A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour zO que é um paradigma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour zO que é um paradigma."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour zO que é um paradigma de programação? zO que é orientação a objetos? zO que é Java? zHistórico e versões da linguagem zCaracterísticas zFontes de consulta na web zEstrutura de um programa Java zBiblioteca de classes zPrimeiros programas Introdução à Programação OO Usando Java Profa. Isabel Harb Manssour (Material adaptado das aulas dos Profs. Luciana Porcher Nedel, Júlio Pereira Machado e Bernardo Copstein)

2 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour O que é um paradigma de programação? zAs linguagens de programação podem forçar um certo estilo de programação zExemplo: Linguagem de programação C yExecução seqüencial yVariáveis e comandos de atribuição yComandos de repetição yComandos de seleção yConjunto de funções Paradigma de Programação

3 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour O que é um paradigma de programação? zÉ um padrão conceitual que orienta soluções de projeto e implementação zParadigmas explicam como os elementos que compõem um programa são organizados e como interagem entre si zExemplos de paradigmas yProcedural yOrientado a objetos yFuncional yConcorrente

4 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour O que é orientação a objetos? zFoco está nos dados e nas operações sobre os dados, e não sobre procedimentos zÉ baseada na modelagem de objetos do mundo real zO que é um objeto? yUma entidade que você pode reconhecer yUma abstração de um objeto do mundo real yUma estrutura composta de dados (estado local) e operações (executa processamentos) yRecebe e envia mensagens

5 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour O que é orientação a objetos? zComponentes básicos do paradigma OO: yclasses: encapsulam dados e operações, relacionam-se com outras classes por herança e associações yobjetos: instâncias de classes, têm estado e comportamento ymensagens: trocas de informação entre objetos

6 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour O que é orientação a objetos? zObjeto yPossui características (atributos) e comportamento (operações). yExemplo: caneta xcaracterísticas: cor da tinta, quantidade de tinta, etc. xcomportamento: escrever, recarregar, etc. yExemplo: carro xcaracterísticas: cor, modelo, ano, etc. xcomportamento: acelerar, frear, etc.

7 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour O que é orientação a objetos? veículo MarcaPlaca ler_placa classe FerrariIDN8810 Fiat Uno IAS3333 instâncias veículos objeto1 objeto2

8 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour O que é orientação a objetos? zUm programa orientado a objetos é estruturado como uma comunidade de objetos que interagem entre si zCada objeto tem um papel a cumprir zCada objeto oferece um serviço ou realiza uma ação que é usada por outros membros da comunidade zExemplo: motorista e um carro

9 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour O que é Java? zIlha da Indonésia zCafé yTipo de café importado z Linguagem de programação

10 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Histórico e versões da linguagem z1991 yPatrick Naughton, Mike Sheridan e James Gosling criaram a linguagem em 1991, no ¨GreenProject¨ da Sun; yUma equipe de 13 pessoas (o ¨Green Team¨) se trancou num escritório na Sand Hill Road em Menlo Park. Eles cortaram as comunicações com a Sun e trabalharam 18 meses sem parar; yO objetivo do Green Team era desenvolver software para controlar eletrodomésticos (TVs interativas, torradeiras interativas, etc.);

11 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Histórico e versões da linguagem yS.O. para o controle de uma rede de eletrodomésticos; yIdéia inicial: usar C++ yObjetivos: linguagem pequena, eficiente e facilmente portável; yLinguagem Oak; yO surgimento da Web redirecionou Oak dando origem a Java.

