A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares."— Transcrição da apresentação:

1 Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares

2 Programa de formação de cooperativas populares – geração de renda e cidadania Este programa vem como forma de sugerir uma alternativa de geração de trabalho e renda para trabalhadores excluídos do mercado formal de trabalho através de parceria entre o poder público e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Estadual de Campinas. Este programa vem como forma de sugerir uma alternativa de geração de trabalho e renda para trabalhadores excluídos do mercado formal de trabalho através de parceria entre o poder público e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Estadual de Campinas.

3 Apresentação da ITCP A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/Unicamp) é um programa de extensão universitária vinculada à Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNICAMP. A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/Unicamp) é um programa de extensão universitária vinculada à Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNICAMP. Faz parte da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, junto com outras 15 incubadoras universitárias brasileiras.

4 Apresentação da ITCP Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da economia solidária no Brasil, ajudando a combater o desemprego e a precarização do trabalho, e auxiliando a ampliação da cidadania. Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da economia solidária no Brasil, ajudando a combater o desemprego e a precarização do trabalho, e auxiliando a ampliação da cidadania. A atuação da ITCP/Unicamp faz-se diretamente junto às cooperativas e grupos atendidos, em seus locais de trabalho, e envolve ações de extensão e de pesquisa nas áreas de trabalho e geração de renda, educação popular de jovens-e-adultos, autogestão, adequação sócio-técnica & tecnologias apropriadas, saúde & meio ambiente, bem como ações experimentais de ação coletiva nas mais diversas áreas do conhecimento. A atuação da ITCP/Unicamp faz-se diretamente junto às cooperativas e grupos atendidos, em seus locais de trabalho, e envolve ações de extensão e de pesquisa nas áreas de trabalho e geração de renda, educação popular de jovens-e-adultos, autogestão, adequação sócio-técnica & tecnologias apropriadas, saúde & meio ambiente, bem como ações experimentais de ação coletiva nas mais diversas áreas do conhecimento.

5 População atingida pessoas desempregadas, pessoas desempregadas, com baixa escolaridade, com baixa escolaridade, com experiências de sub-emprego e emprego informal, com experiências de sub-emprego e emprego informal, em situação de risco social, em situação de risco social,

6 População atingida pessoas com pouquíssimas oportunidades de inserção no mercado formal de trabalho. pessoas com pouquíssimas oportunidades de inserção no mercado formal de trabalho. Também faz parte deste projeto dar continuidade e subsídio para outras iniciativas que já tenham como princípio o cooperativismo e a Economia Solidária e, assim, abarcando grupos que já possuem uma certa experiência com a vivência proposta por este trabalho. Também faz parte deste projeto dar continuidade e subsídio para outras iniciativas que já tenham como princípio o cooperativismo e a Economia Solidária e, assim, abarcando grupos que já possuem uma certa experiência com a vivência proposta por este trabalho.

7 Objetivos O papel da incubadora é formar e organizar cooperativas populares, facilitando o resgate da noção de cidadania das pessoas atendidas, a melhora de sua saúde e de sua auto-estima e das bases de convivência social e a obtenção de renda. O papel da incubadora é formar e organizar cooperativas populares, facilitando o resgate da noção de cidadania das pessoas atendidas, a melhora de sua saúde e de sua auto-estima e das bases de convivência social e a obtenção de renda. A incubadora se preocupa em encontrar dentro da universidade tecnologias que possam ser adequadas às necessidades das cooperativas incubadas A incubadora se preocupa em encontrar dentro da universidade tecnologias que possam ser adequadas às necessidades das cooperativas incubadas

8 Atividades dos Monitores Os monitores trabalham em equipes que desenvolvem a formação dos grupos autogestionários nas seguintes áreas: prospecção de mercado e elaboração de plano de negócios; prospecção de mercado e elaboração de plano de negócios; organização das normas de conduta e das formas de processo decisório, incluindo a elaboração de regimento interno e estatuto; organização das normas de conduta e das formas de processo decisório, incluindo a elaboração de regimento interno e estatuto; Organização financeira e orientação para a regularização jurídica Organização financeira e orientação para a regularização jurídica Melhorar a qualidade dos produtos e a comunicação entre os cooperados Melhorar a qualidade dos produtos e a comunicação entre os cooperados

9 Atividades dos Monitores organização do fluxo de produção e realização de pesquisa de tecnologias apropriadas à realidade social dos cooperados e que visem à preservação ambiental; organização do fluxo de produção e realização de pesquisa de tecnologias apropriadas à realidade social dos cooperados e que visem à preservação ambiental; formulação de planos de educação internos às cooperativas, visando a generalização da alfabetização, da inserção e re-inserção dos cooperados no ensino formal e o acesso à informática; formulação de planos de educação internos às cooperativas, visando a generalização da alfabetização, da inserção e re-inserção dos cooperados no ensino formal e o acesso à informática; planejamento do ambiente de trabalho e de vivência garantindo a saúde e o bem estar dos cooperados. planejamento do ambiente de trabalho e de vivência garantindo a saúde e o bem estar dos cooperados.

10 Projeto Campinas Projeto de dois anos ( ) dentro do Programa de Geração de Emprego e Renda da Prefeitura Municipal de Campinas que promoveu a formação de seis cooperativas (separação de recicláveis, separação de entulhos, alimentação, artesanato e corte e costura) Diretamente este projeto gerou 120 novos postos de trabalho

11 Projeto mantas Utilização de caixas de leite longa vida para fabricar mantas térmicas para subcoberturas. Utilização de caixas de leite longa vida para fabricar mantas térmicas para subcoberturas. Pesquisa desenvolvida pelo pesquisador colaborador da FEM, Luis Otto Faber Schmutzler Pesquisa desenvolvida pelo pesquisador colaborador da FEM, Luis Otto Faber Schmutzler Permite agregar valor ao trabalho das cooperativas de reciclagem, que passam a vender um produto elaborado Permite agregar valor ao trabalho das cooperativas de reciclagem, que passam a vender um produto elaborado

12 Projeto Proninc Parceria de dois anos ( ) com a Financiadora de Estudo e Pesquisa (FINEP), órgão federal que promove a formação de oito cooperativas nas áreas de agricultura familiar, para jovens desempregados e para separação de recicláveis.

13 Conclusão A possibilidade do estudante desenvolver atividades práticas dentro da sua formação acadêmica, assim como, desenvolver pesquisas com o tema da economia solidária. Tomar contato com realidades sociais muitas vezes esquecidas durante a formação acadêmica, participando de um projeto de extensão e educação popular. Desenvolver atividades em grupos multidisciplinares.

14 Por isso é que agora vou assim no meu caminho. Publicamente andando Não, não tenho caminho novo. O que tenho de novo é o jeito de caminhar(...) Pois já não vou mais sozinho. Pois já não vou mais sozinho. (Thiago de Mello) Site: tel: (19)


Carregar ppt "Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google