A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética no Cinema. Em busca da felicidade O filme se passa em 1981. É o drama do self-made man. Chris é um homem jovem, casado e tem um filho, Cristopher.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética no Cinema. Em busca da felicidade O filme se passa em 1981. É o drama do self-made man. Chris é um homem jovem, casado e tem um filho, Cristopher."— Transcrição da apresentação:

1 Ética no Cinema

2 Em busca da felicidade

3 O filme se passa em É o drama do self-made man. Chris é um homem jovem, casado e tem um filho, Cristopher. Sua única fonte de renda é a venda de um eqp to médico, que não vai nada bem. Devido às adversidades, sua mulher relutantemente o deixa e ao filho. Chris arranja um emprego promissor, que começa com 6 meses de estágio não remunerado.

4 Recapitulando: Virtudes Clássicas Coragem Fé Justiça Prudência Temperança Diligência Fortaleza

5

6 Analisando as virtudes envolvidas

7 Coragem Coragem é a virtude que permite assumir riscos para um bem maior. Percebe-se na cena que Chris teve de ser audaz: havia uma pequena chance de a condição geral de seu filho piorar e ele, no entanto, apostou no contrário.

8 Fé Fé é a virtude que nos leva a acreditar em algo ou em alguém, um sentimento que transcende o indivíduo. Chris realmente acredita que a situação é provisória e que ele conseguirá o emprego e consertará sua vida, dando melhores oportunidades ao seu filho.

9 Justiça Justiça é a virtude que nos orienta a dar a cada um o que lhe é devido. Por ser pai de Cristopher, Chris é responsável por ele e lhes são encumbidos os deveres morais de pai. Além disso, Cristopher não tem culpa da situação na qual se encontra e Chris, ciente disto, procura protegê-lo da realidade.

10 Prudência Prudência é a virtude que nos dota de bom senso, ponderação frente ao desafio. Na situação contemplada, sem teto, suporte financeiro ou algum conhecido para abrigá-los, não cabe decisão do que fazer. No entanto, é compelido para levar a si e ao filho para o melhor abrigo que pôde improvisar.

11 Temperança Temperança é a virtude que permite o bom controle sobre as emoções, fomentando-as ou detendo-as. Durante a cena, Chris teve que se manter firme e forte, repelindo os maus sentimentos devido à situação e à sua árdua rotina diária, de modo a poder seguir em frente e dar um bom exemplo ao seu filho.

12 Diligência Diligência significa cuidado, atenção, supervisão, amor. De onde tirar forças quando tudo parece perdido? Chris tirou da confiança depositada nele por seu filho...

13 Fortaleza Fortaleza é a virtude que nos permite permanecer e resistir tanto aos ataques impiedosos, quanto às defesas de difícil transposição que às vezes a vida nos apresenta. No filme, nosso protagonista é um grande exemplo disto: sem renda, sem teto, com um filho para educar, fazendo estágio gratuito na esperança de vencer os demais 19 candidatos à sua vaga ele persiste e por fim, se sobressai.

14 Diamante de Sangue

15 Ao observar algo tão valorizado como um diamante em seu estado lapidado, não se tem idéia de como ele pode ter parado lá. Hoje, as pedras que chegam do continente africano têm a garantia de que foram obtidas sem terem sido envolvidas em conflitos civis locais.

16 Pelo menos é o que garantem os grandes comerciantes e, se isso acontece, é por causa da notoriedade mundial de casos como os que ilustram a trama de Diamante de Sangue. Mesmo assim, Diamante de Sangue não deixa de ser um relato contundente de uma violenta época que está mais no passado do país do que no presente.

17 A trama, estritamente local, torna-se universal por ter personagens movidos por valores humanos comuns, como a ética, a moral e a ganância. Ambientado na década de 90 durante o conflito civil na Serra Leoa, o que vemos são crianças a matar crianças, aldeias dizimadas e uma luta constante pela liberdade individual expressa num diamante.

18 Há uma duvida constante se é a natureza humana que é corrompida ou se é a mesma que corrompe a sociedade. A crítica política do filme se baseia no fato dos consumidores de pedras preciosas financiarem a exploração infantil, o regime de escravidão, o tráfico de armas e a morte de famílias inteiras.

19

20 Bem Comum x Bem Individual Promoção dos bens individual e comum Preocupação com a ordem social e os direitos humanos Princípio da participação Intervenção ativa de todos cidadãos em favor da promoção do bem comum. Princípio da Solidariedade Exige luta pessoal contra a tendência egoísta Virtude da Justiça Não basta saber o que é justo. O fim não justifica os meios DEBATE

21 FORREST GUMP Contador de histórias

22 Filme relata a história de Forrest Gump, narrada por suas palavras, revelando, porém, cenas que explicam visualmente a história. Forrest Gump: uma pessoa de baixa inteligência, porém, sinceridade e ingenuidade.

23 Passa a vida realizando objetivos sem fim claro e sempre acaba sobressaindo no que faz: -Universidade; -Exército; -Empreendedor (pesca); -Atleta (3 anos de corrida); -Conquista do grande amor de sua vida demonstrando confiança incondicional.

24

25 Foco da cena Contexto: Guerra do Vietnam -Regime de autoritarismo onde as ordens do superior devem ser sempre obedecidas; -O Tenente Dan descende de gerações que morreram em combate e nesta cena perde suas pernas em combate; -Forrest ignora a ordem e a vontade do Tenente em função de sua vida;

26 -A cena final apresenta que anos após a perda de suas pernas na guerra, com o auxílio de Forrest, o Tenente supera este obstáculo pessoal e encontra realização em sua vida, mesmo não tendo o mesmo fim que seus antecessores.

27 DEBATE -No contexto militar, até onde as ordens de um superior devem ser obedecidas num cenário de guerra no qual vidas estão em perigo?


Carregar ppt "Ética no Cinema. Em busca da felicidade O filme se passa em 1981. É o drama do self-made man. Chris é um homem jovem, casado e tem um filho, Cristopher."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google