12 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Histórico e versões da linguagem z1994 yCriado um navegador que permitia executar applets Java: HotJava

13 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Histórico e versões da linguagem z1995 yEm 23/05, John Gage, diretor da Sun Microsystems e Marc Andreessen, da Netscape, anunciaram que a linguagem já era realidade e seria incorporada ao Navigator; yNovembro: A linguagem Java foi disponibilizada pela 1ª vez: JDK 1.0 ( Java Development Kit ) yAdoção de Java na Web: segurança applets rodam em um ambiente controlado (browsers)

14 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Histórico e versões da linguagem z1997 yJDK 1.1 (http://java.sun.com) yNova forma de tratar os eventos yJDBC (acesso a banco de dados) ySwing (modelo de interface independente de plataforma) yJava 3D

15 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Histórico e versões da linguagem yAmbientes de programação: Visual J++ (Microsoft), JBuilder (Borland), Visual Café (Symantec), Kawa, BlueJ, Java Workshop (SunSoft), SuperCede, JFactory (Rogue Wave),... yCrescimento da linguagem (parte do público Web migrou para soluções mais simples JavaScript e VBScript)

16 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Histórico e versões da linguagem z1999 yJDK 1.2 ou Java 2 yCorreção de bugs, otimização e sedimentação dos conceitos yPossibilidade de fazer drag and drop yRevisão dos recursos de áudio

17 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Histórico e versões da linguagem zObservação yA partir da versão 1.2 a SUN passou a chamar seu pacote de SDK ( System Development Kit ) yPorém, o nome JDK continua a ser usado no lugar de SDK, até mesmo pela SUN (exemplo: o SDK 1.3 é instalado em um diretório chamado JDK1.3 : ) ySDK é oferecido em duas versões: x Standart Edition : voltada ao desenvolvimento de applets, aplicações stand alone ou aplicações cliente x Enterprise Edition : reune um conjunto de tecnologias voltadas para o desenvolvimento de aplicações servidoras

18 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Histórico e versões da linguagem zJava 1.0.2: a mais suportada pelos browsers zJava 1.1.5: 1 o Semestre de 97. Aprimoramento na interface com o usuário e tratamento de eventos zJava 2: versão atual. Lançada em dezembro de 98.

19 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Características zJava é tanto uma linguagem de programação de alto nível quanto uma plataforma. zComo linguagem, Java é xOrientada a objetos xIndependente de arquitetura (multiplataforma) xPortável xRobusta xSegura xInterpretada xDistribuída xetc.

20 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Características zJava é tanto compilada quanto interpretada. O compilador transforma o programa em bytecodes (instruções de máquina compreendidas pela Java Virtual Machine ), que são transformados em linguagem de máquina pelo interpretador. Java Program MyProgram.java MyProgram.class Compiler Interpreter

21 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Características zComo plataforma, Java compreende uma JVM ( Java Virtual Machine - interpretador Java - runtime Java) e uma API ( Java Application Programming Interface ) Interpreter Java Program MyProgram.java Compiler Interpreter Java Virtual Machine PC-compatible Windows NT Sun Ultra Solaris Power Macintosh System 8 javac.exe java.exe

22 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Características zOs bytecodes são o que torna possível o slogan criado pela Sun: Write once, run anywhere zA linguagem permite a escrita de programas que podem executar em web pages ou rodar normalmente em qualquer computador que suporte Java

23 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Características zPode ainda ser executada em televisões, relógios de pulso e telefones celulares zJava herda grande parte dos conceitos de Orientação à Objetos do C++, linguagem em que está baseada. Mais simples, menos propensa a erros e mais fácil de aprender que o C.

24 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Características zExistem 3 tipos de programas em Java: y Applications (programas normais ordinários) xconsole applications: suportam saída em modo texto xwindowed Java applications: cria e gerencia múltiplas janelas, usa mecanismos de GUI (Graphical User Interface) para programação em janelas. y Applets (programas em web pages) xatualmente existe mais de 1 milhão de páginas na web incluindo applets Java xJava 1.0.2: suportado pela maioria dos browsers

25 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Características y Servlets xAplicações cliente-servidor xExecuta no servidor (ao contrário dos applets) xEstende a funcionalidade de um servidor

26 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Características zProblema: yPara ter flexibilidade e segurança, abre-se mão do tempo de execução; yUm programa Java típico roda 10 vezes mais lento que um programa equivalente em linguagem nativa; yMas… se o seu ambiente Java suportar JIT (Just-in- time compilation), o problema está resolvido. xCompiladores JIT convertem programas Java para linguagem de máquina nativa assim que os mesmos são lidos. yPenalidade: a leitura dos programas se torna mais lenta.

