A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Propriedades Periódicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Propriedades Periódicas"— Transcrição da apresentação:

1 Propriedades Periódicas

2 Raio Atômico É o valor obtido a partir da metade da distância entre dois núcleos de átomos de um mesmo elemento químico, o mais próximos possível, mas sem que eles estejam ligados entre si.

3 Num mesmo grupo da Tabela Periódica
Exemplo: Grupo 1 (metais alcalinos) C.N.E.= 1 para todos os elementos, então, a atração efetiva do núcleo pelos elétrons da última camada é a mesma. O que muda de um elemento para outro desta família é a quantidade de camadas. Assim, quanto maior o número de camadas, maior o tamanho do átomo.

4 Conclusão Em um mesmo grupo da Tabela Periódica, a C.N.E. é a mesma e, assim, quanto maior o número de camadas (maior o número atômico), maior é o átomo.

5 Num mesmo período da Tabela Periódica
Exemplo: 2o período Neste período da Tabela Periódica, todos os elementos têm 2 camadas. A C.N.E. vai aumentando, conforme a quantidade de elétrons na última camada, também, aumenta. Assim, quanto maior a C.N.E., mais o núcleo atrai efetivamente os elétrons da última camada e menor fica o átomo.

6 Conclusão Em um mesmo período da Tabela Periódica, a quantidade de camadas é a mesma e, assim, quanto maior a C.N.E. (maior o número atômico), menor é o átomo.

7 Raio Atômico - + -

8 Família 1 Cs 248 Rb 19 227 K 11 186 Na 152 Li 55 265 37 Elemento Z
Raio (pm) 3 152 Li Li Na K Rb Cs

9 Família 18 He 2 31 Xe 54 131 Ne 10 71 Kr 36 112 Ar 18 98 Elemento Z
Raio (pm) He 2 31 He Xe 54 131 Ne 10 71 Ne Kr 36 112 Ar 18 98 Ar Kr Xe

10 Período 2 Be 112 Li 152 B 85 C 77 Ne 71 N 75 O F Elemento Z Raio (pm)
4 Be 112 3 Li 152 5 B 85 6 C 77 10 Ne 71 7 N 75 8 O 73 9 F 72

11 Período 3 Na Al Si Mg P Cl Ar S 16 Elemento Z Raio (pm) Na Mg Al Si P
11 186 Na 13 143 Al 14 118 Si 12 160 Mg 15 110 P 17 100 Cl 18 98 Ar S 16 103

12 Período 3 Cs Família 1 270 Rb K 230 Período 2 Na 190 Li Mg 150 Al Si Be Xe Cl Família 18 110 B Kr C F Ar 70 Ne 30 He

13 Energia de Ionização Indica a quantidade de energia necessária para se retirar um elétron de um átomo, no estado gasoso.

14 Equação de Energia de Ionização
Por exemplo: sódio + Energia de Ionização  cátion sódio + elétron + + e- Na + E.I.  Na+ + e-

15 Num mesmo grupo da Tabela Periódica
Exemplo: Grupo 1 (metais alcalinos) C.N.E.= 1 para todos os elementos, então, a atração efetiva do núcleo pelos elétrons da última camada é a mesma. O que muda de um elemento para outro desta família é a quantidade de camadas e, portanto, a distância com que o núcleo atrai efetivamente os elétrons da última camada. Assim, quanto maior o número de camadas, maior a distância entre o núcleo e os elétrons da última camada, menor a atração efetiva e, portanto, menor a energia de ionização.

16 Conclusão Em um mesmo grupo da Tabela Periódica, a C.N.E. é a mesma e, assim, quanto maior o número de camadas (maior o número atômico), menor é a energia de ionização.

17 Num mesmo período da Tabela Periódica
Exemplo: 2o período Neste período da Tabela Periódica, todos os elementos têm 2 camadas. A C.N.E. vai aumentando, conforme a quantidade de elétrons na última camada e, então, aumenta a atração efetiva entre o núcleo e estes elétrons. Assim, quanto maior a C.N.E., mais difícil é a retirada do elétron e, portanto, maior é a energia de ionização.

