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Gamut de Cores Andrei Monteiro Fundamentos de Computação Gráfica Prof. Marcelo Gattass.

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1 Gamut de Cores Andrei Monteiro Fundamentos de Computação Gráfica Prof. Marcelo Gattass

2 Exercício 1 – Fontes Espectrais Puras 380

3 Exercício 1 – Fontes Espectrais Puras

4 Exercício 2 – Cores sRGB representáveis 0 <= sRGB <= 1 Estratégia: Desenhar um cubo [0,1][0,1][0,1] usando malhas de triangulos. Converter as coordenadas para CIE XYZ, e CIE Lab. Os índices dos triângulos continuam os mesmos, mas os vértices são alterados.

5 Exercício 2 – Cores sRGB representáveis G R B sRGB CIE XYZ CIE Lab

6 Exercícios 3 e 4 – Gamut Mapping Objetivo: Dado uma nuvem de pontos, extrair sua superfície (casca). Algoritmo: – Converter pontos para coordenadas esféricas: (r,α,θ), transformar ângulos para intervalos [0,π] e [0,2π]. – Criar uma esfera segmentada em α e θ, e para cada segmento armazenar a coordenada com maior r. – Ligar segmentos vizinhos por triângulos. – Atenção! Nem todos os segmentos terão pontos! Aqui tiramos uma média de sees segmentos vizinhos.

7 Exercícios 3 e 4 – Gamut Mapping


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