A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Readings Fostering Entrepreneurship The OECD Jobs Strategy Gilson Leal Roda Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Readings Fostering Entrepreneurship The OECD Jobs Strategy Gilson Leal Roda Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia."— Transcrição da apresentação:

1 1 Readings Fostering Entrepreneurship The OECD Jobs Strategy Gilson Leal Roda Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia

2 2 Fostering Entrepreneurship Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia Roteiro: O que é Empreendedorismo A importância dos empreendedores A importância de um mercado competitivo Em busca do capital A burocracia governamental A carga tributária A insegurança Integrando Empreendedorismo e objetivos sociais Discussão: O povo do leste

3 3 Fostering Entrepreneurship Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia O que é Empreendedorismo? O termo Empreendedorismo tem sido usado ao longo do tempo, de diferentes formas e em diferentes contextos. Recentemente, tem sido usado como a descrição da criação e crescimento de novas e pequenas empresas e também como a descrição de características pessoais no ambiente de negócios, como a vontade de aceitar risco, ser inovador, ter iniciativa para explorar novas oportunidades de negócios.

4 4 Fostering Entrepreneurship Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia O que é Empreendedorismo? (Cont.) O empreendedorismo é importante para o combate ao desemprego e a pobreza, além de aumentar a competição em um determinado mercado. É uma parte da formula que garante o sucesso econômico com coesão social. Pode ter inúmeras formas (intrapreneurship, por exemplo) e surgir em pequenas e grandes empresas, em start-ups e empresas estabelecidas, na economia formal e informal, nas atividades legais e ilegais e em todos os setores econômicos. É afetado fortemente por condições institucionais, sociais e econômicas locais e regionais.

5 5 Fostering Entrepreneurship Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia A importância dos empreendedores : Os empreeendedores são agentes de mudança e crescimento em uma economia de mercado, e eles podem acelerar a geração, disseminação e aplicação de idéias inovadoras. Um país com muita atividade empreendedora está constantemente gerando novos produtos ou serviços, ou aperfeiçoando-os.

6 6 Fostering Entrepreneurship Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia A importância de um mercado competitivo: A competição é fundamental para que o empreendedor se esforce e assuma riscos. O desenvolvimento de novos produtos e processos e novas formas de distribuição são estimulados pela competição. Ex: abertura de mercado no Brasil. Entrada de produtos estrangeiros. Quebra do monopólio estatal. Telefonia Celular.

7 7 Fostering Entrepreneurship Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia Em busca do capital: Economias, empréstimos de familiares ou amigos Venture Capital (www.venturecapital.gov.br) Angels – contribuindo com habilidades específicas e conselhos sobre a gestão do negócio. Linhas de crédito. Ex. FINEP Financiamento bancário

8 8 Fostering Entrepreneurship Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia A Burocracia Governamental: Na abertura da firma, o preenchimento de inúmeros papéis e apresentação de diversos documentos, envolvem custos elevados para o empreendedor, além deste processo ser lento. Os governos devem buscar alternativas para este problema. Ex: SEBRAE (www.sebrae.com.br)www.sebrae.com.br

9 9 Fostering Entrepreneurship Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia A Carga Tributária: Os tributos deveriam ter um efeito mínimo nas decisões do empreendedor, mas na prática isto não acontece. O sistema tributário é muito complexo e precisa ser simplificado. Ex.: SIMPLES

10 10 Fostering Entrepreneurship Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia A Insegurança: A perda do seguro social e o risco do desemprego podem desencorajar possíveis empreendedores, em deixar seus empregos seguros. Nos EUA, existe um fluxo continuo de pessoas indo para o trabalho autônomo e voltando para o trabalho assalariado. O fato de existir uma experiência anterior como empreendedor são fatores positivos para a empregabilidade atualmente.

11 11 Fostering Entrepreneurship Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia Integrando Empreendedorismo e objetivos sociais: As Organizações sem fins lucrativos atuam em diversos setores, desde saúde, educação, proteção ambiental, até desenvolvimento científico e tecnológico. Elas se distinguem do resto do mercado por prover serviços para atingir objetivos sociais, ao invés de maximizar os lucros. Ex.: CITPAR: OSCIP

12 12 Fostering Entrepreneurship Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia DISCUSSÃO: O Povo do Leste O constante fluxo de imigrantes à Portugal, pode acarretar no aumento do desemprego, da pobreza e da criminalidade. O que fazer para contornar esta situação?


Carregar ppt "1 Readings Fostering Entrepreneurship The OECD Jobs Strategy Gilson Leal Roda Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google