A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HIDROSTÁTICA Prof. Marco Aurélio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HIDROSTÁTICA Prof. Marco Aurélio."— Transcrição da apresentação:

1 HIDROSTÁTICA Prof. Marco Aurélio

2 HIDROSTÁTICA DENSIDADE DE UM CORPO: Corresponde a relação entre a massa do corpo e o volume ocupado por ele: MASSA ESPECÍFICA: Corresponde a relação ente a massa da substância (líquido ou gasoso) e o volume ocupado por ela. (kg) (m³) (kg) (m³)

3 PRINCÍPIO DE PASCAL: ”Ao provocarmos uma variação de pressão num ponto de um líquido ideal em equilíbrio, tal variação será transmitida integralmente a todos os pontos do líquido”. Uma aplicação desse princípio é a prensa hidráulica.

4 Ex1: Observe a figura ao lado, que representa o corte de um elevador hidráulico. Esse elevador possui dois pistões, o menor com área A1 e, o maior, com área A2 = 16A1. Se for colocado um corpo de massa M sobre o pistão maior, será preciso, para equilibrar o conjunto, colocar sobre o pistão menor um outro corpo cuja massa m é igual a: M/16 M/4 M 4M 16M Resolução: Substituindo os valores na expressão de equilíbrio da prensa hidráulica, teremos:

5 TEOREMA DE ARQUIMEDES: “Todo corpo imerso total ou parcialmente num fluido ideal em equilíbrio, fica sujeito a uma força chamada de empuxo, que atua na vertical de baixo para cima e com intensidade igual ao peso do volume do fluido deslocado”. Se, O corpo afunda O corpo flutua O corpo sobe

6 Quando um corpo está totalmente imerso em um líquido, podemos ter as seguintes condições:
  se ele permanece parado no ponto onde foi colocado, a intensidade da força de empuxo é igual à intensidade da força peso (E = P) se ele afundar, a intensidade da força de empuxo é menor do que a intensidade da força peso (E < P); se ele for levado para a superfície, a intensidade da força de empuxo é maior do que a intensidade da força peso (E > P) .

7 Ex2: Uma bola de ferro pesa 5,0 N e quando mergulhada em água aparenta ter peso de 3,6 N, devido ao empuxo que recebe. O empuxo sobre a pedra vale: a) 8,6 N b) 5,0 N c) 3,6 N d) 1,4 N e) 1,0 N Paparente = Preal - E

8


Carregar ppt "HIDROSTÁTICA Prof. Marco Aurélio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google