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Hist-cad-2-top-5 – 3 Prova

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Apresentação em tema: "Hist-cad-2-top-5 – 3 Prova"— Transcrição da apresentação:

1 Hist-cad-2-top-5 – 3 Prova
O que você deve saber sobre A CRISE DE 1929 A superprodução e o subconsumo fizeram com que imensos estoques de mercadorias se acumulassem, sem compradores. A especulação financeira fez com que ações de companhias praticamente quebradas fossem vendidas a preços exorbitantes. Sem a regulamentação do Estado, o capitalismo oligopolista levou o mundo à beira da ruína.

2 Hist-cad-2-top-5 – 3 Prova
I. Anos de euforia A Primeira Guerra Mundial elevou os EUA ao topo do capitalismo mundial. Encomendas das forças armadas e da marinha, como alimentos, roupas, armas, munições aqueceram a indústria, a agricultura e os serviços. Gastos do governo federal norte-americano subiram de 477 milhões de dólares em 1916 para 8,45 bilhões de dólares em A produção industrial cresceu 39% no mesmo período. O mercado europeu se abriu para os produtos americanos. Ao fim da guerra, os EUA passam de maior devedor a de principal credor mundial. A CRISE DE 1929

3 Hist-cad-2-top-5 – 3 Prova
II. Sinais de alerta A economia possuía bases sociais frágeis. Baixos salários e muitos desempregados Grandes desigualdades Em 1929, 1% da população detinha 45% da riqueza nacional. Em meados da década de 1920, a Europa reassume o controle de seus mercados e disputa com os americanos o mercado internacional. Crise de superprodução ou subconsumo Agricultores perdem as terras hipotecadas. Bolsa de Valores superaquecida A CRISE DE 1929

4 Hist-cad-2-top-5 – 3 Prova
III. O crash da Bolsa Setembro de 1929: 40% do valor das operações do mercado financeiro americano eram especulativas. 29 de outubro de 1929: 13 milhões de ações ficaram encalhadas na Bolsa de Valores de Nova York. Demissões em massa Empresas param a produção. Queda nas vendas Trabalhadores são demitidos. Queda no consumo Queda maior nas vendas A CRISE DE 1929

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III. O crash da Bolsa BETTMANN/CORBIS/LATINSTOCK Ao longo da crise, com uma população total de pouco mais de 120 milhões de habitantes, os Estados Unidos acumularam cerca de 15 milhões de desempregados. Em 1933, o percentual de desempregados correspondia a um quarto da população economicamente ativa. Na imagem, distribuição de alimento, Nova York, 1929. A CRISE DE 1929

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IV. Efeito dominó Nações europeias Colapso econômico URSS: sai ilesa da crise. Planos Quinquenais Países coloniais Países semicoloniais REPRODUÇÃO Professor: a imagem não se encontra no caderno impresso. O anúncio da crise na chamada “terça-feira negra” fez com que a população americana corresse ao bancos para tentar salvar o dinheiro poupado. Utilize-a para ilustrar a situação de desespero do início da crise e, também, a negligência das autoridades em relação à população. Corrida aos bancos em Nova York, 1933 A CRISE DE 1929

7 V. O fracasso do modelo liberal
Hist-cad-2-top-5 – 3 Prova V. O fracasso do modelo liberal “Livre iniciativa”, que se tornou uma livre especulação, levou o mundo ao desastre. Presidente Herbert Hoover: a prosperidade está “na próxima esquina”. Secretário do Tesouro Andrew William Mellon: “os valores serão ajustados (...) e as pessoas empreendedoras se destacarão das menos competentes”. 1932: Hoover foi derrotado pelo democrata Roosevelt. BETMANN/CORBIS/LATINSTOCK Professor: a imagem não se encontra no caderno impresso. Ela mostra o então presidente recém-eleito Roosevelt comemorando sua vitória, que significou uma vitória para a população após quase 4 anos de uma vertiginosa queda econômica. Roosevelt comemora a vitória nas eleições de 1932. A CRISE DE 1929

