A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Empreendedorismo no Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Empreendedorismo no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo no Brasil
Carlos Alberto Silva Douglas da Graça Griggio Felipe Eduardo da Silva Gleice dos Santos Costa Walter Donizete Menino Professor Roberto Vertamatti

2 Empreendedorismo no Brasil
12/04/2017 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL O que é Empreendedorismo? É o processo de identificar oportunidades e transformá-las em algo lucrativo. É a ação de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessário, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal. O conceito foi utilizado inicialmente por Joseph Schumpeter em 1950. “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.”

3 Empreendedorismo no Brasil
12/04/2017 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL Entrepreneurship termo inglês utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação. Termo oriundo do francês: “entrepreneur” palavra francesa que era usada no século XII que traz o significado de intermediário, originalmente relacionada como atravessador entre a fonte fornecedora e o mercado consumidor facilitando todo o processo de troca e assumindo riscos.

4 Empreendedorismo no Brasil
12/04/2017 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL A Revolução do Empreendedorismo “O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a Revolução Industrial foi para o século 20” (Timmons, 1990) Jeffry A. Timmons é considerado uma das maiores autoridades mundiais em empreendedorismo. É doutor em administração de empresas, professor emérito de empreendedorismo do Babson College e autor do livro New Venture Creation, um dos dez mais da lista da revista Inc. dos EUA.

5 Empreendedorismo no Brasil
12/04/2017 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL – A Revolução A maioria das invenções que revolucionaram o estilo de vida das pessoas ocorreram a partir do século XX Frutos da inovação: algo inédito ou uma nova visão de como utilizar coisas existentes. Por trás das inovações: empreendedores pessoas, equipes características especiais que são visionárias arriscam, querem algo diferente Empreendedores sempre foram fundamentais na sociedade só agora há a intensificação do ensino do empreendedorismo avanço tecnológico sofisticação da economia e dos meios de produção e serviços

6 Empreendedorismo no Brasil
12/04/2017 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

7 Empreendedorismo no Brasil
12/04/2017 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL Perfil do Empreendedor Criatividade Capacidade de implementação Empreendedor Senso de independência Disposição para assumir riscos Otimismo Perseverança

8 Estilo do Empreendedor
EMPREENDEDORISMO NO BRASIL Estilo do Empreendedor Segundo Chiavenato , temos dois estilos empreendedores, que são os extremos de abordagem gerencial: O artesão, que dá asas à imaginação e conhece o produto. Ex: mecânico que abre sua própria oficina, cabeleireira, etc. É paternalista, familiar, centralizador, não planeja o futuro. O administrador experiente e com boa instrução, que utiliza procedimentos gerenciais sistemáticos, aproximando-se de uma abordagem científica na gestão do negócio. O ideal é caminhar e desenvolver-se sempre na direção de um administrador experiente.

9 Empreendedorismo no Brasil
12/04/2017 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL Intensificou-se no final da década de 90. Fatores: criação de pequenas empresas duradoura redução das altas taxas de mortalidade desses empreendimentos. Alternativas para: aumentar a competitividade reduzir custos e manter-se no mercado tentativas de estabilização da economia imposição advinda da globalização aumento do índice de desemprego nas grandes cidades. Ex-funcionários começaram a criar negócios: sem experiência no ramo, com economias e FGTS. alguns viram patrões outros ficam na economia informal. Nova economia, a Internet criação de negócios pontocom entre 1999 e 2000.

10 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL - TIPOS DE EMPRESAS MAIS COMUNS

11 Empreendedorismo no Brasil
12/04/2017 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL Qual a importância do empreendedorismo na economia brasileira Fator crucial para o desenvolvimento de uma economia. O ato de empreender representa a geração de mais postos de trabalho e a melhor distribuição de renda. Desse modo, a iniciativa de muitos profissionais inovadores se torna responsável por uma parcela da economia. 27% do PIB 52% dos empregos formais 40% da massa salarial 58% não resistem por motivos burocráticos, tributários ou despreparo. 2,9% alto rendimento e crescimento

12 Empreendedorismo no Brasil
12/04/2017 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL Causas da Mortalidade Dados apontam que cerca de 37% das pequenas e médias empresas morrem até o final do segundo ano e 58% ao final de cinco anos (Sebrae-SP). Misturar contas pessoais com as jurídicas Desconhecer gestão, produto e mercado Zona de conforto Falta de maturidade Imediatismo Elevados custos das instalações e equipamentos Margens de lucros insuficientes

13 SOBREVIVÊNCIA 76 A CADA 100 EMPRESAS MANTÊM ATIVIDADE
SOBREVIVÊNCIA EM 2 ANOS 2007 2008 2009 MORTALIDADE EM 2 ANOS 26,4% 24,9% 24,4% 2007 2008 2009 73,6% 75,1% 75,6% Fonte: Censo Sebrae sobre dados da Receita Federal

14 Empreendedorismo no Brasil
12/04/2017 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL Dificuldades “Custo Brasil” – burocracia excessiva Fiscalização quer arrecadar e não orientar Ausência de políticas públicas Restrição do acesso ao crédito Taxas de juros extorsivas Dificuldade de acesso às novas tecnologias Falta de capacitação tanto do empreendedor como dos empregados Estrutura exportadora frágil Legislação trabalhista inadequada Distanciamento das instituições de ensino

15 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL - Obstáculos
Peso de tributos na economia do país bateu novo recorde em 2013. Impostos, taxas e contribuições cobrados por União, Estados e Municípios consumiram R$1,742 trilhão, ou 35,95 % da renda dos brasileiros (dados da Receita Federal).

