A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

28 Cores Parte 2 Prof. Roberto Cabral de Mello Borges 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "28 Cores Parte 2 Prof. Roberto Cabral de Mello Borges 2007."— Transcrição da apresentação:

1 28 Cores Parte 2 Prof. Roberto Cabral de Mello Borges 2007

2 29 –a sensação é o efeito psico-fisiológico sentido pelo ser humano –cada cor tem uma sensação associada e o uso inadequado da cor pode prejudicar a comunicação visual numa tela –a sensação também pode variar em função do contraste, isto é, a cor de um texto ou objeto pode ter sensação diferente conforme a cor do fundo da tela –algumas cores podem ser usadas apenas em alertas ou pequenos espaços; é o caso do vermelho, do preto e do roxo/violeta –As cores exercem uma potente ação sobre os sentimentos e esta força real pode ser aproveitada com fins de melhorar as funcionalidades e produtividade. Efeitos Psicológicos das Cores

3 30 Sensação de cores –Cores quentes e frias »cores quentes ou luminosas: amarelo, laranja, vermelho e violeta »cores frias ou sombrias: azul, turquesa, verde-mar e verde-alface

4 31 Sensação das cores Vermelho: –é estimulante mental, aumenta a tensão muscular, a pressão sangüínea, o ritmo respiratório e a atividade sexual –é uma cor quente e que cansa rapidamente –está associada ao fogo

5 32 –Amarelo: »estimulante mental, indicado para situações de calma e reflexão »diminui a fadiga visual, tendo ação calmante sobre o sistema nervoso »é a cor de maior intensidade »letreiro preto sobre fundo amarelo âmbar é a combinação que dá melhor contraste visual (é uma das poucas cores que tem a mesma visibilidade na inversão do fundo: letreiro amarelo e fundo preto) Sensação das cores

6 33 –Azul »é calmante do sistema nervosos para pessoas emotivas »diminui o ritmo respiratório, por baixar a tensão muscular e a pressão sangüínea »o excesso de exposição ao azul causa fadiga ou depressão »inspira paz e a introspecção »dá a sensação de amplitude, como ocorre com as outras cores frias Sensação das cores

7 34 –Verde »tem destacado efeito calmante, dilatando os capilares, abaixando a pressão sangüínea »é eficaz contra a irritabilidade nervosa, a fadiga e a insônia »é uma cor fria »é a mais repousante das cores »simboliza a segurança, a continuidade e a natureza Sensação das cores

8 35 –Laranja: »aumenta a emotividade e acelera as pulsações, ligeiramente »dá a sensação de bem estar e alegria »combina a intensidade e vitalidade do vermelho, com a alta visibilidade do amarelo »é uma cor quente, muito luminosa e pouco fatigante »é a representação direta do sol Sensação das cores

9 36 –violeta: »é uma cor fria, porém em tons avermelhados ou púrpura é quente »apesar de ser deprimente quando empregada só, torna-se calmante quando em conjunto com outras cores Sensação das cores

10 37 –Branco: »é símbolo de pureza e de paz »em monitores é a cor que mais produz luz na tela –Preto: »é deprimente quando usada só »serve para marcar contrastes, especialmente com o amarelo e o branco Sensação das cores

11 38 Usando cores Lembrar sempre que cores mal utilizadas são piores que não usar nenhuma! Alguns exemplos: Texto

12 39 Padrões de cores usados em computadores: sistemas de representação de cores: –dependem do tipo de dispositivo a ser utilizado –aditivos (dispositivos que emitem luz) –subtrativos (dispositivos de impressão) –os mais utilizados são: RGB, HSV e HLS (aditivos) e CYMK (subtrativo)

13 40 Sistemas Aditivo e Subtrativo RGB (Aditivo)CYMK (Subtrativo)

14 41 Sistema RGB (Red Green Blue)

15 42 Sistema RGB Eixos: –Red, Green, Blue Base para geração de imagens coloridas em monitores adaptado de

16 43 Sistema RGB (R ed G reen B lue )

17 44 Sistema CYMK (Cyan Yellow Magenta blacK)

18 45 Sistema CYMK Eixos: –Cyan, Yellow, Magenta Base para geração de imagens coloridas em impressoras Variante: CYMK –PRETO é usado como primária adicional adaptado de

19 46 Modelo CMYK –composto pelas cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto (Cyan, Magenta, Yellow e blacK) –modelo subtrativo porque suas cores subtraem da luz branca sua cor –o subconjunto do sistema de coordenadas cartesianas é o mesmo que o RGB, exceto pelo branco (luz total) que está na origem do sistema Sistema subtrativo de cores

20 47 Utilizado em dispositivos de impressão, depositando pigmentos coloridos sobre o papel a cor ciano subtrai vermelho da luz branca refletida (ciano é branco menos o vermelho) o magenta absorve o verde (ele é vermelho mais azul) o amarelo absorve o azul (ele é vermelho mais verde) uma superfície coberta com ciano e amarelo absorve vermelho e azul refletindo apenas verde Sistema subtrativo de cores