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Depressão nos Estados Unidos ( ) Clique na imagem para ver o mapa animado. Professor: a escala original do mapa é 1: 280 km. O mapa traz a concentração populacional dos EUA no período de crise. Repare que há decréscimo da concentração populacional nos estados centrais devido à fuga de famílias inteiras para regiões mais industrializadas em busca de emprego. A CRISE DE 1929

9 Hist-cad-2-top-5 – 3 Prova
VI. O New Deal Realização de obras públicas Concessão de empréstimos governamentais a empresários Fiscalização da produção e dos preços de produtos industriais e agrícolas Elevação dos salários, diminuição da jornada de trabalho e legalização dos sindicatos Salário-desemprego e assistência social Em três anos, o consumo aumentou em 50%. DOROTHEA LANGE/CORBIS/LATINSTOCK Professor: a imagem não se encontra no caderno impresso. O Farm Security Administration (FSA) foi um órgão público criado em 1935 pelo governo norte-americano com o objetivo de ajudar os fazendeiros e suas famílias afetados pela Grande Depressão. A foto feita pela fotógrafa Dorothea Lange, contratada pelo FSA, registra o cotidiano de uma mãe faminta com os filhos em Nipomo, Califórnia, em 1936. Mãe migrante, 1936, de Dorothea Lange A CRISE DE 1929

10 Hist-cad-2-top-5 – 3 Prova
1 (FGV-RJ) A crise econômico-financeira dos anos 1920 é considerada pelos estudiosos como um divisor de águas entre duas fases distintas do capitalismo. Explique: a) a crise estrutural do capitalismo nos anos vinte. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: A crise de 1929 foi consequência da desregulamentação econômica praticada especialmente pelos Estados Unidos, que, fundamentando-se nos princípios do liberalismo, não exerciam nenhum controle sobre a economia, que se desenvolveu durante e após a Primeira Guerra. Esse crescimento ocorreu porque as grandes empresas americanas produziam para o mercado interno e para os europeus. A partir de 1925, com a reorganização industrial da Europa, a indústria dos Estados Unidos começou a perder consumidores, sem diminuir o ritmo de produção. Além do problema de superprodução e subconsumo, houve especulação desmedida na Bolsa de Valores. Em 1929, as empresas não estavam bem financeiramente, apesar de suas ações serem vendidas a preços exorbitantes. A partir daí, todos passaram a querer vender suas ações “podres” de uma vez. Foi isso que causou o crash do mercado de ações, arrastando o sistema capitalista do mundo inteiro para a crise. A CRISE DE 1929 — NO VESTIBULAR

11 Hist-cad-2-top-5 – 3 Prova
1 b) sua superação a partir da década seguinte. RESPOSTA: Após essa crise econômica e social, chegou ao poder o presidente Roosevelt, com a missão de reordenar a economia do país. Ele pôs em prática um plano econômico conhecido como New Deal, que previa dinamizar a economia com a intervenção do Estado, gerando empregos e, consequentemente, reaquecendo o consumo. Posteriormente, o Estado passou a controlar os agentes econômicos e financeiros, para evitar a especulação desmedida. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS A CRISE DE 1929 — NO VESTIBULAR