16 EMPREENDEDOR BRASILEIRO É DA CLASSE C
CLASSES 37,5% 55,2% 7,3% AB C DE Fonte: Sebrae / Data Popular / Julho 2014

17 Empreendedorismo no Brasil
12/04/2017 PIB – Produto Interno Bruto TIRAR

18 PIB

19 PIB Exemplo

20 PIB Como é calculado?

21 PIB DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL
Fonte: Sebrae e FGV , a partir de dados do IBGE

22 MAIS DA METADE DO PIB DO COMÉRCIO É GERADO POR PEQUENOS NEGÓCIOS
Micro Micro 53,4% Micro Pequenas Pequenas 22,5% Pequenas Micro e Pequenas Empresas Médias Empresas Grandes Empresas Média 2009/2011. Fonte: Sebrae e FGV , a partir de dados do IBGE

23 ELAS GERAM MAIS DA METADE DOS EMPREGOS NO BRASIL
9,5 milhões 16,2 milhões dez/02 dez/12 ELAS GERAM MAIS DA METADE DOS EMPREGOS NO BRASIL 52% dos empregos formais no país 40% da massa salarial Fonte: Anuário do Trabalho 2012/ Sebrae e Dieese

24 70% ELAS GERAM MAIS DA METADE DOS EMPREGOS NO BRASIL das novas vagas
Acréscimo de 6,7 milhões de empregos com carteira assinada nos Pequenos Negócios, entre dez/2002 e dez/2012 70% das novas vagas geradas por mês Fonte: Anuário do Trabalho Sebrae/Dieese

25 SOMENTE EM 2013, FORAM 839 MIL NOVOS EMPREGOS Novos empregos por setor
412,8 mil em Serviços 209,8 mil no Comércio 136,2 mil na Construção Civil 80,1 mil na Indústria Estados que mais geraram vagas 197mil em São Paulo 84,1 mil em Minas Gerais 81,5 mil no Rio de Janeiro EM 2013, MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS REGISTRARAM 126 MIL POSTOS DE TRABALHO MICRO E PEQUENAS EMPRESAS COM ATÉ 4 EMPREGADOS SÃO AS QUE MAIS GERAM NOVAS VAGAS Fonte: Sebrae sobre dados do Caged/MTE

26 12,9 milhões 7,8 milhões 5 milhões
E AINDA HÁ ESPAÇO PARA O CRESCIMENTO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO PAÍS PROJEÇÃO DE CRESCIMENTO POR CATEGORIA DE EMPRESA Milhões SIMPLES (MPE+MEI) 12,9 milhões 14 12 10 8 6 4 2 2,9 3,3 4,5 5,8 6,9 9,8 MEI = Microempreendedores Individuais 7,8 milhões 4,3 5,3 2,9 1,9 0,81 0,49 4,2 4,5 4 3,9 3,7 MPE = Micro e Pequenas Empresas 5 milhões 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2014 Fonte: Sebrae, a partir de dados da Receita Federal

27 GANHA A ECONOMIA FORMAL
8,9 milhões de empresas no Simples Mais de 16,2 milhões de empregos com carteira assinada Desenvolvimento nas economias locais de todo o País

28 ARRECADAÇÃO DO SUPERSIMPLES
GANHAM OS GOVERNOS ARRECADAÇÃO DO SUPERSIMPLES Total União Estados Municípios 2007 (ago-dez) R$ 8,38 bilhões R$ 6,04 R$ 1,78 bilhões R$ 541 milhões 2012 (jan-dez) R$ 46,5 R$ 35,2 R$ 7,49 bilhões R$ 3,75 2013 R$ 54,38 R$ 41,4 R$ 8,55 bilhões R$ 4,40 bilhões 2014 (jan-jun) R$ 29,61 R$ 22,60 R$ 4,55 bilhões R$ 2,45 bilhões Acumulado Total União Estados Municípios Agosto 2007 a Jun 2014 R$ 267,7 bilhões R$ 201,5 R$ 45,7 R$ 20,5 milhões Fonte: Receita Federal Fonte: Receita Federal

29 ENCADEAMENTO PRODUTIVO
RESULTADOS PARA AS PEQUENAS EMPRESAS FATURAMENTO LUCRATIVIDADE QUALIDADE PRODUTIVIDADE EMPREGOS Para 66% dos pequenos negócios, aumento médio de 34% Para 48% das pequenas empresas, cresceu em média 26% 71% dos pequenos negócios aumentaram a qualidade de seus produtos e serviços; reclamações caíram 28% Para 58% dos pequenos negócios, aumento médio de 31% 47% das pequenas empresas aumentaram o número de pessoas ocupadas

30 Conclusão O empreendedorismo é importante na economia.
Estados Unidos têm a base de sua economia nesses pequenos negócios. 64,22 % da geração de empregos do país. Pequenas empresas: são fontes de inovação tecnológica geram grande riqueza. têm impacto direto no PIB.

31 Conclusão O Brasil, apesar de esforços recentes,
ainda não consegue ter essa mesma situação. É preciso diferenciar : Políticas públicas para as MPMEs: envolvem programas que apoiam o empreendedor “estilo de vida”: como efeitos macroeconômicos positivos de criação de empregos ou mesmo compensação por efeitos microeconômicos colaterais de economias de escala. Políticas públicas de empreendedorismo: visam fomentar empreendedores altamente inovadores que possam gerar um alto impacto no crescimento econômico movendo a economia para produtos e serviços com maior valor agregado.

32 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
Vídeo do Abílio Diniz

33


Carregar ppt "Empreendedorismo no Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google