A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""— Transcrição da apresentação:

28 Prof. Roberto Cabral de Mello Borges
Cores Parte 2 Prof. Roberto Cabral de Mello Borges 2007

29 Efeitos Psicológicos das Cores
a sensação é o efeito psico-fisiológico sentido pelo ser humano cada cor tem uma sensação associada e o uso inadequado da cor pode prejudicar a comunicação visual numa tela a sensação também pode variar em função do contraste, isto é, a cor de um texto ou objeto pode ter sensação diferente conforme a cor do fundo da tela algumas cores podem ser usadas apenas em alertas ou pequenos espaços; é o caso do vermelho, do preto e do roxo/violeta As cores exercem uma potente ação sobre os sentimentos e esta força real pode ser aproveitada com fins de melhorar as funcionalidades e produtividade. 20

30 Sensação de cores Cores quentes e frias cores quentes ou luminosas:
amarelo, laranja, vermelho e violeta cores frias ou sombrias: azul, turquesa, verde-mar e verde-alface 21

31 Sensação das cores Vermelho:
é estimulante mental, aumenta a tensão muscular, a pressão sangüínea, o ritmo respiratório e a atividade sexual é uma cor quente e que cansa rapidamente está associada ao fogo 22

32 Sensação das cores Amarelo:
estimulante mental, indicado para situações de calma e reflexão diminui a fadiga visual, tendo ação calmante sobre o sistema nervoso é a cor de maior intensidade letreiro preto sobre fundo amarelo âmbar é a combinação que dá melhor contraste visual (é uma das poucas cores que tem a mesma visibilidade na inversão do fundo: letreiro amarelo e fundo preto) 23

33 Sensação das cores Azul
é calmante do sistema nervosos para pessoas emotivas diminui o ritmo respiratório, por baixar a tensão muscular e a pressão sangüínea o excesso de exposição ao azul causa fadiga ou depressão inspira paz e a introspecção dá a sensação de amplitude, como ocorre com as outras cores frias 24

34 Sensação das cores Verde
tem destacado efeito calmante, dilatando os capilares, abaixando a pressão sangüínea é eficaz contra a irritabilidade nervosa, a fadiga e a insônia é uma cor fria é a mais repousante das cores simboliza a segurança, a continuidade e a natureza 25

35 Sensação das cores Laranja:
aumenta a emotividade e acelera as pulsações, ligeiramente dá a sensação de bem estar e alegria combina a intensidade e vitalidade do vermelho, com a alta visibilidade do amarelo é uma cor quente, muito luminosa e pouco fatigante é a representação direta do sol 26

36 Sensação das cores violeta:
é uma cor fria, porém em tons avermelhados ou púrpura é quente apesar de ser deprimente quando empregada só, torna-se calmante quando em conjunto com outras cores 27

37 Sensação das cores Branco: Preto: é símbolo de pureza e de paz
em monitores é a cor que mais produz luz na tela Preto: é deprimente quando usada só serve para marcar contrastes, especialmente com o amarelo e o branco 28

38 Texto Texto Texto Texto Texto Texto
Usando cores Lembrar sempre que cores mal utilizadas são piores que não usar nenhuma! Alguns exemplos: Texto Texto Texto Texto Texto Texto 15

39 Padrões de cores usados em computadores:
sistemas de representação de cores: dependem do tipo de dispositivo a ser utilizado aditivos (dispositivos que emitem luz) subtrativos (dispositivos de impressão) os mais utilizados são: RGB, HSV e HLS (aditivos) e CYMK (subtrativo)

40 Sistemas Aditivo e Subtrativo
RGB (Aditivo) CYMK (Subtrativo)

41 Sistema RGB (Red Green Blue)

42 Sistema RGB Eixos: Base para geração de imagens coloridas em monitores
Red, Green, Blue Base para geração de imagens coloridas em monitores adaptado de

43 Sistema RGB (Red Green Blue)

44 Sistema CYMK (Cyan Yellow Magenta blacK)

45 Sistema CYMK Eixos: Cyan, Yellow, Magenta Base para geração de imagens coloridas em impressoras Variante: CYMK PRETO é usado como “primária” adicional adaptado de

46 Sistema subtrativo de cores
Modelo CMYK composto pelas cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto (Cyan, Magenta, Yellow e blacK) modelo subtrativo porque suas cores subtraem da luz branca sua cor o subconjunto do sistema de coordenadas cartesianas é o mesmo que o RGB, exceto pelo branco (luz total) que está na origem do sistema

47 Sistema subtrativo de cores
Utilizado em dispositivos de impressão, depositando pigmentos coloridos sobre o papel a cor ciano subtrai vermelho da luz branca refletida (ciano é branco menos o vermelho) o magenta absorve o verde (ele é vermelho mais azul) o amarelo absorve o azul (ele é vermelho mais verde) uma superfície coberta com ciano e amarelo absorve vermelho e azul refletindo apenas verde

