão) A dimensão existe no mundo real. Não só podemos senti-la, mas também vê-la. Mas em nenhuma das representações bidimensionais da realidade, como o desenho, a pintura, a fotografia, o cinema e a televisão, existe um dimensional real, ela é apenas implícita.

56 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (dimensão)

57 A perspectiva tem fórmulas exatas, com regras múltiplas e complexas. Recorre à linha para criar efeitos, mas sua intenção final é produzir uma sensação de realidade.

58 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (dimensão)

59 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (movimento) Como no caso da dimensão, o elemento visual do movimento se encontra mais freqüentemente implícito do que explícito no modo visual. Contudo, o movimento talvez seja uma das forças visuais mais dominantes.

60 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (movimento) O movimento existe somente no olho do espectador, por meio do fenômeno fisiológico da persistência da visão.

61 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (movimento) Algumas das propriedades da visão podem constituir a razão incorreta do uso da palavra movimento para descrever tensões e ritmos compositivos nos dados visuais quando, na verdade, o que está sendo visto é fixo e imóvel.

62 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos (movimento)

63 Com as misturas de elementos podemos criar ilusoriamente a sensação do movimento.

64 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos Todos esses elementos, ponto, linha, forma, direção, tom, cor, textura, escala, dimensão e movimento são componentes imprescindíveis para os meios visuais. Tem o potencial da transformação de forma fácil e direta.

65 COMUNICAÇÃO VISUAL elementos básicos São elementos básicos para uma composição e sua utilização de maneira adequada trazem harmonia para qualquer trabalho, seja ele analógico ou digital.

66

67 DOWNLOAD estudiomultifoco.com.br/ftc


Carregar ppt "Percepção e Fund. Das Artes Visuais Aula 005 Compreensão estética e cultural dos meios visuais - Comunicação Visual e componentes estéticos -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google