12 Hist-cad-2-top-5 – 3 Prova
(UFPB, adaptado) Os anos 30 e 40 do século passado constituíram uma conjuntura de grandes modificações na política e na economia do mundo. Sobre as transformações desse período, identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s): a) ( ) A quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, decretou a falência do postulado liberal. Com isso, surgem as ideias e os defensores da maior participação do Estado na economia. b) ( ) A Europa e o mundo, com a crise das democracias liberais, testemunharam o surgimento do nazismo. A concepção política nazista, desenvolvida na Alemanha, era baseada em um Estado interventor, forte e centralizado. c) ( ) O crescimento do nazismo, com seu ideário preconceituoso e bélico, chamou a atenção de todo o mundo. A apreensão do seu significado contribuiu para a formação de um bloco opositor, liderado pelos Estados Unidos, França, Inglaterra e União Soviética. d) ( ) Portugal e Espanha, nesse período, experimentavam grande desenvolvimento econômico e social. Por isso, seus governantes não se deixaram influenciar pelo ideário autoritário e lutaram, desde o início dos anos de 1930, contra o nazifascismo. e) ( ) A União Soviética, assim como a Alemanha, estava em franca decadência econômica no final da década de Devido a essa situação, tanto Hitler como Stalin evitaram qualquer conversação, pois esta representaria uma aliança entre fracos. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS V F Professor: comente as respostas com os alunos: (V) Após a Primeira Guerra Mundial, as potências capitalistas retomaram o liberalismo econômico. A crise de 1929 mostrou a fragilidade desse modelo. Teorias alternativas ganharam vulto. Diferenciando-se tanto da esquerda comunista quanto da direita nazifascista, o economista inglês John Maynard Keynes defendia, nos âmbitos do capitalismo e da democracia, uma participação mais incisiva do Estado na economia. (V) Também no campo político, a crise de 1929 representou a falência do liberalismo enquanto concepção de Estado. Os efeitos da Primeira Guerra Mundial, agravados pela crise de 1929, transformaram a Alemanha em terreno fértil para a produção da ideologia nazista, o que resultou na criação do III Reich. (V) Visceralmente anticomunista e antiliberal, o Estado nazista alemão tornou-se inimigo tanto da União Soviética quanto dos Estados Unidos, da Inglaterra e da França. A resistência mais tenaz contra o expansionismo alemão ocorreu na União Soviética, que perdeu mais de 20 milhões de pessoas durante a Segunda Guerra Mundial. (F) Os países ibéricos, cujo desenvolvimento capitalista ficou defasado em comparação com o de outras nações europeias, adotaram sistemas políticos autoritários, inspirados no nazifascismo: o salazarismo, em Portugal, e o franquismo, na Espanha. Na Espanha, a ascensão do franquismo resultou da vitória das forças de ultradireita durante a Guerra Civil Espanhola. (F) A URSS experimentou um crescimento acelerado em virtude dos Planos Quinquenais de Stalin e, com o intuito de ganhar tempo e se preparar para uma guerra que sabia inevitável, firmou, com a Alemanha, o Pacto Molotov-Ribentrop, em 1939. A CRISE DE 1929 — NO VESTIBULAR

13 Hist-cad-2-top-5 – 3 Prova
(PUC-RJ) Entre o fim da Primeira Guerra Mundial (1918) e o início da Segunda (1939), as sociedades europeias passaram por inúmeras transformações. Entre essas transformações, estão as citadas abaixo, à exceção de: a) A instabilidade econômica no decorrer dos anos 1930, em decorrência da internacionalização dos efeitos da quebra da bolsa de Nova York. b) A inoperância da Liga das Nações, frente às pretensões expansionistas do Estado nazista. c) O reconhecimento, por parte dos governos metropolitanos europeus, das reivindicações autonomistas de áreas coloniais na Ásia e na África. d) A proliferação de críticas ao liberalismo político, materializadas na difusão de projetos autoritários. e) O acirramento das disputas nacionalistas e de manifestações antissemitas, estimulando, entre outros aspectos, a migração de grupos judeus. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: C Professor: a asserção c é falsa, pois os governos metropolitanos europeus mantiveram sua política colonialista durante o período compreendido entre as duas guerras mundiais. O colonialismo só perdeu força após a Segunda Guerra Mundial, com a devastação dos países metropolitanos pelo conflito e a emergência de movimentos pela independência nas colônias. A CRISE DE 1929 — NO VESTIBULAR

