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Algemiro Augusto Professor: Marcelo Gattass

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Apresentação em tema: "Algemiro Augusto Professor: Marcelo Gattass"— Transcrição da apresentação:

1 Aplicação de Modelos Deformáveis para Extração de Jogadores em Imagens Digitais de Jogos de Futebol
Algemiro Augusto Professor: Marcelo Gattass Fundamentos da Computação Gráfica

2 Objetivo Extrair o background de uma imagem de jogo de futebol preservando ao máximo informações sobre o contorno do jogador. Imagem Original

3 Segmentar baseado na diferença de cor rgb. Dilatar e erodir.
Proposta Definir manualmente uma regiao de interesse. Segmentar baseado na diferença de cor rgb. Dilatar e erodir. Usar modelo de Snake ( Inicialização com o algoritmo Door-In-Door-Out )

4 Snakes Métodos baseados em modelos deformáveis. Eles foram inicialmente propostos por Kass e companheiros e desde então têm sido usados com sucesso em tarefas de segmentação, rastreamento de objetos e análise de imagens. Os modelos de Snakes podem ser uma combinação de duas partes: As forças provenientes da energia interna e as forças provenientes da energia externa.

5 Forças do Modelo de Snake
Assim, as forças FI e FE são combinadas para gerar uma força de Snake. A FI é negativa para se contrapor a FE. Assim, a FI é alta fora da borda e a FE é baixa, fazendo a Snake depender mais da FE. Quando ela se aproxima da borda, a FE cresce e tende a anular a FI, a curva de ultrapassar a borda.

6 Forças do Modelo de Snake
Assim, o modelo de Snake será E = Einterna + Eexterna Uma combinação das duas forças, cujo resultado é uma curva mais próxima da borda.

7 Força Elástica É uma força que depende somente da Geometria da Curva.
Ponto Médio F-elástica (FE) = Distância de P2 para o ponto médio entre P1 e P3 Matematicamente o ponto médio M = (P1 + P3)/2 Assim FE = M – P2 Note que: quando P1 = P2 = P3, FE = 0; Quanto, mais esticado o ponto P2, maior é a sua Energia e consequentemente sua FE

8 Força Elástica - Evolução

9 Força Elástica - Evolução
A força interna (FI) ultrapassa a borda se não tiver nada que a pare, uma vez que ela depende somente da geometria dela própria

10 Força Elástica - Evolução
A força interna (FI) ultrapassa a borda se não tiver nada que a pare, uma vez que ela depende somente da geometria dela própria

11 Força Elástica - Evolução
A força interna (FI) ultrapassa a borda se não tiver nada que a pare, uma vez que ela depende somente da geometria dela própria

12 Força Externa A força externa FE pode ser modelada como a Força do gradiente da imagem. Assim, ela depende da intensidade dos pixels. Onde há maior variação (numa borda, por exemplo), maior é a FE. FEx = (I(x+1,y) - I(x-1,y))/2 FEy = (I(x,y+1) - I(x,y-1))/2 FE = FEy/FEx A FE é definida como a norma-2 do gradiente da imagem ||m||2

13 Força Externa: Evolução

14 Força Externa: Evolução

15 Força Externa: Evolução

16 Força Externa: Evolução
A Força Externa que depende do gradiente é maior nas bordas do objeto

17 Inicialização da Snake: Iteração 0

18 Iteração 5

19 Iteração 10

20 Iteração 20

21 Algoritmo Door-In-Door-Out
Início

22 Segmentação Dado um pixel p(R,G,B), consideramos a seguinte regra de pertinencia: Se G/R > a e G/B > b o ponto p pertence ao campo de futebol, caso contrário, pertence ao jogador. Essa estratégia, simples, só funciona se o p estiver próximo da região de interesse. A vantagem é a simplicidade de implementação e velocidade de computação

23 Resultados Imagem Original Região Marcada Região Segmentada
Após Morfologia Matemática


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