27 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Características zFuturo da linguagem Java yA idéia principal por trás da plataforma (linguagem + ambiente) Java é a portabilidade. A integração entre dispositivos diferentes, como computadores e torradeiras, saiu do campo da ficção científica diretamente para os laboratórios.

28 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Características yJava Real Machine - foi desenvolvido um processador Java (o JavaChip) que permite executar os bytecodes diretamente. Um chip como esse pode equipar diversos aparelhos domésticos. Já existem protótipos de sistemas de navegação para veículos, sistemas embutidos, smart cards, vídeo-fones, etc.

29 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Características

30 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Características yNos negócios, a possibilidade de integrar facilmente sistemas com arquiteturas diferentes à Internet é uma grande vantagem.

31 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Fontes de consulta na web (site oficial) (código e tutoriais) (notícias) (revista) (Java Developers Journal)

32 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Fontes de consulta na web (Clube Java Brasil) (Java User Group - GO) (JUG DF) (JUG Sucesu-SP) (JUG Sucesu-MG) (página pessoal) (seção do Cadê)

33 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Estrutura de um Programa Java zUm programa Java é um conjunto composto por uma ou mais classes zTipicamente, cada classe é implementada em um arquivo fonte separado, sendo que o arquivo deve ter o mesmo nome da classe yExemplo: a classe Veiculo deve estar definida no arquivo Veiculo.java zEm geral, os arquivos que compõem um programa Java devem estar no mesmo diretório

34 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Biblioteca de Classes zColeção de classes predefinidas que provêem uma série de facilidades que podem ser usadas em programas zClasses são agrupadas em conjuntos chamados pacotes ( packages ) zPacotes são referidos coletivamente como biblioteca de classes Java ou interface de programação de aplicativos Java ( Java applications programming interface - Java API)

35 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Biblioteca de Classes zInstrução import é usada para identificar e carregar classes requeridas zExemplos de pacotes: y java.lang : inclui classes básicas, manipulação de arrays e strings. Este pacote é carregado automaticamente pelo programa y java.io : operações de input e output y java.awt : suportam aplicações em janelas y java.util : classes diversas para manipulação de dados

36 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Primeiros programas // Primeiro programa Java public class HelloPeople { public static void main (String args[]) { System.out.println(Hello People!); }

37 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Primeiros programas zObservações: y class : palavra reservada que marca a declaração de uma classe (cada programa java consiste de pelo menos uma definição de classe). y public : especificador (globalmente acessível) y static : especificador que indica que o método deve ser compartilhado por todos os objetos criados a partir dessa classe. Indica que o método é acessível mesmo se não houverem objetos definidos.

38 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Primeiros programas yO main é sempre static posto que é chamado sem que se crie nenhum objeto de sua classe. y void : valor de retorno da função. y System.out.println : chamado do método println para o atributo out (standard output: objeto membro da classe System) da classe ou objeto System (classe standard). O argumento é uma constante do tipo String.

39 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Primeiros programas // Segundo programa Java import java.io.*; public class Quadrado { public static void main (String args[]) { int i; System.out.println(Numero \t Quadrado); for (i=1; i<=10; i++) System.out.println(i + "\t " + i*i); }

40 Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour Primeiros programas C:\> javac Quadrado.java C:\> java Quadrado Numero Quadrado


Carregar ppt "Introdução à Programação OO Usando Java - Desenvolvido pela Profa. Luciana Porcher Nedel e alterado pela Profa. Isabel Harb Manssour zO que é um paradigma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google