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CEAP Prof.ª Erika Figueira

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Apresentação em tema: "CEAP Prof.ª Erika Figueira"— Transcrição da apresentação:

1 CEAP Prof.ª Erika Figueira
DIREITO COMERCIAL CEAP Prof.ª Erika Figueira

2 2ª 15:50-17:30 6ª 15:50-17:30 6º DIV - DIREITO COMERCIAL II
Turno/Horário VESPERTINO 2ª 15:50-17:30 6ª 15:50-17:30

3 Ementa Títulos de crédito. Parte geral. Características, classificação e circulação dos títulos de crédito. Estudo analítico dos institutos cambiais e dos principais títulos de crédito. Letra de câmbio. Nota promissória. Cheque. Duplicata mercantil. Conhecimento de depósito e warrant. Conhecimento de transporte.

4 EMENTA Contratos mercantis: conceito, características gerais e forma; tendências modernas; uniformização internacional dos contratos. Principais espécies típicas e atípicas: compra e venda mercantil, locação comercial, arrendamento mercantil (leasing), transporte de coisas e de passageiros, depósito, seguro, penhor mercantil, alienação fiduciária, mandato mercantil, representação comercial, comissão mercantil, faturização (factoring), franquia (franchising), contrato de engenharia (engineering), empreitada mercantil.

5 COMPETÊNCIAS * A Disciplina Direito Comercial II do Curso de Direito do CEAP deve propiciar meios para o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais dos seus alunos para que possam profissionalmente alcançar um perfil que lhes permitam: * Ler, compreender e elaborar textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas.

6 COMPETÊNCIAS Compreender, argumentar, interpretar teleologicamente para que possa aplicar o Direito voltado à consecução da Justiça Social. Pesquisar e utilizar a legislação, a jurisprudência, a doutrina e outras fontes do Direito objetivando a integração da Justiça no âmbito nacional e internacional.

7 COMPETÊNCIAS Adequar a atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos aplicáveis no contexto empresarial e conjugado com os demais ramos do Direito e da consecução da Justiça Social. Desenvolver a capacidade quanto à utilização e a terminologia jurídica do Direito Empresarial Nacional e Internacional.

8 OBJETIVOS ESPECÍFICOS POR UNIDADE
*Conceituar os títulos de crédito, estabelecendo os seus princípios norteadores. * Caracterizar a tipicidade e as fontes dos títulos de crédito. * Classificar os títulos de crédito de acordo com a legislação cambiária e o novo Código Civil.

9 OBJETIVOS ESPECÍFICOS POR UNIDADE
* Discernir os títulos de créditos comerciais dos civis. * Especificar as diferenças entre letras de câmbio, notas promissórias, cheques e duplicatas. * Relacionar os contratos mercantis, estabelecendo seus amparos legais e aplicação no contexto nacional e internacional. * Estimular a interação entre os conhecimentos teóricos abordados e a praticidade no cotidiano dos educandos.

10 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MENSAL
MÊS DE FEVEREIRO: 14 AULAS PROGRAMADAS UNIDADE I. Títulos de Crédito. Conceito e Princípios.Aula expositiva dialogada com perguntas diretas aos alunos. 09-02 Cont. UNID I. Títulos de Crédito. Princípios.Aula expositiva dialogada com perguntas diretas aos alunos. 12-02 Cont. UNID. I. Títulos de Crédito. Inoponibilidade das exceções pessoais aos terceiros de boa fé. Independência ou substantividade.Aula expositiva dialogada com perguntas diretas aos alunos. 16-02 UNIDADE II. Legalildade ou Tipificidade. Aula expositiva dialogada. Exercício pratico com debate em classe. 23-02 Cont. UNID II – Fonte do Direito Cambial.Aula expositiva dialogada (retroprojetor). 24-02 Cont. UNID. II – Documentos e Títulos de Legitimação.Aula expositiva dialogada (retroprojetor). 26-02 Classificação e Legislação Cambiária. Títulos de Crédito Comercial e o Novo Código Civil.Trabalho em grupo seguido de debate sobre o tema

11 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MENSAL
MÊS DE MARÇO: 16 AULAS PROGRAMADAS Cont. UNID. II Títulos de Crédito Comercial e Títulos de Crédito Civis. º instrumento de avaliação – prova escrita e individual. 09-02 UNIDADE III. Letra de Câmbio. Letra incompleta e em branco.Aula expositiva dialogada com retroprojeção. 12-02 Cont.UNID. III. Aceite. Falta ou recusa de aceite e letras não aceitáveis.Aula expositiva dialogada com retroprojeção. 16-02 Cont. UNID. III. Cobrança do título e os devedores cambiários.Aula expositiva dialogada. 23-02 Cont. UNID. III. Endosso: conceito, espécies, reendosso.Aula expositiva dialogada. 26-02 Cont. UNID. III. Aval. Vencimento. Apresentação. Pagamento.Aula expositiva dialogada com retroprojeção. 30-02 Cont. UNID. III. Protesto. Ação cambial. Ressaque. Prescrição.Aula expositiva dialogada com retroprojeção