21 48 Sistema CMYK (C yan M agenta Y ellow blac K)

22 49 Sistema HTML (#RRGGBB)

23 50 Sistema HSV (H ue S aturation V alue )

24 51 Sistema HSV Eixos: –Hue (matiz) –Saturation (Saturação) –Value (Intensidade) adaptado de Valor

25 52 Diagrama CIE Plano Cromático (sem intensidade) Primárias perceptuais Origem de vários sistemas perceptuais de representação de cores adaptado de

26 53 Modelo CIE

27 54 Sistema Crayon

28 55 Cores Complementares e Constrastes São complementares as cores que estão opostas no círculo das cores como, por exemplo, o verde é a complementar do vermelho. Uma cor se intensifica quando justaposta à sua complementar, ao branco, preto ou cinza devido ao contraste criado. Uma cor reduz sua intensidade quando se mistura algo de sua complementar. Cores harmônicas são aquelas que estão próximas na seqüência no círculo das cores como, por exemplo, vermelho, laranja e amarelo, etc. As cores também podem ser harmônicas pela combinação em triângulo da roda de cores.

29 56 Contraste e Harmonia Harmonia das cores: –harmonia das cores opostas ou de contraste: o maior contraste se obtém justapondo cores complementares; a maior superfície é colorida com uma cor quente e a menor com sua cor complementar fria –harmonia das cores análogas ou vizinhas: é o emprego de uma cor e uma ou duas vizinhas; por exemplo: laranja e seus vizinhos, vermelho e amarelo; a cor mais clara usada na superfície maior –harmonia monocromática ou de cor dominante: é o uso de uma única cor, aplicada pura e em vários tons, claros e escuros Cores Complementares : –Vermelho - Ciano (azul piscina) –Verde - Magenta (lilás) –Azul - Amarelo

30 57 Cores Complementares

31 58 Cores complementares –A cor complementar de uma cor quente é uma cor fria e vice-versa –colocar uma cor junto com a sua complementar ocasionará a harmonia. –Exemplo: uma rosa em um roseiral destaca-se mais entre as folhas verdes do que isolada Harmonia das Cores Amarelo AM Azul AZ Vermelho VM

32 59 Cores Complementares: Vermelho - Ciano (azul piscina) Verde - Magenta (lilás) Azul - Amarelo Harmonia das Cores Amarelo-Laranja AL Amarelo AM Amarelo-Verde AV Verde VD Azul-Verde AV Azul AZ Azul-Violeta AV Violeta VT Magenta MG Vermelho VM Laranja LJ Laranja- Vermelh o LV

33 60 Harmonia das cores análogas ou vizinhas: quando emprega-se uma cor e suas vizinhas ou apenas uma delas. Ex.: laranja com o vermelho e amarelo ou só com o vermelho ou só com o amarelo. É recomendável colorir a superfície maior com a cor mais clara Harmonia das Cores Amarelo-Laranja AL Amarelo AM Amarelo-Verde AV

34 61 Harmonia monocromática ou de cor dominante: consiste em usar somente uma cor e aplicá-la pura e em vários tons, claros e escuros ou empregados em conjunto Em qualquer harmonia pode-se usar pura, uma cor neutra, obtendo-se realce no emprego do preto e branco O preto e o branco puros permitem a realização de harmonia de contraste Amarelo AM Harmonia das Cores

35 62 Harmonia das Cores Outra forma de manter a harmonia de cores é o uso de uma única cor, variando-se a intensidade da mesma, ou seja, dosando-se progressivas quantidades de branco ou preto à cor pura.

36 63 Referências Bibliográficas Borges, R.Cabral M, Winkler, Marco A. e Basso, Karen. Considerações sobre Cores na Web. IHC 2000, Gramado, Del, G.;Nielsen, Jakob. International User Interfaces. N.York, J. Wiley, Foley, J. Computer Graphics, Principles and Practice. Addison-Wesley, Reading, Massachusetts, EUA, Graves, M. The Art of Color Design. Mc Graw Hill, New York, Hayten, P. El Color en la Industria. Las Ediciones de Arte, Barcelona, Lynch, P & Horton, S. Web Style Guide. Yale Univ. Press, MacDonald, L. Using Color Effectively in Computer Graphics. I EEE Computer Graphics and Applications vol 19 n 4 (Jul-Aug., 1999). Marcus, Aaron. Principles os Effective Visual Communication for Graphical User Interface Design. San Francisco-CA: Morgan Kaufmann, Murch, S. Physiological Principles for the effective Use of Colors. IEEE Computer Graphics and Applications, V 4. #11, Nov Olabarriaga, Silvia. Processamento e Análise de Imagens. PGCC-UFRGS, Porto Alegre, Shneidermann, B. Designing the User Interface. 1997, Add.-Wesley, N.York. Steinhaus, A. The Nine Colours of the Rainbow. Mir Publish, Moscow, Stone, M. C. A survey of color for computer graphics. SIGGRAPH-1999.


Carregar ppt "28 Cores Parte 2 Prof. Roberto Cabral de Mello Borges 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google