A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Algoritmos Escher. Agenda Estruturas de Seleção; Exercícios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Algoritmos Escher. Agenda Estruturas de Seleção; Exercícios."— Transcrição da apresentação:

1 Algoritmos Escher

2 Agenda Estruturas de Seleção; Exercícios.

3 Conceitos Iniciais Estrutura de Seleção: nÉ uma estrutura de controle de fluxo, executando um ou vários comandos se a condição testada for verdadeira e, em alguns casos, executando um ou vários comandos se for falsa. nEm outra palavra uma estrutura de seleção permite que se faça um desvio na execução normal do programa caso certas condições seja atendidas.

4 Estruturas de Seleção Estrutura de Seleção SIMPLES: nFluxograma: Comando1 … ComandoN condição 1 0 Uma única condição, expressão lógica, é avaliada. SE o resultado é verdadeiro (S 1 M) um determinado conjunto de instruções é executado.

5 Estruturas de Seleção Estrutura de Seleção SIMPLES: nSintaxe: nSe a condição for verdadeira (1) o(s) comando(s) entre as {} serão executados. se (condição) { comando ; ou }

6 Seleção Simples prog Cal_Media real NUM1, NUM2, Media; leia NUM1; leia NUM2; Media < - (NUM1 + NUM2) / 2; se (Media >=7.0) {imprima Aprovado ;} se (Media < 7.0) {imprima Reprovado;} fimprog NUM1NUM2MediaMedia >= 7Media < 7 ????? ???? 5.0??? ?? ? Aprovado Monitor Memória VariáveisCondições (10.0 ) (5.0 )

7 Estruturas de Seleção Estrutura de Seleção COMPOSTA: nFluxograma: Uma única condição, expressão lógica, é avaliada. SE o resultado é verdadeiro (S 1 M) um determinado conjunto de instruções é executado, SENÃO um outro conjunto de instruções será executado comando 1 condição 10 comando 2

8 Estruturas de Seleção Estrutura de Seleção COMPOSTA: nSintaxe: nSe a condição for verdadeira (1) o(s) comando(s) entre as 1 as {} serão executados, senão os comandos entre 2 as {} serão executados. se (condição) { comando ; ou } senao { Comando ;ou }

9 Seleção Composta prog Maioridade int Idade; leia Idade; se (Idade >=18) { imprima Maior de Idade; } senao { imprima Menor de Idade; } fimprog IdadeIdade >= 18 ??... 15? 0 Menor de Idade Monitor Memória (15 )

10 Estruturas de Seleção SEs aninhados (Encaixados): nAs vezes é necessário termos uma outro teste de condição dentro da estrutura SE : nSe a condição for verdadeira (1) o(s) comando(s) entre as 1 as {} serão executados, senão os comandos entre 2 as {} serão executados. se (condição) { se (condição) {... } senao {... } } senao { se (condição) {... } }

11 Referências nLopes, A. & Garcia, G. – Introdução a Programação. nSchildt – C Completo e Total.

12 Obrigado

13 E Agora??? Exercícios!!!

14 Exercícios Algoritmo 90 Entrar com um número e imprimi-lo caso seja maior que 20. Algoritmo 91 Construir um algoritmo que leia dois valores numéricos inteiros e efetue a adição; caso o resultado seja maior que 10, apresentá-lo. Algoritmo 92 Construir um algoritmo que leia dois números e efetue a adição. Caso o valor somado seja maior que 20, este deverá ser apresentado subtraindo-se 5. Algoritmo 93 Entrar com um número e imprimir a raiz quadrada do número case ele seja positivo e o quadrado do número caso ele seja negativo. Algoritmo 94 Entrar com um número e imprimir uma das mensagens: é múltiplo de 3 ou não é múltiplo de 3.

15 Exercícios Algoritmo 95 Entrar com um número e informar se ele é ou ao divisível por 5. Algoritmo 96 Entrar com um número e informar se ele é divisível por 3 e por 7. Algoritmo 97 Entrar com um número e informar se ele é divisível por 10, por 5, por2 ou se não é divisível por nenhum destes. Algoritmo 98 A prefeitura do Rio de Janeiro abriu uma linha de crédito para os funcionários estatutários. O valor máximo da prestação não poderá ultrapassar 30% do salário bruto. Fazer um algoritmo que permita entrar com o salário bruto e o valor da prestação e informar se o empréstimo pode ou não ser concedido. Algoritmo 99 Ler um número inteiro de 3 casas decimais e imprimir se o algarismo da casa das centenas é par ou ímpar.


Carregar ppt "Algoritmos Escher. Agenda Estruturas de Seleção; Exercícios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google