48 Sistema CMYK (Cyan Magenta Yellow blacK)

49 Sistema HTML (#RRGGBB)

50 Sistema HSV (Hue Saturation Value)

51 Sistema HSV Eixos: Hue (matiz) Saturation (Saturação)
Value (Intensidade) Valor adaptado de

52 Diagrama CIE Plano Cromático (sem intensidade) Primárias perceptuais
Origem de vários sistemas perceptuais de representação de cores adaptado de

53 Modelo CIE

54 Sistema Crayon

55 Cores Complementares e Constrastes
São complementares as cores que estão opostas no círculo das cores como, por exemplo, o verde é a complementar do vermelho. Uma cor se intensifica quando justaposta à sua complementar, ao branco, preto ou cinza devido ao contraste criado. Uma cor reduz sua intensidade quando se mistura algo de sua complementar. Cores harmônicas são aquelas que estão próximas na seqüência no círculo das cores como, por exemplo, vermelho, laranja e amarelo, etc. As cores também podem ser harmônicas pela combinação em triângulo da roda de cores.

56 Contraste e Harmonia Harmonia das cores: Cores Complementares:
harmonia das cores opostas ou de contraste: o maior contraste se obtém justapondo cores complementares; a maior superfície é colorida com uma cor quente e a menor com sua cor complementar fria harmonia das cores análogas ou vizinhas: é o emprego de uma cor e uma ou duas vizinhas; por exemplo: laranja e seus vizinhos, vermelho e amarelo; a cor mais clara usada na superfície maior harmonia monocromática ou de cor dominante: é o uso de uma única cor, aplicada pura e em vários tons, claros e escuros Cores Complementares: Vermelho - Ciano (azul piscina) Verde - Magenta (lilás) Azul - Amarelo

57 Cores Complementares

58 Harmonia das Cores Cores complementares
A cor complementar de uma cor quente é uma cor fria e vice-versa colocar uma cor junto com a sua complementar ocasionará a harmonia. Exemplo: uma rosa em um roseiral destaca-se mais entre as folhas verdes do que isolada Amarelo AM Azul AZ Vermelho VM

59 Harmonia das Cores Cores Complementares:
Vermelho - Ciano (azul piscina) Verde - Magenta (lilás) Azul - Amarelo Amarelo-Laranja AL Amarelo AM Amarelo-Verde AV Verde VD Azul-Verde Azul AZ Azul-Violeta Violeta VT Magenta MG Vermelho VM Laranja LJ Laranja-Vermelho LV 32

60 Harmonia das Cores Harmonia das cores análogas ou vizinhas: quando emprega-se uma cor e suas vizinhas ou apenas uma delas. Ex.: laranja com o vermelho e amarelo ou só com o vermelho ou só com o amarelo. É recomendável colorir a superfície maior com a cor mais clara Amarelo-Laranja AL Amarelo AM Amarelo-Verde AV

61 Harmonia das Cores Amarelo AM Harmonia monocromática ou de cor dominante: consiste em usar somente uma cor e aplicá-la pura e em vários tons, claros e escuros ou empregados em conjunto Em qualquer harmonia pode-se usar pura, uma cor neutra, obtendo-se realce no emprego do preto e branco O preto e o branco puros permitem a realização de harmonia de contraste

62 Harmonia das Cores Outra forma de manter a harmonia de cores é o uso de uma única cor, variando-se a intensidade da mesma, ou seja, dosando-se progressivas quantidades de branco ou preto à cor pura.

63 Referências Bibliográficas
Borges, R.Cabral M, Winkler, Marco A. e Basso, Karen. Considerações sobre Cores na Web. IHC 2000, Gramado, 2000. Del, G.;Nielsen, Jakob. International User Interfaces. N.York, J. Wiley, 1996. Foley, J. Computer Graphics, Principles and Practice. Addison-Wesley, Reading, Massachusetts, EUA, 1996. Graves, M. The Art of Color Design. Mc Graw Hill, New York, 1951. Hayten, P. El Color en la Industria. Las Ediciones de Arte, Barcelona, 1958. Lynch, P & Horton, S. Web Style Guide. Yale Univ. Press, 1999. MacDonald, L. Using Color Effectively in Computer Graphics. IEEE Computer Graphics and Applications vol 19 n 4 (Jul-Aug., 1999). Marcus, Aaron. Principles os Effective Visual Communication for Graphical User Interface Design. San Francisco-CA: Morgan Kaufmann, 1995. Murch, S. Physiological Principles for the effective Use of Colors. IEEE Computer Graphics and Applications, V 4. #11, Nov Olabarriaga, Silvia. Processamento e Análise de Imagens. PGCC-UFRGS, Porto Alegre, 2002. Shneidermann, B. Designing the User Interface. 1997, Add.-Wesley, N.York. Steinhaus, A. The Nine Colours of the Rainbow. Mir Publish, Moscow, 1970. Stone, M. C. A survey of color for computer graphics. SIGGRAPH-1999.


Carregar ppt ""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google