A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UFU FEQUI MAPA DE RISCOS Outubro, 2006 Autores: Luís Cláudio Lopes Cláudia Gonçalves de Azevedo Marina Damião Besteti Kallyu Manoel de Souza Professor:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UFU FEQUI MAPA DE RISCOS Outubro, 2006 Autores: Luís Cláudio Lopes Cláudia Gonçalves de Azevedo Marina Damião Besteti Kallyu Manoel de Souza Professor:"— Transcrição da apresentação:

1 UFU FEQUI MAPA DE RISCOS Outubro, 2006 Autores: Luís Cláudio Lopes Cláudia Gonçalves de Azevedo Marina Damião Besteti Kallyu Manoel de Souza Professor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA

2 UFU FEQUI Histórico Surgiu através da portaria nº 05 de 20/08/92, modificada pelas portarias nº 25 de 29/12/94 e nº 08 de 23/02/99; Anexo IV da Norma Regulamentadora Brasileira número 5.

3 UFU FEQUI Definição Representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. Origem dos fatores: Diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho); Forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento).

4 UFU FEQUI Objetivos Conscientização e informação dos trabalhadores através da fácil visualização dos riscos existentes na empresa; Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa; Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.

5 UFU FEQUI Como elaborar Conhecer o processo de trabalho no local analisado; Identificar os riscos existentes no local analisado; Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficácia. Identificar os indicadores de saúde; Conhecer os levantamentos ambientais já realizados no local;

6 UFU FEQUI Como elaborar Elaborar o Mapa de Riscos, sobre o layout da empresa indicando: O grupo a que pertence o risco, de acordo com a cor padronizada; O número de trabalhadores expostos ao risco, o qual deve ser anotado dentro do círculo; A especificação do agente que deve ser anotada também dentro do círculo; A intensidade do risco, que deve ser representada por tamanhos proporcionalmente diferentes de círculos; Após discutido e aprovado pela CIPA, o Mapa de Riscos, completo ou setorial, deverá ser afixado em cada local analisado, de forma claramente visível e de fácil acesso para os trabalhadores.

7 UFU FEQUI Representação Gráfica Representado graficamente através de círculos de cores e tamanhos proporcionalmente diferentes sobre o layout da empresa; Construído tendo como base a planta baixa ou esboço do local de trabalho.

8 UFU FEQUI Tabela de gravidade Figura 1: Tabela de gravidade.

9 UFU FEQUI Simbologia das cores Figura 2: Simbologia das cores.

10 UFU FEQUI Exemplo de Mapa de Risco Figura 3: Exemplo de Mapa de Risco.

11 UFU FEQUI Riscos do Ambiente Agentes físicos; Agentes químicos; Agentes biológicos; Agentes ergonômicos; Riscos de acidentes decorrentes do ambiente de trabalho.

12 UFU FEQUI Riscos Físicos Gerados por máquinas e condições físicas características do local de trabalho. Ruído; Vibração;

13 UFU FEQUI Riscos Físicos Radiação Ionizante: Emissões de energia da faixa do visível passando pelo ultra-violeta e raios gama. Radiação Não-Ionizante: Não tem poder de ionização. Pode ativar todo conjunto de átomos que recebem esta carga de energia.

14 UFU FEQUI Riscos Físicos Temperatura extremas: calor e frio; Pressões anormais; Umidade.

15 UFU FEQUI Riscos Químicos Representados pelas substâncias químicas que se encontram nas formas líquida, sólida e gasosa, e quando absorvidos pelo organismo, podem produzir reações tóxicas e danos à saúde. Poeiras: Aerossóis sólidos formados pela desagregação mecânica de corpos sólidos (Minerais, Madeiras e Poeiras em geral).

16 UFU FEQUI Riscos Químicos Fumos: Aerossóis sólidos formados por condensação de vapores, geralmente metálicos (Fumos de solda). Névoas: Aerossóis constituídos por partículas líquidas, formadas pela desagregação mecânica de corpos líquidos (Névoa de tinta);

17 UFU FEQUI Riscos Químicos Neblina: Aerossóis líquido formados por condensação de vapores. Vapores: Substâncias que se encontram no estado gasoso como resultado de algum tipo de alteração no seu estado normal e temperatura ambiente.

18 UFU FEQUI Riscos Químicos Gases: Não possuem formas e volume próprios e tendem a se expandir indefinidamente.À temperatura ordinária, mesmo sujeito a pressões fortes não podem ser total ou parcialmente reduzidos ao estado líquido.

19 UFU FEQUI Riscos Biológicos Causados por microorganismos como bactérias, fungos, vírus e outros, que podem desencadear doenças devido à contaminação.

20 UFU FEQUI Riscos Ergonométricos São contrários às técnicas de ergonomia, que exigem que os ambientes de trabalho se adaptem ao homem, proporcionando bem estar físico e psicológico. Estão ligados também a fatores externos (do ambiente) e internos (do plano emocional), em síntese, quando há disfunção entre o indivíduo e seu posto de trabalho.

21 21 Riscos Mecânicos ou de Acidente UFU FEQUI Ocorrem em função do ambiente físico de trabalho e tecnologias impróprias, capazes de colocar em perigo a integridade física do trabalhador.

22 22 Por que fazer? UFU FEQUI Estes riscos podem prejudicar o bom andamento das tarefas, portanto, devem ser identificados, avaliados e controlados de forma correta.

23 23 Dificuldades UFU FEQUI Falta de capacidade; Falta informações; Falta de subsídios técnicos para identificar, avaliar e controlar os riscos existentes dentro de seus processos produtivos.

24 24 Benefícios para a Empresa UFU FEQUI Facilita a administração da prevenção de acidentes e de doença do trabalho; Ganho da qualidade e produtividade; Aumento diretos de lucros; Informa os riscos aos quais o trabalhador está exposto, cumprindo assim dispositivos legais.

25 25 Benefícios para os Empregados UFU FEQUI Propicia o conhecimento dos riscos que podem estar sujeitos os colaboradores; Fornece dados importantes relativos a sua saúde ; Conscientiza quanto ao uso de EPIS.

26 26 Curiosidade UFU FEQUI Portaria nº 26, de 06 de maio de 1998 Falta do Mapa de Risco Multas pesadas Exemplo: 01 a 250 empregados: entre 630 e 1242 ufir; 251 a 500 empregados: entre 1242 e 1374 ufir; 501 a 1000 empregados: entre 1375 e 1646 ufir.

27 27Referências UFU FEQUI


Carregar ppt "UFU FEQUI MAPA DE RISCOS Outubro, 2006 Autores: Luís Cláudio Lopes Cláudia Gonçalves de Azevedo Marina Damião Besteti Kallyu Manoel de Souza Professor:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google