A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MicroCrédito para tornar a Comunidade mais saudável Como ligar Yunus de Bangladesh com os agentes de saúde brasileiros para melhorar a vida dos mais pobres.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MicroCrédito para tornar a Comunidade mais saudável Como ligar Yunus de Bangladesh com os agentes de saúde brasileiros para melhorar a vida dos mais pobres."— Transcrição da apresentação:

1 MicroCrédito para tornar a Comunidade mais saudável Como ligar Yunus de Bangladesh com os agentes de saúde brasileiros para melhorar a vida dos mais pobres.

2 Sonha Barão Movimento Sonha Barão (hoje Associação): Criado em 2001 por um grupo ecumênico. Lema: Conhecer para Transformar Objetiva chamar a atenção para os problemas sócio- ambientais realizando e apoiando ações que os amenizem como o plantio de árvores, a reciclagem e a economia solidária. Ligado a Unicamp desde 2002 como disciplina eletiva para todos os cursos e com bolsistas desde Tem parceira com o IPES desde 2005 para atuação em Economia Solidária.

3 IPES IPES - Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade: fundado por docentes e pesquisadores de diferentes instituições paulistas (UNICAMP, USP, UNESP, Instituto Butantan, ITAL); objetiva apoiar projetos interdisciplinares, integrados e temáticos, que atendam aos princípios do Programa Comunidade Saudável da Organização Mundial da Saúde, visando a promoção: da saúde; da melhoria da educação; e do exercício da cidadania.

4 Economia Solidária Engloba várias práticas de solidariedade em empresas autogestionárias, cooperativas, redes de consumo solidário, mercado de trocas, moeda solidária, microcrédito, etc. Alternativa no modo de vida da sociedade visando o desenvolvimento sustentável social e ambiental, divergente da ideologia econômica dominante.

5 MicroCrédito Solidário Finanças solidárias visa a democratização do sistema financeiro adequando produtos financeiros à necessidade básicas da população, priorizando os excluídos do sistema bancário tradicional. Baseada na ética, solidariedade e criando condições para um desenvolvimento humano que necessariamente terá de ser integrado e sustentável.

6 Banco Grameen (Bangladesh) Idealizado por Muhammed Yunus (Prêmio Nobel da Paz) que destaca que as pessoas têm grande potencial e com um pequeno financiamento, orientação e coletividade é possível se dar um grande salto na qualidade de vida dessas pessoas (pobres). Concede pequenos créditos a pequenos grupos de pessoas, preferencialmente mulheres. Quer a independência de agiotas e outros exploradores facilitando a compra de equipamentos e insumos para a realização da atividade econômica dos grupos.

7 Banco Providence Programa Providência de Elevação da Renda Familiar concede microcrédito a profissionais carentes e sem acesso ao crédito das instituições financeiras convencionais para: aquisição e manutenção de equipamentos, ferramentas, instalações, treinamento, etc; incrementar as atividades profissionais e melhorar as condições habitacionais e familiares de seus beneficiários.

8 Banco Providence Além disto, presta assistência jurídica, tributária e de orientação administrativa voltadas para a auto-gestão; orienta seus beneficiários quanto aos recursos comunitários que lhes possam facilitar o desenvolvimento de suas atividades; Entre outras ações para promover o desenvolvimento econômico, social e o combate à pobreza. Tem atuação em Brasília e, em 10 anos, já beneficiou mais de 10 mil pessoas.

9 Nossa Ação

10 Em 2005, José Ivan Aquino do Providence nos apresentou seu trabalho. Daí criamos o projeto Microcrédito Campinas que resultou no primeiro empréstimo do Sonha à Cooperativa Esperança de Viver. Em 2006, com o apoio da Unicamp e MEC, montamos um Curso de Formação de Agentes de Microcrédito com a participação de 40 alunos.

11 Nossa Ação Atualmente, a parceria Sonha Barão, IPES e escola Aletheia fomenta com microcrédito 2 grupos (do Santa Mônica e de Barão Geraldo). Com a pequena quantia de dinheiro emprestado, os grupos puderam comprar panos, linhas, tintas e outros materiais para realizar atividades de artesanato apresentadas na entrada e até alimentos para fazer um Almoço Português.

12 Convite Temos uma conta para receber doações para fomentarmos mais grupos. Nossa grande dificuldade é encontrar quem realmente precisa do empréstimo: os mais pobres entre os pobres que possuem habilidades profissionais não aproveitada pela falta de crédito. Nós do Sonha Barão e IPES queremos convidar todos aqui presentes, principalmente os agentes de saúde, a nos apoiar e integrar o grupo. Imaginamos que os agentes de saúde conhecem bem a sua região de trabalho e podem ser a ponte que nos faltava para iniciar outros grupos de microcrédito.

13 Contato Tel: e (com Anselmo) Próxima reunião: –28 de Setembro (sexta) às 09 horas no CEL (Centro de Estudos de Língua) da Unicamp às 9 horas.


Carregar ppt "MicroCrédito para tornar a Comunidade mais saudável Como ligar Yunus de Bangladesh com os agentes de saúde brasileiros para melhorar a vida dos mais pobres."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google