A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel ESTUDO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS O patrimônio das empresas está em constante movimento em decorrência dos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel ESTUDO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS O patrimônio das empresas está em constante movimento em decorrência dos."— Transcrição da apresentação:

1 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel ESTUDO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS O patrimônio das empresas está em constante movimento em decorrência dos acontecimentos diários, que podem ser classificados em dois grupos: - Atos administrativos - Fatos administrativos Atos Administrativos: Acontecimentos que não provocam alterações no patrimônio. Ex: admissão de empregados; assinatura de contratos de compras, de vendas e de seguros; aval de títulos; fianças a favor de terceiros etc. Alguns atos administrativos poderão provocar alterações no patrimônio da empresa, são considerados relevantes e devem ser registrados pela contabilidade por meio das contas de compensação.

2 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel ESTUDO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS Fatos Administrativos: Acontecimentos que provocam variações nos valores patrimoniais, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido. Por modificarem o patrimônio, devem ser contabilizados por meio das contas patrimoniais ou de resultado. Podem ser: Fatos permutativos, Fatos modificativos e Fatos mistos. Fatos permutativos: Provocam permutações entre os elementos componentes do Ativo e/ou do Passivo, sem modificar o valor do Patrimônio Líquido. São também denominados de fatos qualitativos.

3 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel ESTUDO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS Fatos modificativos: Acarretam alterações, para mais ou para menos, no Patrimônio Líquido. São também denominados de fatos quantitativos. Os fatos modificativos envolvem contas de resultado (receitas ou despesas) alterando o Patrimônio Líquido. Fatos mistos: Envolvem, ao mesmo tempo, um fato permutativo e um modificativo. Pode, portanto, acarretar alterações no Ativo e no Patrimônio Líquido, ou no Passivo e no Patrimônio Líquido, ou no Ativo, no Passivo e no Patrimônio Líquido ao mesmo tempo. Os fatos mistos também podem acarretar aumento ou diminuição no patrimônio.

4 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel ESTUDO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS Formação, subscrição e integralização de capital: Formação: É o momento em que os sócios se comprometem a contribuir para a formação do capital social mediante pagamento em dinheiro, cedência de bens ou créditos à sociedade, é o ato da subscrição do capital, normalmente este momento é acompanhado da elaboração do Contrato Social. Subscrição: Ato pelo qual os sócios assumem a obrigação de formação do capital social, recebendo, em contrapartida, participação societária, ou seja, quotas representativas do capital da sociedade limitada.

5 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel ESTUDO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS Integralização: A ato pelo qual os sócios cumprem com a sua obrigação de contribuir para a formação do capital social. - É obrigação dos sócios - Quem torna-se sócio remisso Aumento do capital social: - Aprovação de todos os sócios - Alteração contratual registrando o ato - Direito aos sócios de preferência na subscrição - Observada a proporção da participação societária

6 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel ESTUDO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS Redução do capital social: - Depois de integralizado, se houver perdas irreparáveis - Se excessivo em relação ao objeto da sociedade - Exercício do direito de retirada - Exclusão ou redução da participação do sócio remisso Cessão de Quotas: Ato pelo qual determinado sócio formaliza a transferência de suas quotas, total ou parcialmente, a quem já seja sócio, ou a terceiro não sócio. Deve ser pactuada entre os sócios no contrato social, ou em acordo de quotistas devidamente arquivado na sede da sociedade.

7 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel ESTUDO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS Registros de mutações patrimoniais: Princípio da Oportunidade: - tempestividade e integridade do registro - o registro do patrimônio e posteriores mutações deve ser feito de imediato e de forma integral - o registro das variações patrimoniais deve ser feito mesmo com apenas razoável certeza de sua ocorrência - o registro compreende os elementos quantitativos e qualitativos - o registro deve ensejar o conhecimento universal das variações ocorridas no Patrimônio da Entidade, em um período de tempo determinado

8 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel ESTUDO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS Apuração do Resultado, reconhecimento das despesas e receitas: - As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento. - O Princípio da Competência determina quando as alterações no ativo ou no passivo resultam em aumento ou diminuição no patrimônio líquido, estabelecendo diretrizes para classificação das mutações patrimoniais, resultantes da observância do Princípio da Oportunidade.

9 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel ESTUDO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS Reconhecimento das despesas e receitas: As receitas consideram-se realizadas: - nas transações com terceiros, pelo pagamento ou assumirem compromisso firme de efetivá-lo - pela geração natural de novos ativos, independente da intervenção de terceiros. Consideram-se incorridas as despesas: - quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para terceiro - pela diminuição ou extinção do valor de um ativo - pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo.


Carregar ppt "Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel ESTUDO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS O patrimônio das empresas está em constante movimento em decorrência dos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google