18 Conclusão Em um mesmo período da Tabela Periódica, a quantidade de camadas é a mesma e, assim, quanto maior a C.N.E. (maior o número atômico), maior é a energia de ionização.

19 Energia de Ionização + - +

20 Período 1 Período 2 Período 3

21 Afinidade Eletrônica Indica a quantidade de energia liberada por um átomo, no estado gasoso, quando se adiciona um elétron à sua eletrosfera.

22 Equação de Afinidade Eletrônica
Por exemplo: cloro + elétron  ânion do cloro + afinidade eletrônica + e- + Cl + e-  Cl- + A.E.

23 Num mesmo grupo da Tabela Periódica
Exemplo: Grupo 1 (metais alcalinos) C.N.E.= 1 para todos os elementos, então, a atração efetiva do núcleo pelos elétrons da última camada é a mesma. O que muda de um elemento para outro desta família é a quantidade de camadas e, portanto, a distância com que o núcleo atrai efetivamente os elétrons da última camada. Assim, quanto maior o número de camadas, maior a distância entre o núcleo e os elétrons da última camada, menor a atração efetiva e, portanto, menor a afinidade eletrônica.

24 Conclusão Em um mesmo grupo da Tabela Periódica, a C.N.E. é a mesma e, assim, quanto maior o número de camadas (maior o número atômico), menor é a afinidade eletrônica.

25 Num mesmo período da Tabela Periódica
Exemplo: 2o período Neste período da Tabela Periódica, todos os elementos têm 2 camadas. A C.N.E. vai aumentando, conforme a quantidade de elétrons na última camada, também, aumenta. Assim, quanto maior a C.N.E., mais o núcleo atrai efetivamente os elétrons da última camada e maior é a afinidade eletrônica.

26 Conclusão Em um mesmo período da Tabela Periódica, a quantidade de camadas é a mesma e, assim, quanto maior a C.N.E. (maior o número atômico), maior é a afinidade eletrônica.

27 Afinidade Eletrônica 18 + - +

28 Eletronegatividade Indica se um átomo de um elemento químico qualquer consegue atrair facilmente elétrons seus ou de um outro átomo qualquer.

29 Num mesmo grupo da Tabela Periódica
Exemplo: Grupo 1 (metais alcalinos) C.N.E.= 1 para todos os elementos, então, a atração efetiva do núcleo pelos elétrons da última camada é a mesma. O que muda de um elemento para outro desta família é a quantidade de camadas e, portanto, a distância com que o núcleo atrai efetivamente os elétrons da última camada. Assim, quanto maior o número de camadas, maior a distância entre o núcleo e os elétrons da última camada, menor a atração efetiva e menor a eletronegatividade.

30 Conclusão Em um mesmo grupo da Tabela Periódica, a C.N.E. é a mesma e, assim, quanto maior o número de camadas (maior o número atômico), menor é a eletronegatividade.

31 Num mesmo período da Tabela Periódica
Exemplo: 2o período Neste período da Tabela Periódica, todos os elementos têm 2 camadas. A C.N.E. vai aumentando, conforme a quantidade de elétrons na última camada, também, aumenta. Assim, quanto maior a C.N.E., mais o núcleo atrai efetivamente os elétrons da última camada e maior é a eletronegatividade.

32 Conclusão Em um mesmo período da Tabela Periódica, a quantidade de camadas é a mesma e, assim, quanto maior a C.N.E. (maior o número atômico), maior é a eletronegatividade.

33 Eletronegatividade 18 + - +

34 Fila de Eletronegatividade
Não metais F, O, N, Cl, Br, I, S, C, P, H Frase: Fui Ontem No Clube, Briguei I Sai Correndo Pro Hospital.


Carregar ppt "Propriedades Periódicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google