14 Hist-cad-2-top-5 – 3 Prova
8 (UFV-MG) O crash da Bolsa de Nova York em 1929 afetou a economia mundial. Os Estados Unidos, sob o comando do Presidente Franklin Delano Roosevelt, adotaram o New Deal como saída para a crise que o país atravessava. São características do New Deal: I. a intervenção deliberada do Estado na economia, contrapondo-se à tradição liberal americana. II. a criação de um amplo plano de obras públicas, como barragens e autoestradas, para gerar novos empregos. III. o incentivo ao aumento da produção para alimentar a população desempregada. IV. a criação de um fundo monetário destinado a financiar os países europeus em crise. V. a adoção de medidas visando ao equilíbrio entre o custo da produção e o valor final das mercadorias. Das alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta apenas as características corretas: a) I, II e V. b) I, III e IV. c) I, IV e V. d) II, III e IV. e) II, III e V. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: A Professor: a intervenção do Estado na economia deu-se, principalmente, por meio da realização de grandes obras públicas, capazes de absorver mão de obra e, ao mesmo tempo, atender a necessidades reais da população, e da criação de vários órgãos governamentais destinados a fiscalizar a produção e os preços de grande parte dos produtos industriais e agrícolas. A CRISE DE 1929 — NO VESTIBULAR

15 Hist-cad-2-top-5 – 3 Prova
10 (UFRJ) Tomei consciência pela primeira vez do problema do desemprego em 1928 (...) Lembro-me do choque, do espanto que senti quando pela primeira vez me misturei com vagabundos e mendigos, ao descobrir que uma boa parte, talvez uma quarta parte dessa gente (...) eram mineiros e colhedores de algodão, jovens e honestos, contemplando seu destino com aquele assombro estúpido de um animal que caiu numa armadilha. Simplesmente não conseguiam entender que acontecia com eles. Tinham sido criados para trabalhar, e − vejam! − era como se nunca mais fossem ter a oportunidade de voltar ao trabalho. Nessas circunstâncias, era inevitável, no início, que fossem perseguidos por um sentimento de degradação pessoal. Tal era a atitude para com o desemprego naquele tempo: era um desastre que acontecia a você como indivíduo e a culpa era sempre sua. ORWELL, George. O Caminho para Wigan Píer. Em: História do século XX. São Paulo: Abril Cultural, v. 6. p O relato do escritor George Orwell nos dá conta do ambiente de crise em que viveu a sociedade norte-americana no final da década de 20, especialmente a partir de 1929. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS A CRISE DE 1929 — NO VESTIBULAR

16 Hist-cad-2-top-5 – 3 Prova
10 a) Comente um problema que a economia norte-americana enfrentou ao longo da década de 1920 e que colaborou para a crise de 1929. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: Na agricultura, com o fim da Primeira Guerra Mundial, os preços diminuíram no mercado internacional e a superprodução de grãos não encontrou mercados suficientes para absorvê-la, levando muitos fazendeiros à falência; na indústria, a expansão foi acompanhada da concentração de renda, da estagnação dos salários das classes trabalhadoras e do desemprego, em função do grande desenvolvimento tecnológico, o que, no conjunto, acarretou uma queda na capacidade interna de consumo. Além disso, a recuperação econômica europeia no pós-guerra trouxe como resultado a queda na compra de bens industriais americanos, o que reduziu a capacidade de exportação do país. Em consequência, houve redução nos lucros, que levou os empresários a especularem com as ações de suas empresas, provocando a desconfiança dos investidores. A CRISE DE 1929 — NO VESTIBULAR

17 Hist-cad-2-top-5 – 3 Prova
10 b) Identifique duas medidas do New Deal, programa adotado pelo governo Roosevelt, que procuravam atenuar os efeitos da crise para os trabalhadores. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: Entre as muitas medidas do New Deal, podemos destacar: incentivo à construção de obras públicas, oferecendo novas oportunidades de emprego; criação do salário-desemprego; redução da jornada de trabalho; controle da produção, visando à manutenção dos preços dos produtos básicos; fixação de um salário mínimo; ampliação do sistema de previdência social. A CRISE DE 1929 — NO VESTIBULAR


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