12 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MENSAL
MÊS DE ABRIL: 16 AULAS PROGRAMADAS 02-02 Cont. UNID. IV. Nota promissória.Aula expositiva dialogada com data-show. º instrumento avaliativoTrabalho de pesquisa.Utilização de todos os meios de pesquisa e produção de trabalho escrito. 13-02 UNIDADE V. Cheque: conceito, tipos, pluralidade de exemplares. Aula expositiva dialogada. 16-02 Cont. UNID.V. Circulação, endosso.Aula expositiva dialogada. 20-02 Cont. UNID.V. Aval, apresentação do cheque para pagamento, ação cambial.Aula expositiva dialogada com data-show. 23-02 Cont. UNID.V. Ação cambial, contra-ordem e oposição e/ou sustação. Aula expositiva dialogada com data-show. 27-02 Cont. UNID.V. Prescrição, aspectos criminais.Debate em classe sobre o tema 30-02 Aplicação e Orientações sobre o 3º instrumento Avaliativo.

13 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MENSAL
MÊS DE MAIO: 16 AULAS PROGRAMADAS 04-02 UNIDADE VI. Duplicata: conceito, aceite e pagamento.Aula expositiva dialogada. 07-02 Cont. UNID.VI. Aval, protesto triplicata, ação cambial.Leitura e discussão sobre o assunto. 11-02 Cont. UNID. VI. Prescrição, duplicata de serviços e simulada. Aula expositiva dialogada com retroprojeção. 14-02 Cont. UNID.VI. Falsidades no livro de registro de duplicatasAula expositiva dialogada com retroprojeção. 18-02 Aplicação do 4º instrumento Avaliativo. Prova Oral. 21-02 Orientações sobre 5º Instrumento Avaliativo.Orientações grupo-a-grupo. 25-02 UNIDADE VII. Contratos Mercantis: Teoria geral dos contratos. Contrato de compra e venda mercantil e penhor mercantil.Seminários. 28-02 Cont. UNID. VII. Contratos Bancários (próprios e impróprios). Faturização, Franquia e Depósito. Seminários.

14 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MENSAL
MÊS DE JUNHO: 10 AULAS PROGRAMADAS 01-02 Cont. UNID. VII. Cartão de crédito, alienação fiduciária em garantia, arrendamento mercantil e/ou leasing.Seminários. 04-02 Cont. UNID. VII. Mandato e comissão mercantil, representação comercial e/ou agência.Seminários. 11-02 Contrato de locação comercial e de transporte de coisas e de passageiros.Seminários. 15-02 Contrato de engenharia e de empreitada mercantil. Contrato de Seguro.Seminários. 18-02 Reavaliação dos instrumentos avaliativos utilizados ao longo do semestre.Debate e discussão dos principais pontos, sob a forma de avaliação com os dicentes.

15 ESTRATÉGIAS DE ENSINO E RECURSOS
Durante o processo ensino-aprendizagem, serão utilizadas aulas expositivas dialogadas, estudos dirigidos, visitas, dinâmicas em grupo e Seminários. RECURSOS Serão utilizados para subsidiar na exposição os recursos retro-projetor, data-show, quadros magnéticos, mapas, cartazes, folder, referências, e outros disponíveis no CEAP, procurando correlacionar o conteúdo com a vivência profissional.

16 SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1º instrumento avaliativo - Prova escrita individual - valor 10 pontos; 2º instrumento avaliativo – Trabalho de pesquisa sobre determinado ponto do conteúdo programático- Valor 20 pontos. 3º instrumento avaliativo – Elaboração de um contrato de compra e venda mercantil, com análise à luz do Código Civil - valor 10 pontos; 4º instrumento avaliativo – Prova oral – valor 10 pontos; 5º instrumento avaliativo – Seminários – valor 20 pontos.

17 REFERÊNCIAS ALVARES, Walter T. Curso de Direito Comercial. São Paulo: Sugestões Literárias, 1990. BULGARELLI, Waldirio. Direito Comercial. São Paulo: Atlas, 2000. COELHO, Fábio Ulhoa. Manual do Direito Comercial. São Paulo: Saraiva, 1997.

18 PEQUENAS OPORTUNIDADES PODEM SER O COMEÇO DE GRANDES OPORTUNIDADES´.
DEMÓSTELES.


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