A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Propriedades Periódicas. Raio Atômico É o valor obtido a partir da metade da distância entre dois núcleos de átomos de um mesmo elemento químico, o mais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Propriedades Periódicas. Raio Atômico É o valor obtido a partir da metade da distância entre dois núcleos de átomos de um mesmo elemento químico, o mais."— Transcrição da apresentação:

1 Propriedades Periódicas

2 Raio Atômico É o valor obtido a partir da metade da distância entre dois núcleos de átomos de um mesmo elemento químico, o mais próximos possível, mas sem que eles estejam ligados entre si.

3 Num mesmo grupo da Tabela Periódica Assim, quanto maior o número de camadas, maior o tamanho do átomo. Exemplo: Grupo 1 (metais alcalinos) C.N.E.= 1 para todos os elementos, então, a atração efetiva do núcleo pelos elétrons da última camada é a mesma. O que muda de um elemento para outro desta família é a quantidade de camadas.

4 Conclusão Em um mesmo grupo da Tabela Periódica, a C.N.E. é a mesma e, assim, quanto maior o número de camadas (maior o número atômico), maior é o átomo.

5 Num mesmo período da Tabela Periódica Assim, quanto maior a C.N.E., mais o núcleo atrai efetivamente os elétrons da última camada e menor fica o átomo. Exemplo: 2o período Neste período da Tabela Periódica, todos os elementos têm 2 camadas. A C.N.E. vai aumentando, conforme a quantidade de elétrons na última camada, também, aumenta.

6 Conclusão Em um mesmo período da Tabela Periódica, a quantidade de camadas é a mesma e, assim, quanto maior a C.N.E. (maior o número atômico), menor é o átomo.

7 Raio Atômico + - -

8 Família 1 Na Cs Elemento Z Raio (pm) Li K Rb Li Na K Rb Cs 55

9 ElementoZRaio (pm) Família 18 He Ne Ar Kr Xe He Ne Ar Kr Xe

10 Período 2 BeBCNOFNeLi Be B C N O F Ne 71 Elemento Z Raio (pm)

11 Período 3 NaMgAlSiPSClAr S Na Mg Al Si P Cl Ar Elemento Z Raio (pm)

12 Li Na K Rb Cs He Ne Ar Kr Xe Be B C F Mg Al Si Cl Família 1 Família 18 Período 2 Período

13 Energia de Ionização Indica a quantidade de energia necessária para se retirar um elétron de um átomo, no estado gasoso.

14 Equação de Energia de Ionização Por exemplo: sódio +Energia de Ionização Na +E.I. cátion sódio + elétron Na + + e e-+ e-

15 Num mesmo grupo da Tabela Periódica Assim, quanto maior o número de camadas, maior a distância entre o núcleo e os elétrons da última camada, menor a atração efetiva e, portanto, menor a energia de ionização. Exemplo: Grupo 1 (metais alcalinos) C.N.E.= 1 para todos os elementos, então, a atração efetiva do núcleo pelos elétrons da última camada é a mesma. O que muda de um elemento para outro desta família é a quantidade de camadas e, portanto, a distância com que o núcleo atrai efetivamente os elétrons da última camada.

16 Conclusão Em um mesmo grupo da Tabela Periódica, a C.N.E. é a mesma e, assim, quanto maior o número de camadas (maior o número atômico), menor é a energia de ionização.

17 Num mesmo período da Tabela Periódica Assim, quanto maior a C.N.E., mais difícil é a retirada do elétron e, portanto, maior é a energia de ionização. Exemplo: 2o período Neste período da Tabela Periódica, todos os elementos têm 2 camadas. A C.N.E. vai aumentando, conforme a quantidade de elétrons na última camada e, então, aumenta a atração efetiva entre o núcleo e estes elétrons.

18 Conclusão Em um mesmo período da Tabela Periódica, a quantidade de camadas é a mesma e, assim, quanto maior a C.N.E. (maior o número atômico), maior é a energia de ionização.

19 Energia de Ionização - + +

20 Período 1 Período 2 Período 3

21 Afinidade Eletrônica Indica a quantidade de energia liberada por um átomo, no estado gasoso, quando se adiciona um elétron à sua eletrosfera.

22 Equação de Afinidade Eletrônica Por exemplo: cloro +elétron Cl +e - ânion do cloro + Cl e-e- afinidade eletrônica A.E. +

23 Num mesmo grupo da Tabela Periódica Assim, quanto maior o número de camadas, maior a distância entre o núcleo e os elétrons da última camada, menor a atração efetiva e, portanto, menor a afinidade eletrônica. Exemplo: Grupo 1 (metais alcalinos) C.N.E.= 1 para todos os elementos, então, a atração efetiva do núcleo pelos elétrons da última camada é a mesma. O que muda de um elemento para outro desta família é a quantidade de camadas e, portanto, a distância com que o núcleo atrai efetivamente os elétrons da última camada.

24 Conclusão Em um mesmo grupo da Tabela Periódica, a C.N.E. é a mesma e, assim, quanto maior o número de camadas (maior o número atômico), menor é a afinidade eletrônica.

25 Num mesmo período da Tabela Periódica Neste período da Tabela Periódica, todos os elementos têm 2 camadas. A C.N.E. vai aumentando, conforme a quantidade de elétrons na última camada, também, aumenta. Exemplo: 2o período Assim, quanto maior a C.N.E., mais o núcleo atrai efetivamente os elétrons da última camada e maior é a afinidade eletrônica.

26 Conclusão Em um mesmo período da Tabela Periódica, a quantidade de camadas é a mesma e, assim, quanto maior a C.N.E. (maior o número atômico), maior é a afinidade eletrônica.

27 Afinidade Eletrônica

28 Eletronegatividade Indica se um átomo de um elemento químico qualquer consegue atrair facilmente elétrons seus ou de um outro átomo qualquer.

29 Num mesmo grupo da Tabela Periódica C.N.E.= 1 para todos os elementos, então, a atração efetiva do núcleo pelos elétrons da última camada é a mesma. O que muda de um elemento para outro desta família é a quantidade de camadas e, portanto, a distância com que o núcleo atrai efetivamente os elétrons da última camada. Exemplo: Grupo 1 (metais alcalinos) Assim, quanto maior o número de camadas, maior a distância entre o núcleo e os elétrons da última camada, menor a atração efetiva e menor a eletronegatividade.

30 Conclusão Em um mesmo grupo da Tabela Periódica, a C.N.E. é a mesma e, assim, quanto maior o número de camadas (maior o número atômico), menor é a eletronegatividade.

31 Num mesmo período da Tabela Periódica Assim, quanto maior a C.N.E., mais o núcleo atrai efetivamente os elétrons da última camada e maior é a eletronegatividade. Exemplo: 2o período Neste período da Tabela Periódica, todos os elementos têm 2 camadas. A C.N.E. vai aumentando, conforme a quantidade de elétrons na última camada, também, aumenta.

32 Conclusão Em um mesmo período da Tabela Periódica, a quantidade de camadas é a mesma e, assim, quanto maior a C.N.E. (maior o número atômico), maior é a eletronegatividade.

33 Eletronegatividade

34 Fila de Eletronegatividade Não metais F, O, N, Cl, Br, I, S, C, P, H + - Frase: Fui Ontem No Clube, Briguei I Sai Correndo Pro Hospital.


Carregar ppt "Propriedades Periódicas. Raio Atômico É o valor obtido a partir da metade da distância entre dois núcleos de átomos de um mesmo elemento químico, o mais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google